Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O mapa de fundo pifou mas até que se vê melhor os raios :D

3KbLAPt.gif


cSZPOsp.png
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Não é só isso. Há outro tipo de mobilidade. Podes apanhar o comboio para ver seja lá o que for ou um avião de baixo custo para dar uma escapadela qualquer.

Vivi 9 meses em Braga. Vi mais trovoada em 2 ou 3 dias do que nos Açores em vários anos consecutivos. O tempo é mais seco por isso dá para ver os raios.

Noutra altura apanhei uma brutal granizada que até foi preciso abrigar. É outra realidade. Cada local com as suas especificidades.

Os Açores estão num limbo. Se estivessem mais a norte apanham aquelas brutais ciclogéneses oceânicas. Mas a sul apanhavam com o anticiclone o ano todo e eram secos como um bacalhau. Mais a leste e tinham um clima parecido à Madeira/Canárias. Mais a oeste teriam certamente mais eventos convectivos (como as Bermudas têm frequentemente).

Enfim, é o que há. Se pudesse ancorava estes calhaus noutras águas mas não é possível :D
Por exemplo, ir à Serra da Estrela é uma ótima opção, e haverá quase sempre neve... espero eu ehehe
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fazendo o balanço da passagem da frente aqui pela minha zona, portanto, a pressão mínima registada foi de 1010Hpa, o total de precipitação de 14mm aproximadamente, a rajada maxima foi de 42km/h de W. inicialmente suspeitei de downburst, pois veio associada a uma forte chuvada e trovoada.
Como podem ver, houve um pique na intensidade da rajada.
6bc51cb9771285c872b3d19ded302706.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Eheh espero apanhar uma daquelas quedas de granizo que por vezes faz em Lisboa. Por isso já ficaria contente! Tem feito temperatutas muito díspares para quem está habituado aos Açores... de tarde podemos apanhar 34 (e à noite desce aos 20), ou 20 e tal de dia (e descer rapidamente a partir das 20 horas e atingir 13 durante a noite). Resumindo, quando saio de casa nunca sei se levo casaco e tenho de o carregar durante o dia, ou se prefiro apanhar frio de manhã :D Já me valeu uma constipaçao.
Obrigado!

Cumps
Eu que nasci em Lisboa também sofro do mesmo. É o normal. :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Depois de ter ouvido alguns trovões longínquos de madrugada, a frente perdeu muita intensidade.

Em suma, foi uma pequena desilusão.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Traduzindo, parece haver condições favoráveis à ocorrência de eventos tornádicos de fraca intensidade no G. Oriental (com especial ênfase a sul das ilhas, no mar, e eventualmente em Sta. Maria). Isto estará dependente da formação de células convectivas significativas (e aí reside o problema). O aviso é arriscado especialmente à duração, extensão e tipologia do fenómeno (frente e funil), bem como o relativo isolamento e pouca população das ilhas.

Há alguma atividade elétrica ao largo de Sta. Maria mas não deve dar em nada. Fica para uma próxima :rolleyes:

Por esta altura, e de acordo com a NOAA, a depressão deve estar a chegar à força de furacão.

8qGruNI.jpg
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mais uma intensa ciclogénese:

SVaqCzf.gif


7oxS7rA.jpg


O GFS sugere que chuva forte pode ocorrer. O cisalhamento não deverá ser intenso o suficiente para gerar tempo severo.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
WJYdSdll.jpg


À vista está a mancha nebulosa que deverá trazer condições meteorológicas ainda incertas mas tendencialmente chuvosas daqui a +-3 dias. É uma região depressionária formada por 2 núcleos. O da direita está encoberto pela nebulosidade do da esquerda.

6aAo9G1.gif


Ainda é cedo para mais detalhes. Amanhã já deverá haver informações suficientes para dar uns palpites.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa
W

Windmill

E eu aqui na Graciosa contentando me com "migalhas" desde o verão...
Acho que vou me mudar para São Miguel, já que aqui pelo grupo central nem com rezas vem alguma chuva de jeito. :disgust:

Por falar em chuva, será que é dessa que vem o Outono???:hmm: