Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016



W

Windmill

Aqui há pouco foi um festival de trovadas pela Graciosa .
A chuva nem é assim tanta... pelo menos por enquanto. Apenas aguaceiros, uns mais expressivos que outros e muita escuridão no céu.

Actualizaçáo: Agora carrega bem!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Os diferenciais térmicos do GFS não parecem ser muito favoráveis nos primeiros 1.5 kms (o WRF mostra um tefigrama favorável mas a saída é das 00). Contudo, e em geral, acho que há condições favoráveis à ocorrência de trovadas.

Confirma-se:

UnKYEfA.gif


Ainda assim tem feito algumas trovoadas. A zona de intensa convecção acabou por passar no canal...

yVuUtdK.png


... mas no G. Ocidental não faltou chuva. Pelo satélite parece-me que está a haver alguma chuva (ou pelo menos formação de nebulosidade) orográfica no GC e em S. Miguel.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Em PDL há pouco ocorreram algumas rajadas de vento mais fortes e um aguaceiro fraco a moderado.

Por esta altura a depressão está a atingir/já atingiu a sua pressão mínima. Daqui a +-2/3 dias deverá afetar o continente um pouco mais enfraquecida.

PKSpJpU.jpg


P0crJBMl.jpg


Por sua vez, a depressão em altitude já está a sul do arquipélago. Nos próximos dias deverá mover-se lentamente para sul.

lDi2MvD.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
a atividade eletrica tem vindo a reduzir significativamente ao largo dos Açores... Para já essa atividade resumiu-se ao grupo Ocidental e Central, não havendo registo no wwnll de DE's no grupo Oriental.
Movie_of_Lightning_in_Americas_BIG.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
boas alguém sabe se vai mesmo chover no Funchal este Domingo é que a previsão de meteogramas prevê chuva mas tendo em conta que ainda faltam uns dias a previsão com mais de 3 dias é muito incerta.
Acabaste de fazer a pergunta e dar a resposta ao mesmo tempo... :) tudo o que é superior a 3 dias é muito provável que altere, logo, lá para quinta-feira já se terá uma melhor ideia. Para além que os modelos nesta altura do ano estão a falhar a médio prazo terrivelmente...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk