Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2016



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Afinal Novembro vai acabar na mesma nota. Mais uma depressão vinda de norte.

wOAzpaMl.png


Este é um evento para os madeirenses. Há algum CAPE interessante para o G. Oriental (+-700) mas a humidade é pouca e os ventos acompanham a tendência. Como tal a probabilidade de ocorrência de trovoadas é muito baixa.

Ainda para os Azoreanos, as previsões indicam que virá um cavado depressionário.

BSPfumR.gif


Não há muito CAPE e a quantidade da precipitação dependerá do tipo de eventos -> (mini-)depressões ou frentes (tendencialmente fracas).

Mais para a frente, o ECM sugere um potente rio atmosférico/frente mais ou menos estacionária perto do G. Ocidental. Ainda é cedo para tomar isso como certo.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e vamm

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,016
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ...

Dizer que há mais ou menos 10 minutos cai um autêntico dilúvio aqui por Angra ... :rain::rain::rain::rain:

Há muito tempo que não via um período de chuva tão intenso por estas bandas ... Já havia caído um aguaceiro mais curto há questão de três quartos de hora mas desta vez foi mesmo o céu abaixo ... Novembro a acabar em altas ...

EDIT ( 15:14) - A coisa está mais calma embora continue a chover mas longe da intensidade da hora original do post ...

EDIT2 (15:19) - Volta a chover com alguma intensidade aqui pela alta de angra onde estou trabalhando ... impressionante que no local onde trabalho consigo ver um lado com o céu completamente carregado e cinzento e do outro a mesma nuvem e o céu limpo mesmo ao lado ... uma imagem bonita ... :cool:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Faltam 3 dias para que venha a chuva 'séria'. O cavado é fraco. Já a depressão que vai nascer do mesmo aparenta ter uma intensidade interessante. O output do GFS tem variado na precipitação, o que é normal.

O arquipélago (dos Açores) será afetado por um 'gancho' de ar tropical com elevada HR (ponto de orvalho à superfície a rondar os 20º):

kdBCXLT.png


Ainda é cedo para especular sobre trovoadas. Tudo indica que o evento será de curta duração mas potencialmente de elevada intensidade, especialmente se os ventos em altitude se fortalecerem.

Eventualmente a depressão poderá afetar a Madeira e o continente.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Nota: Isto são previsões feitas mediante a interpretação do GFS 12z de hoje. Dada a distância temporal, as condições podem e devem alterar-se. Um pré-aviso não é uma previsão final e destina-se apenas a chamar a atenção para um conjunto de circunstâncias meteorológicas que pode vir a acontecer.

---

Pré-aviso para os Azores -> 2 dias para a chegada da chuva.

Há uma dissonância entre os valores de CAPE e da helicidade (que chegam aos 340 às 18h do dia 1), devendo isto impedir, em grande parte, a ocorrência de fenómenos extremos. O CAPE é maioritariamente pós-frontal (se bem que é difícil discernir o que é da frente e o que é do núcleo depressionário) mas parece haver CAPE frontal suficiente para deixar a hipótese (de trovoadas frontais) em aberto. Trovoadas, tendencialmente fracas, também podem ocorrer após a passagem da depressão especialmente no G. Oriental.

Continuo a desconfiar do output da precipitação do GFS. A depressão estará em cavamento e passará mesmo pelo centro do arquipélago. A HR é muito elevada mesmo a 925 hPa. Um aviso laranja não me parece descabido.

E não, não creio no Hirlam :p

3c5PwLl.png


O cavado irá começar a formar-se nas próximas horas. A depressão afetará os Açores mediante a mancha nebulosa que está a oeste das ilhas:

rrLh4oYl.jpg



---

Pré-aviso para a Madeira -> 3 dias para a chegada da chuva.

Após a passagem pelos Açores, formar-se-á uma cut-off. Esta depressão, e respetivo sistema frontal, ainda deverá ter alguma intensidade quando chegar à Madeira. A frente continuará a ter elevada HR (mesmo perto da superfície) e água precipitável. Deve ser esperada precipitação moderada a forte mesmo na costa.

A frente em si não parece ter muito potencial convectivo. Contudo, há condições favoráveis ao surgimento de linhas de instabilidade pós-frontais com trovoadas moderadas a fortes. Por agora a helicidade é reduzida, permitindo isto eliminar a ocorrência de células severas e/ou tornados.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Fazendo um resumo dos modelos...

WRF - modelo regional e geral:

7vMVeSxl.png


kSmvUMr.png


Não obstante os picos mais severos de chuva no GC e/ou no G. Oriental, há um relativo consenso - os acumulados serão tendencialmente superiores no G. Ocidental e Central:

ZCSxQ0U.gif


PoB2JWJ.gif


mB8732r.gif


O CMC é mais 'refinado':

BuWeFbn.gif


Da minha parte, reitero as minhas suspeições. Pequenos desvios na depressão poderão trazer grandes diferenças nos acumulados e não acredito muito na 'suavidade' da precipitação no G. Oriental (só mesmo se a depressão se deslocar mais para oeste). O GFS 18 reduziu ligeiramente os ventos a 850 hPa. Ainda assim as ilhas orientais estarão no 'gancho' da depressão e acredito que a precipitação poderá ser mais uniforme e gravosa que o output sugere. Ver-se-á.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
A norte/nordeste de S. Miguel há uma pequena linha de instabilidade cujas células já geraram alguns raios.

A distância não é curta (>100 kms) e as condições - aparentemente - irão-se degradar-se ao longo da madrugada. Ainda assim, é possível que ocorram alguns aguaceiros mais intensos em S. Miguel e - num caso extremo - alguma trovoada isolada.

A Madeira está também neste momento a ser afetada por uma linha de instabilidade de fraca intensidade. Há muito ar seco em altitude. Tenho mais fé em aguaceiros locais com alguma intensidade do que em trovoada (possível mas com muito baixa probabilidade).
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Em geral os modelos reduziram ligeiramente ou mantiveram os acumulados e dispersaram os mesmos. Grs. Ocidental e Central serão os mais afetados. Não obstante o aviso amarelo do IPMA mantenho a minha ideia de que um aviso laranja ainda é possível porque às vezes os vórtices depressionários trazem mais intensidade do que o esperado. A depressão tem pouca intensidade em altitude (mais forte nos primeiros 1.5 kms de altitude). Isto impede que a precipitação seja superior. Ver-se-á as atualizações dos modelos e a progressão do evento.

Pelo GFS 12z a depressão secundária que afetará os Açores ainda não se formou. Isto acontecerá a partir da próxima madrugada. Será muito difícil haver trovoadas frontais na minha opinião. Na 6ª poderão haver trovoadas pós-evento mas dou baixa probabilidade de ocorrência às mesmas.

No que concerne à Madeira, e em geral, mantenho o que escrevi. A atividade elétrica deverá ser pós-frontal. Para o dia 2, a helicidade subiu, chegando aos 200+-. Com o cisalhamento moderado a forte, já se abriu uma janela de curta duração em que há condições favoráveis à ocorrência de tornados de fraca intensidade e - num caso extremo - células de intensidade forte a severa. Ainda falta algum tempo. As próximas saídas podem eliminar este aspeto.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Será muito difícil haver trovoadas frontais na minha opinião. Na 6ª poderão haver trovoadas pós-evento mas dou baixa probabilidade de ocorrência às mesmas.

Isto ainda está em dúvida. Para 6ª e Sab o GFS modela, nos Açores, uma região depressionária com vários núcleos. A posição deles será determinante. Um CAPE de 650 não dá para muita coisa.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
O AROME 00z dá rajadas a rondar os 90km/h no G. Oriental. O WRF 12z é ligeiramente mais agreste:

wCv6MPb.png


A pluma tropical é bastante extensa indo até ao Atlântico Tropical (animação aqui):

Knpb0v5l.jpg


Mas em boa parte dela não há convectividade por aí fora. Muita nebulosidade e porventura chuva estratiforme. A convecção (e a atividade elétrica) está a ser bastante limitada a sudoeste do arquipélago. Parece-me ser a pequena depressão modelada pelo GFS que irá dissipar-se ao longo da noite de hoje. Eventualmente o cavado remanescente dará origem à depressão que afetará as ilhas.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Açores em alerta amarelo devido chuva e trovoada
4 dez 2016 · 18:16

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de chuva, trovoada e vento.



Segundo as previsões do IPMA, o mau tempo vai começar por atingir as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), a partir das 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa), com previsões de chuva, trovoada e vento, até às 02:00 de segunda-feira.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O grupo Central (Terceira, Faial, Graciosa, Pico e São Jorge) vai estar sob aviso amarelo, devido à chuva e trovoada entre as 02:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 11:00 de segunda-feira.

Aquelas cinco ilhas vão estar ainda sob aviso amarelo da meteorologia, por causa do vento, entre as 23:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 08:00 de segunda-feira.

No caso das ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo, devido às previsões de precipitação e trovoada, vai vigorar entre as 11:00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa) e as 23:00.



Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu esta tarde um alerta a recomendar medidas de autoproteção para estas situações.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...bloco24&_swa_csource=sapo.pt&_swa_cmedium=web