Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2011

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
IJV: Eu acho que este atraso da chegada da instabilidade na Madeira é porque a alta pressão que se encontra no Norte de Europa se esta deslocando um pouco mais para oeste, e esta criar um pouco de bloqueio ou a travar um pouco a baixa pressão que se esta a formar entre os Açores e Madeira que esta preste de entrar numa fase de enchimento. E esta retardar a estruturação da futura baixa pressão.
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
IJV: Eu acho que este atraso da chegada da instabilidade na Madeira é porque a alta pressão que se encontra no Norte de Europa se esta deslocando um pouco mais para oeste, e esta criar um pouco de bloqueio ou a travar um pouco a baixa pressão que se esta a formar entre os Açores e Madeira que esta preste de entrar numa fase de enchimento. E esta retardar a estruturação da futura baixa pressão.

Isso quer dizer que pode chegar mais debilitada á Madeira.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Penso que lá vai ir todo a precipitação prevista, se chover só será na zona oeste da ilha, a Alta pressão esta ganhar a batalha... vamos ver as próximas 6h, só novidades e certezas no run das 00h ou 06h de amanha. Parece que vamos a ver navios a passar ao largo da Madeira.:eek:

alex podes me dizer onde estas a acompanhar isso. é queja estive no eumesat
e nao vejo nada de precipitação
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
o IM acabou de colocar a madeira em alerta laranja


Laranja Precipitação Chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes e acompanhados de trovoada.
Válido entre 2011-10-01 03:00:00 e 2011-10-01 16:59:59 (hora UTC)
Amarelo Precipitação Periodos de chuva, temporariamente forte.
Válido entre 2011-09-30 22:00:00 e 2011-10-01 02:59:59 (hora UTC)
 

Attachments

  • Sem Título.png
    Sem Título.png
    34.4 KB · Visto: 21

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
alex podes me dizer onde estas a acompanhar isso. é queja estive no eumesat
e nao vejo nada de precipitação

Boa noite, estou a ver sat24, eumetsat, noaa, o comportamento desta banda de nuvens, a ver se se formava uma espécie de cut-off mas parece difícil com esta situação actual, por isso penso que a precipitação passará nas próximas horas ao largo da Madeira.

Estou a tentar a procura da 5ª pata do gato e nada... modelos e avisos parece que não se vai a concretizar...
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
o IM acabou de colocar a madeira em alerta laranja


Laranja Precipitação Chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes e acompanhados de trovoada.
Válido entre 2011-10-01 03:00:00 e 2011-10-01 16:59:59 (hora UTC)
Amarelo Precipitação Periodos de chuva, temporariamente forte.
Válido entre 2011-09-30 22:00:00 e 2011-10-01 02:59:59 (hora UTC)

Não sei o que te diga com esses avisos, pela visão do satalite não vislumbro tal grandeza, mas pronto sempre existem surpresas :huh: já estou confuso!!! com tantas discrepâncias, mas ficarei a ver as imagens de satelite a ver se vejo o tal que mereça o tal aviso. Pode ser que estejam a tomar em consideração chuvas orográficas... sinceramente não sei em que se baseiam..Pode ser surgimento de células associadas a frente. Vejo que esta frente se esta alimentar de ar frio que provém a Norte dos açores e de o ar quente das latitudes mais tropicias, tem ingredientes perfeitos para instabilidade atmosferica.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa noite , ijv realemente já analisei quase todos os modelos que tenho conhecimento e nao vejo nada que mereça o aviso laranja...

até houve muitos que retiraram a maior parte da precipitação!!! jánao percebo nada