Seguimento Açores e Madeira - Maio 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Céu muito nublado em PDL. Agora é que é está um dia condizente com 'mau tempo'.

De madrugada ainda deu para um trovão isolado. Muito pouco, muito tarde. Pelo satélite nas últimas horas tem feito alguma trovoada para os lados de Sta. Maria.

A sul de PDL está a ocorrer um aguaceiro forte. Tempo para funis? Pode ser :p
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Há muito que a zona mais ativa já passou* mas continuam as torres.

QZYXFWY.jpg

e0wPVju.jpg


Peva de raios, claro. Amanhã deverá ser o último dia para se ver estas nuvens. A instabilidade deverá ser mais ou menos a mesma se bem que a HR a 700 hPa será muito menos favorável.

*O céu desabou na estação do Nordeste mas acho que o aviso laranja para chuva já não se aplica.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Olhem-me este bisonte que está por cima de São Jorge!!
3732d20109eaba826c89e1ff5b6214ed.jpg

Em qualquer lado deste planeta, uma célula destas produziria trovoada a dar com o pau, menos nos Açores...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Olhem-me este bisonte que está por cima de São Jorge!!
3732d20109eaba826c89e1ff5b6214ed.jpg

Em qualquer lado deste planeta, uma célula destas produziria trovoada a dar com o pau, menos nos Açores...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Esta provavelmente tem no mínimo 8000 metros!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como previsto, o evento em si não tem sido grande coisa. A posição da depressão é uma treta. Com mais ou menos 1/3 do mês, os resultados são díspares:

Média '70-'90 no Aeródromo das Flores -> 107 mms
Acumulado 1-8 Maio -> 109.8 mms

Hoje choveu mais uns poucos milímetros. O mês vai ser bastante satisfatório.

Média '70-90 na Nordela, PDL -> 62.7

Acumulado 1-8 Maio -> 31.5. Adicionando o 1 mm que choveu hoje dá 32.5. 50% ainda. Não está mau. Ver-se-á o resto do mês.

Em qualquer lado deste planeta, uma célula destas produziria trovoada a dar com o pau, menos nos Açores...

Gigantes com pés de barro :sono: Falta convergência e/ou CAPE mais elevado.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Hoje choveu mais uns poucos milímetros. O mês vai ser bastante satisfatório.

Média '70-90 na Nordela, PDL - 62.7

Acumulado 1-8 Maio - 31.5. Adicionando o 1 mm que choveu hoje dá 32.5. 50% ainda. Não está mau. Ver-se-á o resto do mês.

Média '70-'90 no aeroporto de Sta. Maria -> 29.9 mms
Acumulado 1-8 Maio -> 41.5 mms

Muita :rain: e poucos :trovao:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Contactada pela Lusa, fonte a Proteção Civil revelou que, no Nordeste (São Miguel), foi registada uma inundação na parte inferior de uma habitação, localizada na Estrada Regional - Ribeira dos Moinhos, estando a ocorrência já resolvida e a casa habitável.

No local estiveram duas viaturas e nove elementos do corpo de Bombeiros de Nordeste. Alguns agueiros das estradas do Nordeste entupiram, mas a situação já se encontra em resolução, segundo a Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações.

Duas habitações na Estrada 25 de Abril, na Praia da Vitória (Ilha Terceira), também tiveram pequenas inundações, entretanto já resolvidas, com a ajuda de duas viaturas e quatro elementos dos bombeiros locais.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/de...laranja-devido-a-chuva?Ref=DET_noticiasceccao
O aviso voltou para amarelo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
E concluo o seguimento de hoje com mais 2 cumulonimbus (à direita na imagem):

Cfvqw2M.jpg


A torre da esquerda está na fase final de dissipação enquanto que a da direita está no seu pico. O que vou escrever a seguir é perfeitamente previsível -> Nicles, népia, peva, zero no que concerne a raios :buh: Nem mesmo com a convecção induzida pela orografia.

Acrescento que amanhã pode voltar a chover 50 mms no Nordeste :lmao:

auUgbzw.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Peva de raios, claro. Amanhã deverá ser o último dia para se ver estas nuvens. A instabilidade deverá ser mais ou menos a mesma se bem que a HR a 700 hPa será muito menos favorável.

O tefigrama de hoje das Lajes dava um CAPE a rondar os 765.

QEVcZ5b.jpg

tSmZCGs.jpg


Continuam a haver nuvens interessantes mas hoje há tendencialmente menos.

Os eventos puramente convectivos são poucos e este foi basicamente uma oportunidade falhada.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No próximo fim-de-semana fará 5 anos em que ocorreram brutais trovoadas (para os padrões das ilhas) no G. Oriental.



Assinalo o aniversário para complementar os meus queixumes face à falta de raios. Nem todos os cumulonimbus geram raios e a quem duvidar disso exijo que venha aos Açores confirmar :lmao:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
8bdfed7e16f2c30da0ea5dc26f3fdeb3.jpg

Que saudades que eu tinha deste tempo
Ontem ficou um acumulado de 15,4mm na minha estação, 11mm dos quais caíram ao início da noite.
A precipitação foi for por vezes bem forte!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk