Seguimento Açores e Madeira - Março 2009

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
ilhas.gif


Para outras regiões, consulte os seguintes tópicos:

geral.gif



-> Litoral Norte
-> Interior Norte e Centro
-> Litoral Centro
-> Sul




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Re: Seguimento - Março 2009

boa tarde

esta madrugada, por volta das 6h, choveu apenas granizo, aqui na zona oeste da ilha terceira, por voltas das 10h era ainda visivel a acumulação em algumas zonas onde o sol ainda não tinha chegado.

ps: se alguem de S. miguel (miguelminhoto)gostava de saber se caiu alguma coisa por lá, uma vez que as previsões apenas indicavam granizo para o grupo oriental.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Seguimento - Março 2009

Boa noite!

Por cá março começou com aguaceiros e algo frio.

Tmin - 10,7ºC
Tmax - 17ºC

Dados Actuais:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
domingo, 1 de Março de 2009 21:15:49

Temperature (°C):
Current 11,9
Trend (per hour) -0,7
Average today 13,1
Wind chill 11,9
Heat index 11,9
Dew Point 6,5
Rel Humidity 70%

Wind (km/h):
Current Gust 6,1 N
Average Speed 4,1 NW

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 3,6
Total yesterday 2,1
Total this month 3,6
Total this year 326,1

Pressure (hPa):
Current 1036,5
Trend (per hour) +0,6
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Ao sair de casa pra ir pra ao trabalho deparo-me com isto:surprise:


neve nas "serras da calheta", o mais interessante é que ali a altura deve de andar pelos 900-1000m e segundo me lembro, neve(talvez seja só granizo:D) já á mais de 10 anos que não dava :D
(sorry imagem "foleira" camara é do seculo passado, uns miseraveis 5mpxl's :()
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ao sair de casa pra ir pra ao trabalho deparo-me com isto:surprise:

neve nas "serras da calheta", o mais interessante é que ali a altura deve de andar pelos 900-1000m e segundo me lembro, neve(talvez seja só granizo:D) já á mais de 10 anos que não dava :D
(sorry imagem "foleira" camara é do seculo passado, uns miseraveis 5mpxl's :()

Interessante esse dado. A qualidade está razoável sem problema:), dá para ver prefeitamente a neve ou granizo, mas poderá até ser mesmo neve. Isto a verificar as invulgarmente baixas temperaturas em toda a ilha. De referir que a maioria das estações encontra-se abaixo dos 300 metros de altitude muitas junto ao litoral, (excepto, claro está, a do Areeiro:D)



Pela imagem de satélite, a ponta Oeste (Porto Moniz, Calheta...) da ilha terá alguma animação a se manter estas células.

 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Seguimento - Março 2009

boa tarde

esta madrugada, por volta das 6h, choveu apenas granizo, aqui na zona oeste da ilha terceira, por voltas das 10h era ainda visivel a acumulação em algumas zonas onde o sol ainda não tinha chegado.

ps: se alguem de S. miguel (miguelminhoto)gostava de saber se caiu alguma coisa por lá, uma vez que as previsões apenas indicavam granizo para o grupo oriental.

Bom dia! Que eu tenha conhecimento por aqui não caíu granizo, pelo menos na Lagoa e em Ponta Delgada, mas provavelmente nas zonas mais altas talvez tenha caído.

Neste momento céu com boas abertas, embora já tenham caído alguns aguaceiros. O tempo continua frio.

Registei até agora uma minima de 9,6ºC
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Interessante esse dado. A qualidade está razoável sem problema:), dá para ver prefeitamente a neve ou granizo, mas poderá até ser mesmo neve. Isto a verificar as invulgarmente baixas temperaturas em toda a ilha. De referir que a maioria das estações encontra-se abaixo dos 300 metros de altitude muitas junto ao litoral, (excepto, claro está, a do Areeiro:D)



Pela imagem de satélite, a ponta Oeste (Porto Moniz, Calheta...) da ilha terá alguma animação a se manter estas células.

E parece que é por todas as zonas mais elevadas, na minha vinda para o Funchal a vista da via rápida para as serras do Funchal é simplesmente deslumbrante, neve e mais neve até nos picos mais baixos, a webcam do pico do areeiro mostra já uma acumulação significativa

.
Pena é que não posso lá ir :(
a nível de acessos, a estrada que liga os Prazeres à Fonte do Bispo estava cortada ás 10h
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Agora é bem visível a neve no Pico do Areeiro!:w00t:
A quantos metros de altitude está a EMA do Areeiro? A 1800m?
Às 10h registava -0,7ºC.

PArreeiro.jpg




Na webcam da Encumeada, também se vêem vestígios brancos. Talvez aqui seja granizo:

encomeada.jpg




Por fim uma imagem do Funchal.

Funchal.jpg