Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

na minha opinião, atenção que não percebo muito disto, isto é uma "briga" entre o anticiclone e a depressão, em que os Açores estão no meio dessa briga, neste momento a depressão ganha, estando situada sobre os Açores, e ao que parece nos próximos dias assim continuará, desenvolvendo as linhas de instabilidade que irão atravessar algumas das ilhas deste arquipélago.
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

Daqui de S. Miguel reporto trovoada no mar, visível e audível em terra. Até os cães ladram :lol:

Kamikaze penso que a baixa está estacionária no arquipélago. O Anticiclone está a norte e a leste dos Açores. Quando elas estacionam em cima do arquipélago, (o que costuma ser por vezes frequente) há que ter alguma atenção com a formação de alguns núcleos convectivos mais activos, que é o que estou a ver agora pelo EUMETSAT. Dá-me a sensação que está se a formar várias células. O que é certo é que a previsão para os dois grupos (oriental e central) é de "águaria" com trovoada.

Ela já cá canta pelo grupo oriental e a chuva deve de estar por segundos, minutos, horas...

Cumps
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
boa noite,

na minha opinião, atenção que não percebo muito disto, isto é uma "briga" entre o anticiclone e a depressão, em que os Açores estão no meio dessa briga, neste momento a depressão ganha, estando situada sobre os Açores, e ao que parece nos próximos dias assim continuará, desenvolvendo as linhas de instabilidade que irão atravessar algumas das ilhas deste arquipélago.

Mas não me parece que a depressão esteja a ganhar em toda a linha, já que as células convectivas estão localizadas ligeiramente a sul do arquipélago (estimativa da imagem de satélite, dado que, falta um radar:angry:).

Resta saber, por quanto tempo será assim... Ou seja, "vamos escapar entre os pingos da chuva".


Boa noite

Daqui de S. Miguel reporto trovoada no mar, visível e audível em terra. Até os cães ladram :lol:

Kamikaze penso que a baixa está estacionária no arquipélago. O Anticiclone está a norte e a leste dos Açores. Quando elas estacionam em cima do arquipélago, (o que costuma ser por vezes frequente) há que ter alguma atenção com a formação de alguns núcleos convectivos mais activos, que é o que estou a ver agora pelo EUMETSAT. Dá-me a sensação que está se a formar várias células. O que é certo é que a previsão para os dois grupos (oriental e central) é de "águaria" com trovoada.

Ela já cá canta pelo grupo oriental e a chuva deve de estar por segundos, minutos, horas...

Cumps

É exactamente a sensação que tenho.

Cumprimentos aos dois, :cheers:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mas não me parece que a depressão esteja a ganhar em toda a linha, já que as células convectivas estão localizadas ligeiramente a sul do arquipélago (estimativa da imagem de satélite, dado que, falta um radar:angry:).

Resta saber, por quanto tempo será assim... Ou seja, "vamos escapar entre os pingos da chuva".

Sim estão ligeiramente a sul do arquipélago, mas a deslocarem-se de sueste/leste para oeste no sentido da circulação do sistema, ou seja da direita para a esquerda, o que vai afectar as ilhas.

Continuo com trovoada por cá

Abraço e saudações açorianas!
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Depois de ler os vossos relatos, fui a uma varanda averiguar e posso confirmar que, na costa sul/sueste, vejo relâmpagos por cima do mar com bastante vigor e cada vez mais frequentes. Não ouvi nada, mas o som pode estar a ser abafado pelo som do mar alteroso. Efectivamente, também já ouvi alguns cães ladrarem nas redondezas (eles pressentem bem melhor que nós).

Já choveu também, apesar do céu não estar muito nublado ou fechado. O vento apresenta-se moderado de leste (isto a "olhómetro").
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bom dia!

Hoje aqui na Lagoa o céu está muito nublado e o vento está de leste a rondar os 9 km/h.

Temperatura do ar: 22ºC
Humidade: 86%

c10Bv.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O tempo por aqui está bem diferente! Neste momento está sol :shocking:

Não entendo a admiração :huh: É normalíssimo fazer-se diferentes estados de tempo numa só ilha.

Até na Graciosa, Flores, e Santa Maria isso acontece quanto mais aqui em S. Miguel que é a maior ilha.

Se vires aqui na imagem, há uma célula que está a formar-se e a aproximar se do grupo Oriental, se bem que neste momento é a parte oeste de S. Miguel que está apanhar com chuva já que na restante ilha a chuva ainda está para vir ;) Santa Maria também já deve de estar sob carga de água.




Cumps!
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Não entendo a admiração :huh: É normalíssimo fazer-se diferentes estados de tempo numa só ilha.

Até na Graciosa, Flores, e Santa Maria isso acontece quanto mais aqui em S. Miguel que é a maior ilha.

Se vires aqui na imagem, há uma célula que está a formar-se e a aproximar se do grupo Oriental, se bem que neste momento é a parte oeste de S. Miguel que está apanhar com chuva já que na restante ilha a chuva ainda está para vir ;) Santa Maria também já deve de estar sob carga de água.



Cumps!

Admiração... eu!? Eu sei que isto já e frequente por cá, pois só num dia já vi três estados de tempo diferentes em diferentes lugares (só coloquei o smile porque gosto de smiles em tudo o que é mensagens) :p

Bem que venha a chuva então, desde que não faça estragos tudo bem ;)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Admiração... eu!? Eu sei que isto já e frequente por cá, pois só num dia já vi três estados de tempo diferentes em diferentes lugares (só coloquei o smile porque gosto de smiles em tudo o que é mensagens) :p

Bem que venha a chuva então, desde que não faça estragos tudo bem ;)

Colega, vai acompanhando por aqui : http://www.meteogalicia.es/observacion/satelite/sateliteDiaActual.action?tipo=infravermella_cor

Ou por aqui: http://www.eumetsat.int/Home/index.htm


Por agora a chuva continua e o céu está negro de trovoada.

Cumprimentos!
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Zdrastvuyte,

Por aqui o céu apresenta-se muito nublado (tendo estado por alguns momentos encoberto) e chove alguns pingos grossos. Pouca coisa.
O vento sopra de forma moderada do quadrante de leste.

Ao acordar, ainda eram visíveis, a sul, violentas exalações de grande beleza, mas inaudíveis. Consegui, inclusivamente, vislumbrar um raio a traçar a sua rota das nuvens até ao mar.

O MPE (Multi-Sensor Precipitation) do Eumetsat ficou sem mostrar qualquer precipitação desde esta madrugada e só, salvo erro, pelas 11 da manhã voltou a funcionar.

O Instituto de Meteorologia voltou a emitir avisos.

Amarelo para os Grupos Central e Ocidental relativamente a chuva forte e trovoada. Não há qualquer aviso para o Grupo Oriental, o que acho uma perfeita parvoíce, mas eles é que são os experts...:unsure:

Dasvidaniya,

Edit: Neste preciso momento começa a chover intensamente.