Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,216
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
1682966938420.png


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Aqui por Angra contrariando o aviso amarelo temos um dia soalheiro e fantástico até ao momento ...

Mas o interessante é que nota-se que é um tempo que pode virar a qualquer instante ...

Porém falando agora até à hora de almoço temos um dia veraneante por aqui com muito calor e humidade como de costume ...
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Apenas para fazer um update em relação ao estado do tempo por aqui ...

Ao longo da tarde o tempo tem vindo a ficar muito mais encoberto e temos agora céu muito nublado e nuvens bem negras a cobrir todo o céu ...

Cheira-me que vem ai molho muito em breve ...

Incrível como passamos de um dia soalheiro para um dia altamente ameaçador num piscar de olhos ahah

17:39 - E entretanto já começou a pingar apesar de ainda fraco ...
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ao contrário da Terceira, aqui o dia de ontem foi marcado por muitas nuvens e alguma precipitação.
Porém, essa precipitação não foi muito democrática, deixando pequenos acumulados em algumas estações, (+-3mm).
No Caso da minha estação e mais outras duas, localizadas a sotavento, os acumulados foram < a 8mm.
Mesmo assim, nada de especial
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Por aqui pelo menos em Angra não tivemos nada de relevante em termos meteorológicos ...

É de facto interessante como por vezes as situações podem ser totalmente diferentes até na mesma ilha ou grupo de ilhas ...

Por isso os Açores são tão fascinantes também no que diz respeito ao estado do tempo ...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nota também para o blackout do Radar da Terceira.
Continua sem dados desde a manhã de ontem, tendo deixado de enviar dados para a net desde as 13:30, mas de manhã cedo já não estava a funcionar.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores



blow-dan-oconnor.gif


9IiLycm.gif


w1iYln8.gif


IFS/ECMWF 12z:

Começo por repetir que quando a água precipitável atinge valores muito elevados (~50mms no dia 6) não é preciso muito para haver chuva torrencialmente torrencial (e não, não é erro).

O período mais chato é o final de 5 e 3/4 do dia 6. Uma progressiva saturação da atmosfera mais baixa e intensificação dos ventos irão certamente gerar condições equivalentes a aviso laranja e - com grande probabilidade na minha perspetiva - eventualmente vermelho.

CAPE não é muito significativo por isso não me comprometo com trovoadas. Mas os núcleos depressionários são por vezes muito matreiros.

Parece-me ser um evento com precipitação primariamente estratiforme e orográfica, realçando eu que TODA E QUALQUER CONVECÇÂO terá capacidade para gerar acumulados muito significativos.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Para a posterioridade...

b6SEqH2.gif



... os 3 núcleos depressionários em simultâneo só terão mais expressão perto da superfície:

TQjiMWj.png


Só o mais próximo dos Açores está (mais) verticalmente empilhado (https://forecast.weather.gov/glossary.php?word=vertically stacked system)...

isif8ze.png


... mas a distribuição da humidade não será muito favorável:

laG1b1G.png


Quer a rotação seja mais visível nos níveis baixos (núcleo próximo dos Açores) ou estejam meio escondidos (os 2 restantes), os núcleos poderão ser vistos aqui (esperançosamente a ligação não quebrará) -> https://www.weathernerds.org/satell...bc=Off&initsst=Off&initecens=Off&initgefs=Off

Guia rápido:

Loop (prefiro 50) para animar -> Update Plot

Data Type (Visible ou Water Vapor/Greyscale ou IR greyscale) -> UP

Display Options -> Ligtning OFF -> UP
 
Última edição: