Seguimento Açores e Madeira - Março 2010

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Por agora a chuva abrandou um pouco! Mas o céu continua muito nublado e o vento sopra com alguma força.

Tmin - 8,4ºC
Tmax - 11,8ºC
Precipitação - 56 mm

Actual:

10,3ºC
1001,6 Hpa
75% Hr

Olha amigo o Nordeste tá de luto.
O condutor de 39 anos já foi encontrado morto na ribeira e continua desaparecida uma menina de 10 anos. O irmão gémeo dela foi para o Hospital mais um outro menino com uma clavícula partida.
A minha casa ficou completamente alagada com água no meu escritório até ao tornozelo. Fiquei com muita coisa estragada em casa. A minha casa situa-se numa zona íngreme que quando chove a água bate de quina no meu portal e como vem embalada das serras do Pico da Vara arrasta tudo. Troncos lama pedregulhos etc etc.. Meu avô perdeu algum gado caprino que foi arrastado pela ribeira abaixo até ao mar.
Há pouco caiu um forte aguaceiro de granizo com muito vento.

Mas o mau tempo foi um pouco por toda a ilha. A Ribeira Quente e o povoado da Praia em Água D'Alto estão isoladas devido a quebradas e no Porto da Caloura ouvi dizer que um monte se desprendeu e destruiu barcos e outras alfaias de pesca.

A Lagoa das Furnas está completamente saturada tb. Uma amiga que veio das Furnas disse que a Lagoa está a transbordar quase até à rua.
Sei que no espaço entre as 12h de ontem e as 12h de hoje caíram 102mm.

Eu e alguns outros moradores ficamos com muita coisa estragada em casa. Tenho desde sofás, móveis. tapetes, completamente alagados. Tive até há pouco com colegas de rua a tirar a água de minha casa de balde.

Só espero que não chova mais porque as terras já não podem mais com tanta água. Já fui ajudar um colega que tb na mesma rua ficou com tudo destruido. A água até rebentou com a porta da casa dele. Nem imaginas o pandemónio que foi aqui por cima.. Tenho agora uma despesa que nem te passa pela cabeça :sad::sad:

O pior é que vivo com uma amiga das Flores que tb ficou com algumas das suas coisas perdidas pela água.. Epá é triste acredita.. Só mesmo quem passa por isso é que dá o valor :sad::sad:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Situação de tempo adverso nas Regiões Autónomas e Continente

2010-03-01 (IM)

Uma depressão que às 0:00 horas de hoje, 1 de Março, se localizava a Sudoeste dos Açores, com deslocamento Oeste-Nordeste, cujo centro se prevê localizado a Noroeste da Madeira às 0:00 de dia 2 de Março, deverá continuar a sua trajectória, embora em fase de enchimento, para a costa Oeste do Continente.

De acordo com o Centro de Previsão da Delegação Regional dos Açores do IM, previa-se que a depressão originasse precipitação por vezes forte e vento forte com rajadas, em particular no grupo Oriental, durante a madrugada e manhã do dia de hoje, dia 1.

De acordo com os critérios para a emissão de avisos foram emitidos avisos relativamente a esta situação que no Grupo Oriental atingiram o Vermelho para a precipitação.

Os valores observados vieram confirmar os avisos emitidos, tendo sido registados em Sta. Maria 90 mm e em S. Miguel (Nordeste) 78 mm entre as 0:00 e as 15:00 UTC e tendo sido observado 72 mm em ponta Delgada das 06:00 às 12:00 Foram igualmente registadas rajadas de 104 km/h, com vento médio de 68 km/h em Ponta Delgada e rajadas de 115 km/h com vento médio de 79 km/h em Sta. Maria.

O Centro de Previsão do IM prevê que esta mesma depressão, com uma frente fria associada, condicione o estado de tempo a partir do final da tarde de hoje, 1 de Março, no Arquipélago da Madeira, originando precipitação e vento forte, previsão que levou à emissão de Aviso Amarelo para a precipitação e para o vento. Nas terras altas prevêem-se rajadas que podem atingir os 110 km/h, motivo pelo qual foi emitido Aviso Laranja para esta região.

Esta depressão irá aproximar-se do território do Continente, com a passagem da frente fria durante a tarde de amanhã, dia 2, pelo que se prevê precipitação por vezes forte, em particular nas regiões do interior e vento moderado a forte, com rajadas.

A situação meteorológica associada a esta depressão continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre que tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da Pagina Web do Instituto.

IM
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Chove Forte na cidade do Funchal e a trovoada é também forte!
Infelizmente não tenho forma de medir as quantidades de precipitação.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
S.Miguel-Azores, só ao ler o lamento do Veterano é que verifiquei o teu testemunho.

É com muita mágua que vejo um membro do fórum sofrer com aquilo que adoramos, as condições meteorológicas.

A todos os afectados, que sejam fortes.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
S.Miguel-Azores, só ao ler o lamento do Veterano é que verifiquei o teu testemunho.

É com muita mágua que vejo um membro do fórum sofrer com aquilo que adoramos, as condições meteorológicas.

A todos os afectados, que sejam fortes.

Obrigado meus bons amigos.
Obrigado Lousano! Obrigado Veterano!

Mas custa muito acredita :sad: Só depois do almoço é que tive a noção da verdadeira dimensão que me aconteceu em casa com uma chamada de telemóvel da minha amiga que estava a ligar-me para vir depressa para casa porque a casa estava a ser inundada. Até pensei que fosse uma brincadeira ou quanto muito um exagero por parte dela até ter chegado a casa e ter visto o verdadeiro pandemónio e algazarra dos populares na rua com as mãos à cabeça e aos prantos. Se a minha colega não tivesse em casa não sei... Acho que possivelmente teria sido bem pior porque ela acordou com o barulho da forte chuva nos telhados e janelas e pelo barulho ensurdecedor da água que corre na ribeira que fica logo abaixo do meu quintal de forma anormal.
Daí que eu tivesse perdido a tarde de trabalho para estar a ajudar os meus vizinhos e tirar tb a água da minha casa. Depois mostro-te por mensagem ou msn a localização da minha casa para veres a zona complicada que é quando chove dessa maneira.


As ruas aqui pelo concelho estão um caos. Terra, lama pedras, árvores, postes de electricidade tombados, ribeiras a correr de cor barrenta .. enfim... Uma tristeza...
Nunca pensei que tivesse tanta água em casa...o seguro contra danos pode até cobrir alguma coisa mas não tudo, daí ter de fazer contas à vida urgentemente.. :sad:

Tive até há pouco a tirar água de casa com um balde porque fiquei desde alguns electrodomésticos a utensílios domésticos que foram à vida e só há bocado é que parei.

Mas obrigado na mesma pela vossa solidariedade. É nessas alturas que nós mais precisamos.. É triste acreditem. Só quem passa por isso e eu nunca pensei vir a passar por uma situação dessas.

Em relação ao tempo posso vos dizer que está muito frio, aguaceiros por vezes fortes e de granizo e vento forte
A temperatura está pelos 9:C
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
A 30 minutos que esta uma intensa chuva é mesmo forte, recebi uma mensagem, que me afaste dos leitos das ribeiras, não sei se tem fundamento, isto me assusta!!! a ribeira aumenta cada vez mais o seu caudal!!! Anda muito feio por estos lados de Câmara de Lobos. A trovoadas ja passaram, mas deixarão ficar a chuva, o vento acalmou um pouco.


Oxala não passe de um novo boato!!! ando farto de boatos!!!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
A 30 minutos que esta uma intensa chuva é mesmo forte, recebi uma mensagem, que me afaste dos leitos das ribeiras, não sei se tem fundamento, isto me assusta!!! a ribeira aumenta cada vez mais o seu caudal!!! Anda muito feio por estos lados de Câmara de Lobos. A trovoadas ja passaram, mas deixarão ficar a chuva, o vento acalmou um pouco.


Oxala não passe de um novo boato!!! ando farto de boatos!!!

Imagem de Radar as 21:45h
http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTERNEUROPE/IMAGESDisplay/5bApHNKPmipQA
Previsão CMC
10030200_0112.gif

O pior deve ter já passado.