Seguimento Açores e Madeira - Março 2020

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite.

Sigo com o tempo calmo, após a passagem deste último sistema frontal. Em termos de precipitação, apenas se verificou um acumulado inferior a 1mm no pós-frontal. A temperatura mínima foi de 12,8°c registados na minha estação. Sigo com 13,9°c e 58% de humidade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
585
Local
Funchal, Madeira
Em Santo António no Funchal senti o terramoto. Estava dentro de casa e comecei e sentir um barulho que vinha do guarda fatos. Pensei que algo tinha caído dentro deste. Mas depois comecei a achar estranho pois o barulho não parava e depois comecei a sentir a janela a fazer barulho e a tremer. Então é que percebi que era um terramoto. Fiquei bastante assustado e cheguei a abrir a porta para sair mas voltei para trás por causa de uma familiar. E depois parou. Deve ter demorado no máximo uns 10s.
Foi só o susto, não houve danos dentro de casa. Apenas encontrei um objecto caído no chão dentro de casa que estava meio solto, uma vela.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nos últimos tempos uma gota fria tem estado praticamente estável a nordeste da Madeira. A consequência disso tem sido o ar mais húmido e fresco que a ilha tem tido desde o dia 13. Há inclusive estações com 80 mm neste momento na Costa Norte, mas na Costa Sul, até agora, não tem chovido. :rain:

Dia 13:
Snzld21.png


Dia 14:
JfDtG41.png


Dia 15:
SBMc3QJ.png


Dia 16:
lJdvFtp.png


Dia 17:
fZRHY6O.png


Dia 18:
u5PAJsd.png


Nos próximos tempos, o tempo húmido e fresco irá continuar por lá, mas a gota fria deslocar-se-á para sul, permitindo que chova na Madeira. Até nas Ilhas Selvagens choverá... :huhlmao:
ISffmoB.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Hawk

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
11.1mm acumulados no Pico do Areeiro na última hora com -0,9ºC. Na hora anterior acumulou 11.4mm com a mesma temperatura.
Já deve haver neve! :D
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
585
Local
Funchal, Madeira
Continua o tempo chuvoso, vento e frio. E já se ouviu trovoada. Reparei também há pouco que partes do Funchal estavam sem luz, nomeadamente a zona de São Roque e Álamos. Daqui de casa consigo ver desde essa zona até ao Garajau. Quando falta luz nalguma zona é muito fácil de perceber, é só olhar pela janela.
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Chuva no Areeiro atingiu risco extremo
E no Monte a precipitação atingiu nível de risco moderado a elevado

Foi particularmente muito significativa a chuva ocorrida durante a noite na zona alta do Funchal, em especial no Pico do Areeiro, onde a quantidade de precipitação (65,5 mm/6h) atingiu valores de risco extremo (aviso vermelho).

A carga de água que se fez sentir depois das 20 horas, chegou a ser torrencial perto das 23 horas, altura em que foram registados 9,8 litros por metro quadrado em apenas 10 minutos.

Mais abaixo, na vertente virada para o Funchal, as estações meteorológicas no Chão do Areeiro e no Monte também registaram níveis de risco de moderado a elevado (aviso laranja).

Na freguesia da zona alta do Funchal, no período em que a precipitação foi mais forte e persistente – entre as 20h30 e as 02h30 – a estação do Monte acumulou 39,7 mm/6h e a do Chão do Areeiro 33,6 mm/6h.

Como o DIÁRIO on-line já havia dado conta ao início da madrugada, a chuva da última noite atingiu também níveis significativos no intervalo de uma hora no Funchal/Observatório (10,4 mm) e nos Prazeres (10,8 mm), valores correspondentes a aviso amarelo.

Este início de Primavera invernoso é também um contributo para o desejado recolhimento.

In dnoticias.pt
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Muito vento ontem na Madeira:
S0zance.png


77.4km/h no Porto Santo.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
A forte mudança de hábitos forçada pelo contexto sanitário coincidiu com uma forte mudança de padrão meteorológico na Madeira. Dias escuros, frescos, chuvosos e relativamente ventosos têm sido uma constante. Água acumulada a norte, sul e regiões montanhosas. Bendita chuva. As serras estão despidas de gente na Madeira há vários dias. No meio de todos os problemas colaterais provocados pela pandemia, ao menos que a natureza tenha algum tempinho para se regenerar.