Seguimento Açores e Madeira - Março 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,657
Local
Açores
hJlMUVw.png


Mais logo a cores -> https://worldview.earthdata.nasa.gov/

EcxerPz.gif

TwnAZP3.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,657
Local
Açores
EKgrgBE.gif


Nas próximas horas, pelo GFS, deverá formar-se uma depressão na zona das Canárias. Eventualmente irá empilhar-se verticalmente com o ciclone a oeste da Madeira.

xd30gFR.gif


A atmosfera deverá estar muito instável (nos próximos dias). Condições favoráveis ao aparecimento de funis de baixa intensidade?

Como já foi mencionado, há muita poeira no ar.
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,033
Local
Funchal
VENTO JÁ ATINGIU OS 108 KM/HORA NO FUNCHAL
A Região está hoje sob influência de uma depressão cujo centro se encontra a cerca de 100 quilómetros a sul do arquipélago da Madeira, com uma pressão na ordem dos 1.010 hectopascal (hPa). O mau tempo já causou estragos, nomeadamente com a queda de algumas árvores e no dificultar do combate a alguns incêndios florestais que deflagraram durante esta manhã.

Confirmam-se as previsões de vento moderado a forte durante o dia de hoje, que deverá manter-se até ao final da tarde, com previsão de melhorias para este sábado, explica ao JM Victor Prior, delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A isto acrescentam-se as previsões de períodos de chuva e aguaceiros acompanhados por trovoada.

Para esta sexta-feira, estavam previstas rajadas na ordem dos 75km/h, embora tenham sido já registadas rajadas em valores superiores. A rajadas máximas até ao final desta manhã foram registadas no Comando Operacional da Madeira - onde, na última semana, foi instalado um anemómetro num catavento -, de 108 km/h, e no Pico Alto, de 107 km/h.

Apesar de, até ao final da manhã desta sexta-feira, ainda não ter sido registada precipitação em qualquer sítio do arquipélago da Madeira, deverá começar a chover a partir desta tarde.

A chuva será mais forte amanhã, principalmente durante a tarde, e no domingo. A precipitação prevista para este fim de semana poderá elevar a laranja o aviso amarelo que atualmente vigora na Região para a precipitação, afirma Victor Prior.

-----------------


Deverá começar a surgir alguma convecção no centro da depressão.

Capture.png