Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Gilmet 1 Out 2012 às 00:00.

1. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)

Aviso MeteoPT.com
    As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
    Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.

Collapse Signature Expand Signature
  2. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Bom dia :D

Neste momento, na Lagoa, céu nublado, já caiu um aguaceiro fraco e o vento está fraco.

Temperatura do ar: 18ºC
    Humidade: 94%

Uma boa segunda para todos e um bom Outubro 2012! :D

3. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m
    Uma foto recolhida ontem de manhã por um amigo meu (Gonçalo Afonso) piloto de Aviação Comercial, após descolagem da Horta no Faial, com o pico do Pico ao fundo!:thumbsup:

Uploaded with ImageShack.us

4. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Precipitação acumulada (dia 26/09/2012, entre as 01h10 e as 24h00)

DADOS OFICIAIS

Caniçal - 134,5 mm
    Santana - 100,5 mm
    S. Vicente - 59,2 mm

Os valores da quantidade e intensidade da precipitação no Caniçal/Ponta de São Lourenço foram excepcionalmente altos (próximos dos do dia 20 de Fev. 2010 no Funchal/Observatório). Agradeço a informação fornecida pelo Observatório Meteorológico do Funchal.

Fonte: Observatório Meteorológico do Funchal

5. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 550m Encosta Sul Serra da Estrela
    Boas noites amigos Açorianos, vim aqui postar porque tenho um amigo a acampar na cratera da Montanha do Pico e informou-me que estão 10ºC com vento fraco e céu limpo por cima dele.
    Já é a 2ºC vez que ele la vai, a primeira foi comigo em 2011 e digo-vos que também quero voltar :D

6. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Boa noite Norther.
    A última vez que subi lá cima foi o ano passado em Agosto e posso te dizer que em pleno dia estavamos a tremer o queixo como se fosse em pleno inverno :D

Teu amigo vai ficar a acampar lá até quando? É porque a partir de 4 feira temos aqui no arquipélago mau tempo, e não é nada aconselhável estar acampando na montanha do Pico ou em outras montanhas mais altas dos Açores quando estão previstos para os próximos dias ventos fortes e chuvas fortes. Cautela quanto a isso! Eu próprio já passei um mau bocado por causa disso também nessas circunstâncias...

Em relação ao dia de hoje estivemos com períodos de chuva todo o dia que apesar de fraca é contínua e persistente. Inclusivé agora mesmo está chovendo de novo em S. Miguel. :rain:

Neste momento sigo com uma t. max de 16 º C e humidade rel. nos 96 %

Saudações e boas noites!

7. icewoman

icewoman
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Dez 2009
    Local:
    funchal

8. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Boas Azor o meu colega vai la estar só esta noite, amanha pela manha desce, ele quando foi para la eu avisei-o que a Nadine era capaz de regressar e temos estado em contacto, e sábado disse-lhe que a partir de quarta era para esquecer a subida e ele subiu hoje.

9. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Melhor assim.
    É que com ventos fortes nas serras açorianas é meio caminho andado para irem ver a lua mais cedo...
    Ele subiu sozinho ou com guia?

10. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Bom dia,

já começaram os avisos do IM para a NADINE

quanto a nadine, acho que a principal preocupação vai ser a ondulação...ondas do quadrante Sul são sempre de "colocar as mãos à cabeça"
    Por aqui sol entre nuvens, vento calmo, temperatura de 22ºC e com a ilha do pico bem visível...
    um agradável dia de outono...

11. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:

Subiu com a namorada, no ano passado subimos com guia, amigo nosso que nos convidou para passar férias na casa dele e levou-nos la a cima e ele em Outubro veio ter conosco a Serra da Estrela e fisemos la umas quantas caminhadas, foi tipo um intercambio :) ele é o Renato Goulart um guia muito conhecido na Madalena.

12. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Bom dia,

Como são muitos os que visitam este fórum, vou colocar também aqui no fórum, todas (pelo menos as que eu souber...) as notas informativas lançadas pelo SRBPCA e/ou pelo IM sobre a tempestade tropical que se está aproximar do grupo central...
    deixo já aqui mais uma...

Por enquanto o tempo por aqui está calmo, não se faz sentir qualquer vento, o sol espreita entre as nuvens (raramente)....

sei que o plano municipal de emergência já foi ativado para quinta feira....
    Reparo que por parte da população, em geral, está tentar informar-se sobre a TS nadine, estando algumas a reforçar portas e janelas....
    Algumas embarcações já não estão no mar....mas o KamiKaze de ver isso melhor do que eu...

vou acompanhar o evoluir da situação e sempre que seja necessário estarei por aqui para dar novidades

13. marcopaulo

marcopaulo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    14 Set 2012
    Local:
    Horta - Faial - Açores
    Boa tarde,

Por aqui céu nublado, vento moderado de Sul e a pouco começou a chover.

Temperatura do ar: 21ºC
    Humidade: 83%

14. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    A Nadine neste momento perdeu quase toda a convecção e estrutura centrais....de acordo com os modelos deverá começar a interagir com uma região frontal nas proximas 18-24h.

A Nadine deverá passar entre o grupo ocidental e o grupo central nesta proxima madrugada, já com uma estrutura sinoptica em onda e uma circulação alongada no sentido W-E.
    No extremo leste desta onda a circulação interagirá com o anticiclone situado no Atlantico leste, e o gradiente de pressão deverá ser suficiente para gerar ventos fortes e continuados de SE rodando para SW, com rajadas acima dos 100km.h especialmente se houver alguma ocasional explosão convectiva.

Portanto os grupos central e oriental deverão ser os mais afectados pelo vento.

No Grupo ocidental pelo contrario esperam-se ventos em geral fracos a moderados e variaveis tal como bastante chuva associada ao ponto de interacção entre a frente e o que resta da circulação da Nadine.

::::::::::::::

Para o resto do dia de 5f e durante 6f/sab varios nucleos de vorticidade associados á ingestão de bolsas de ar tropical deverão cruzar todo o arquipelago.
    Estas bolsas de ar instavel serão ainda mais desestabilizadas pelos processos de frontogenese associados á advecção de ar frio em todos os niveis a oeste, e á presença de um forte jet e divergencia na média e alta troposfera, assim como convergencia abaixo dos 700hpa.

Espera-se assim que em toda a região o vento vire para o quandrante sul, tornando-se moderado por vezes forte com rajadas até 80-100km.h, chuva e trovoada por vezes fortes e a possibilidade de grandes quantidades de precipitação orografica nas ilhas de maior relevo, a somar á precipitação de origem convectiva e estratiforme.
    O mar tambem estará bastante revolto, primeiro com ondulação do quandrante S/SW que depois rodará para W/WSW.

Devido a este padrão nos proximos 3 dias, e ao historico de precipitação/vento intensos que as ilhas sofreram nas ultimas 6 semanas, lanço o aviso laranja no tópico.

15. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Formação muito interessante na webcam do Faial!

Partilhar esta Página