Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2010

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boas

chuva e mais chuva e muita humidade no ar, formando nevoeiro na costa sul da ilha que não se vê um "palmo à frente do nariz"
tem sido assim todo o dia de hoje aqui por estas bandas!
 


jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite.
Dia de muito nevoeiro, vento por vezes forte e chuva ao fim da tarde/inicio da noite, que rendeu até agora 8,2 mm.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade Otto vai afectar Flores e Corvo – A tempestade tropical 'Otto' vai passar nas próximas horas a noroeste do Grupo Ocidental dos Açores, onde o vento deverá soprar com rajadas até 120 quilómetros por hora, alertou hoje o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros. O aviso emitido ao princípio da noite refere ainda que as ilhas das Flores e do Corvo, que integram o Grupo Ocidental, vão ser afectadas com chuva forte e trovoadas, podendo as ondas atingir seis metros de altura.
Segundo o Instituto de Meteorologia, a meio da tarde de hoje a tempestade tropical 'Otto' estava a 1000 quilómetros a oeste-sudoeste das Flores, deslocando-se para nordeste a cerca de 70 quilómetros por hora. A tempestade está, no entanto, a perder características e já pode ser considerada como sendo pós-tropical.
Para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), entre as 03:00 e as 09:00 de segunda-feira espera-se vento de sudoeste rodando para noroeste, com velocidade média de 65 a 74 quilómetros por hora e rajadas máximas de 110 a 120 quilómetros por hora. Ainda nestas duas ilhas, entre as 00:00 e as 09:00 de segunda-feira vai ocorrer chuva por vezes forte e trovoadas dispersas. Entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, a agitação marítima nas Flores e no Corvo terá ondas de sudoeste, passando a noroeste, entre quatro e seis metros.
Voos cancelados deixaram 1279 passageiros em terra – As condições meteorológicas adversas obrigaram hoje a transportadora aérea SATA a cancelar 31 ligações entre as ilhas dos Açores, afectando um total de 1279 passageiros, disse à Lusa o porta-voz da empresa, José Gamboa.
"Hoje foram canceladas 31 ligações da SATA Air Açores e apenas uma foi realizada, entre Ponta Delgada e Terceira, logo de manhã", afirmou José Gamboa. A ilha das Flores é a mais afectada do arquipélago, já que não recebe voos há vários dias, situação que afecta cerca de três centenas de pessoas que aguardam ligações.
O porta-voz da SATA acrescentou que a companhia aérea açoriana "tem toda a operação reprogramada" para tentar transportar na segunda-feira os passageiros afectados pelo cancelamento de voos, mas admitiu que "tudo depende das condições meteorológicas". Segundo José Gamboa, caso o tempo permita, todos os passageiros afectados pelos cancelamentos de ligações deverão ser transportados na segunda-feira para os seus destinos "em voos extraordinários e de carreira".

Fonte: DN
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade tropical passa ao lado dos Açores

O mau tempo acabou por não afectar o grupo ocidental do arquipélago dos Açores com a intensidade que se previa. As previsões apontavam para uma tempestade tropical para esta madrugada, mas a trovoada, vento e chuva intensa passaram ao lado das ilhas das Flores e do Corvo. João Fernandes, do Instituto de Meteorologia de Ponta Delgada, explica o que aconteceu e refere que o mau tempo não deverá afectar sequer Portugal continental:

ANTENA 1
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Analise das 9h
101011091100.gif

Dia nublado com algumas abertas e alguns chuviscos, situação deverá manter-se nestas condições nos próximos dias!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As trovoadas a leste/nordeste do centro do Otto tem-se mantido, e dado o movimento muito lento da depressão, caso estivesse estacionada mesmo ao lado da Madeira poderia talvez tornar-se um problema para a ilha, não pela intensidade das mesmas, mas por estar quase estacionária o que daria chuva persistente durante muitas horas.

Mas no GFS está previsto que o centro se desloque lentamente para leste mas mantendo-se o ligeiramente a norte da Madeira, pelo que o grosso das trovoadas talvez se mantenha a norte também, embora cruzada por aquelas bandas moderadas vindas de sul que devem gerar alguma precipitação. No ECM parece que já seria uma trajectória mais a passar na Madeira. De qualquer forma é uma distância ténue e a depressão vai andar por ali ainda algum tempo.

madeira.gif


86739004.gif


Não houve mais nenhum best track público, o último já foi o das 12z
1006mb, 30kt:
AL, 17, 2010101412, , BEST, 0, 341N, 213W, 30, 1006, EX, 0, , 0, 0, 0, 0,
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
obsSuperficie.14.00.00522.precacu.hh.reg.PT.png
cWBok.jpg


Eu não estou a perceber uma ligeiro pormenor destes últimos avisos, a situação tem um potencial relativamente baixo, modelos como o Hirlam, WRF, NAE e ECMWF colocam precipitações baixas... (Quando todos estes colocaram precipitações extraordinárias ninguém ligou...)
Previsão ECM
meteogram.png
...
:huh:
NAE
hpz3E.gif


Enfim ontem tinhamos uma previsão descritiva do tipo:
"Períodos de céu nublado, com possibilidade de chuviscos que poderão ser fortes acompanhados de trovoada..."
É de mim ou só me falta colocar aí sol para termos uma previsão aberta ao incerto?