Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2012

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Not Good
bJDjJ.png


Estar Preparado entre às 00h de 02 de Novembro até às 19h do dia 03.

Por estás previsões serão 36h de chuva fraca à moderada, com precipitação por vezes fortes.

Quadrante Sudoeste.

CLRCT.jpg
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Estou a ver que a festa da castanha no curral das freiras vai ser uma tristesa com chuva.. Por aqui comecou a chover agora.
Para o dia de hoje esperava chuva só para o final do dia :(

Knight essas chuvas se aproxima, achas que os terrenos ainda irão suportar tanta agua? É que nem deu para recuperar das chuvas do outro dia. Lembrandoque noutro dia registei a volta de 225mm
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
parece-me que alguns modelos diminuiram na precipitacao prevista..é preciso dar atençao á situaçao de dia 6..aquela depressao a oeste não esta nada bom!


Bem parece que estava enganada..pois pela previsão que o Stormy fez a situaçao parace ser severa..aliás talvez digna de alerta no minimo laranja!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
parece-me que alguns modelos diminuiram na precipitacao prevista..é preciso dar atençao á situaçao de dia 6..aquela depressao a oeste não esta nada bom!


Bem parece que estava enganada..pois pela previsão que o Stormy fez a situaçao parace ser severa..aliás talvez digna de alerta no minimo laranja!

Os modelos hoje diminuíram muito a precipitação e ainda bem :)
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
"Esta previsão tem uma margem de erro elevada!

Dada esta situação ter uma forte componente convectiva, é dificil fazer previsões exatas.
Esta previsão foi feita com base no GEM/GFS/Hirlam, e a analise que fiz foi feita admitindo que a Ilha virá a ser afectada directamente por convecção activa...se a Ilha não for afectada ( as células passarem ao lado), o grau de gravidade poderá ser muito inferior." Post do Stormy colocado as 17h..


Esperemos que não se confirme..aliás é uma previsão apenas, por isso é isso mesmo previsão!
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa noite,

Corrigam me se estiver errada, mas analisando os modelos (hirlam/GFS) retiraram mais precipitacao da RAM. Parece que a situaçao melhorou pelo menos ate dia 4...depois é ir acompanhando a situaçao de dia 5/6 poderá merecer atençao!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
estas celulas que esta proximo a chegar as Ilhas Canarias, poderao atingir a RAM?
ciqjo6y9ywhht.jpg

Como é óbvio há o risco de atingir a Madeira.
Seguramente uma situação a acompanhar com calma.
A AEMET (Espanha) tem as ilhas ocidentais sob aviso amarelo\laranja, para vento e\ou chuva nos próximos dias. Algumas das células que podem atingir estas ilhas mais ocidentais podem, eventualmente, acercar-se da madeira.
O Now casting é agora um bom companheiro. Sem alarmismos!;)
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boa noite,

Corrigam me se estiver errada, mas analisando os modelos (hirlam/GFS) retiraram mais precipitacao da RAM. Parece que a situaçao melhorou pelo menos ate dia 4...depois é ir acompanhando a situaçao de dia 5/6 poderá merecer atençao!

Para ser sincero já não sei no que acreditar... Isto é um põe e tira, e a previsão do nosso colega Stormy ainda me coloca mais confuso!:huh:
Mas também devo dizer que as previsões do nosso colega para a Madeira, até o momento não falhou.
O melhor vai ser acompanhar através das imagens de satelite.