Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Já esta a pingar aqui em Câmara de Lobos em forma de chuvisco miudinhos... vamos lá ver o que nos aguarda nas próximas horas,é acompanhar o seguimento no satelite... a ver se aparece algo que mereça o aviso laranja... estou ansioso por ver essa run das 00h.



Mas o que é que o IM esta a ver que nós nao vejamos nas imagens de satélite?

Sinceramente nao percebo...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom, a leitura que faço é a seguinte.

unled1baf.jpg


0BVqD.gif


Esta superfície frontal vai estar muitas horas sobre a Madeira. Muitas vezes há frentes assim que parecem amorfas mas sofrem a certa altura como que uma activação.

gfspicape018.png


gfspim700012.png


Como ela tem uma boa linha de CAPE e até é modelada aqui e ali algum forçamento vertical, e sabendo nós que a convecção no Oceano gosta bastante das madrugadas e manhãs, o IM provavelmente teme que ao longo desta linha se formem células ao longo da madrugada. Pelos modelos a que temos acesso dá ideia que será mais provável a instabilidade a norte da Madeira, como já está a acontecer, mas pode também haver a sul.
Aqui no continente estamos mais habituados a não depositar as expectativas apenas na precipitação em casos de instabilidade pois os modelos são muito limitados em preverem células isoladas em situações de instabilidade.

Normalmente o IM nem actua assim sem ver algo de concreto para elevar um aviso, mas eles com a Madeira provavelmente tem hoje em dia uma política menos conservadora. Ou então os modelos deles já vem isso mesmo.
Mas é apenas a leitura que faço.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Obrigado Vince pelo esclarecimento, estava pensar em alguma célula isolada, é bem possível esse surgimento existe as condições para isso, agora só fica em vigiar com atenção as imagens de satelite.



eu tenho uma dúvida, então tudo depende do trajecto /linha de instabilidade ou na mesma vamos ter precipitacao, pelo menos pelo aviso amarelo?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
eu tenho uma dúvida, então tudo depende do trajecto /linha de instabilidade ou na mesma vamos ter precipitacao, pelo menos pelo aviso amarelo?

Sim, terão precipitação, que poderá ser localmente moderada/forte. Tudo depende do desenvolvimento da frente.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Estamos a falar entao daquela mancha Vermelha que ainda esta "muito afastada"da madeira? é dessa frente? desculpem mas é so perguntando que se aprende!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Estamos a falar entao daquela mancha Vermelha que ainda esta "muito afastada"da madeira? é dessa frente? desculpem mas é so perguntando que se aprende!

Não vejo nada...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Estamos a falar entao daquela mancha Vermelha que ainda esta "muito afastada"da madeira? é dessa frente? desculpem mas é so perguntando que se aprende!

É isto. Que até o Vince referencia acima.

0BVqD.gif