Seguimento Açores e Madeira - Março 2010

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Parece que vai piorar um pouco :rain:


madvis1500.jpg



mad1500.jpg



se bem que o pior deverá passar a NO...digo eu!


.
 


Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Na minha opinião acho que não vai haver essa precipitação forte como os modelos assim o dizem! Só se for nas zonas montanhosas, mas provavelmente será por um curto periodo de tempo. Olhando para a imagem de satelite, vê-se que o pior está a passar de raspão pela Madeira.:) Neste caso o alerta laranja justifica-se mais pelo vento que se faz sentir actualmente. Como digo sempre, tudo é possivel e posso muito bem estar enganado. Aguardemos! ;)
cumps
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde, o pico ariero choveu em 1h 30,4 mm, é impressionante, Aqui chove moderadamente e com picos de forte chuvadas desde as 16:05h, o nevoeiro abateu-se ao nivel de 300 mts de altitude!!! Tenho noticias de aumento dos caudais das ribeiras, mas por agora estao a comportar-se muito bem. Vamos lá ver a proxima Hora!!! a chuva baixou um pouco a sua intensidade!!!! O vento é moderado com rajadas fortes de vez em quanto. A chuva é puxada pelo vento de WSW. O ambiente é de alguma tensão. Suspenderam parte das aulas, devido ao aviso da proteção civil que chego a 2h atras a escola!!!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boa tarde, o pico ariero choveu em 1h 30,4 mm, é impressionante, Aqui chove moderadamente e com picos de forte chuvadas desde as 16:05h, o nevoeiro abateu-se ao nivel de 300 mts de altitude!!! Tenho noticias de aumento dos caudais das ribeiras, mas por agora estao a comportar-se muito bem. Vamos lá ver a proxima Hora!!! a chuva baixou um pouco a sua intensidade!!!! O vento é moderado com rajadas fortes de vez em quanto. A chuva é puxada pelo vento de WSW. O ambiente é de alguma tensão. Suspenderam parte das aulas, devido ao aviso da proteção civil que chego a 2h atras a escola!!!

Acho grave a protecção civil ter feito isso, atendendo que eu a duas horas atrás passei de
icon16.gif
para
icon15.gif
, porque dava bem para ver que a chuva que iria cair não provinha da depressão mas sim de uma nebulosidade intensa de uma frente de sul, e que nem de perto nem de longe a pressão atmosférica tinha descido o previsto.

Se fosse para cancelar cancelavam as aulas no dia de ontem em que então estava mesmo previsto alguma queda de chuva intensa. Não era quando qualquer um de nós indo ao eumetsat via que as coisas não estavam tão más quanto ontem se previa (alias fico parvo que neste sábado passado a situação era mais delicada)

As ribeiras subiram até 20% apenas (Sem contar com o entulho que ainda tem dentro delas).
Boatos de pessoas incultas no rádio se não provocou acidentes, entalou a cidade.
É algo que se vai constatando com o tempo é sempre a um rácio de 3 a 4 vezes mais que chove no Arieiro em relação ao nível do mar é devido a pressão atmosférica e a orografia.

Mas como o instituto de meteorologia é função publica e não se deve trabalhar nem a noite nem a fins de semana temos disto... :confused:

Imagem da hora de pico...
radar.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa tarde, o pico ariero choveu em 1h 30,4 mm, é impressionante


mad1.png
mad2.png


30,4 + 41,5 + 15,5 = 87,4mm nas últimas 3 horas.
Mais uma carga de água nas montanhas da ilha da Madeira.

O resultado são as ribeiras novamente cheias, e o mar cheio de lama.

Funchal-3.jpg
Faial-2.jpg
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
A protecção civil da Madeira adverte para o seguinte:

De acordo com informação do Instituto de Meteorologia prevê-se, a partir das 15:00 horas de hoje e até ao início da manhã de amanhã, dia 5, a ocorrência de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes, acompanhada de vento moderado a forte de sudoeste, com rajadas que, nas zonas mais altas, poderão atingir os 110Km e se prolongarão até ao final do dia de amanhã.

Assim, o Serviço Regional de Protecção Civil, IP – RAM, mantém a recomendação quanto à tomada das necessárias e habituais medidas de precaução, alertando particularmente para os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas.

Recomenda ainda que, face ao condicionamento de algumas infraestruturas rodoviárias da Região, em consequência do violento temporal de 20 de Fevereiro, e persistindo a possibilidade de derrocadas ou deslizamentos de terras, a circulação automóvel deverá cingir-se ao indispensável e efectuar-se com toda a precaução, prestando especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.

Finalmente, informamos que no site do SRPC, - IP RAM, - www.procivmadeira.pt. – se mantém permanentemente actualizada a lista das estradas encerradas e ou condicionadas e, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.

Não faz qualquer referência a aplicação de comportamentos "fora do normal" como cancelamento de aulas e de serviços, pelo que a atitude de algumas escolas está errada perante estes avisos.

Eu sei que custa...e ainda estamos muito a quente, mas a Madeira não pode tremer cada vez que começar a chover. E temos que voltar a ter alguma confiança nas nossas ribeiras funchalenses. Comportamentos como os da escola do Alex não são prevenção mas sim o alastrar de um medo.
 

Celexi

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
6
Local
Funchal,Madeira
Achuva e o vento podem ser fortes de vez em quando, mas não á qualquer comparação com o que ocorreu no passado dia 20, pode ser dificil para alguns, mas é tempo de se deixar de paranoias.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Achuva e o vento podem ser fortes de vez em quando, mas não á qualquer comparação com o que ocorreu no passado dia 20, pode ser dificil para alguns, mas é tempo de se deixar de paranoias.

Não é comparável ao ultimo sábado, quanto mais ao dia 20...
Não digo mais nada parece que os meteorologistas do instituto de meteorologia andam a brincar de meteorologia...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Mandaram anular as aulas não só na escola do Alex mas em todas!!!

Isto é grave... Ontem tinha números de 19mm no Windguru Pro hoje as 13h de 11mm e vento bem mais fraco, e por esta hora eles entendem fazer da cidade um pandemónio?!...

Viva o Instituto de Meteorologia, our not...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não é comparável ao ultimo sábado, quanto mais ao dia 20...
Não digo mais nada parece que os meteorologistas do instituto de meteorologia andam a brincar de meteorologia...


Mandaram anular as aulas não só na escola do Alex mas em todas!!!

Isto é grave... Ontem tinha números de 19mm no Windguru Pro hoje as 13h de 11mm e vento bem mais fraco, e por esta hora eles entendem fazer da cidade um pandemónio?!...

Viva o Instituto de Meteorologia, our not...

Mas foi o Instituto de Meteorologia que mandou evacuar as escolas?

É que na página do IM o que se lê referente à Madeira é o seguinte:

Previsão para 5ª Feira, 4 de Março de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte a partir da tarde, em especial
nas zonas montanhosas.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, tornando-se
moderado a forte (30 a 50 km/h) a partir da tarde.
Nas zonas montanhosas, o vento tornar-se-á forte a muito forte
(45 a 70 km/h) de sudoeste, com rajadas da ordem dos 110 km/h.
semttulo2vj.png