Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A partir de certa altura ignorem modelos, passa-se a modo de nowcasting, modelos são só para dar uma ideia inicial e geral do que pode vir aí, modelos são notoriamente maus em vastas superfícies oceânicas aonde não há sondagens, não é por acaso que quando há furacões tem que fazer voos de reconhecimento a semear sondas por todo o lado para alimentar modelos.

Está pujante de facto, mas se repararem, a parte mesmo activa ainda está a alguma distância, o resto são nuvens altas geradas lá.
De qualquer forma é para ir acompanhando com atenção o movimento lento da parte mais activa.

pKtzbl5.gif
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
A última hora está praticamente sem DE's... E o RDT para já só mostra células a dissipar um pequeno desenvolvimento vertical muito a sul do arquipélago... Ou seja, para já tudo pacífico... Não quer dizer que este cenário mude dentro de algumas horas....
Mas os modelos estão a dar-se mal na generalidade... Espero que tenhas razão, mas já estou farto de levar "tampas" dos modelos estes dias lolololol
Talvez esteja a ser um pouco otimista de mais eheheh... mas onde houver uma célula duradoura destas, há tempestade violenta!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
491
Local
Angra do Heroísmo
Boa noite.

Sigo com vento moderado com algumas rajadas fortes, chuva fraca.

Seguirei atentamente a situação amanhã, mas devido à minha escassez de conhecimentos a nível de previsão limitar-me-ei a ler as vossas publicações e a informar sobre o estado do tempo aqui em Angra do Heroismo

Aproveito também para dar as boas vindas ao Bruno Amaral, sempre bom aumentar a comunidade açoriana aqui neste fórum.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Começa a chover aqui, (pouco), pelo RDT uma célula de desenvolvendo rápido firmou-se há pouco bem perto do Faial... Possivelmente esta chuva deverá estar associada.
Nota para o vento, está a aumentar bem!! Deve andar entre os 40/50km/h com rajadas... Não disponibilizo as leituras da minha estação, porque com este quadrante são totalmente influenciadas pelas casas.... Mesmo assim já passou os 35kmh...
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bom dia!
Tenho acompanhado a situação ao longo da noite e verifico que, nas próximas horas, o grupo central será afetado de maneira violenta por uma célula em formação desde há 2 horas. Este grupo será afetado pelo núcleo depressionário, o qual tem movimentos ascendentes extremamente intensos, pontualmente, condições para convecção bastante favoráveis, e um diferencial de humidade em altitude com a sua borda significativo. Desta mistura explosiva espero ver, até às 15h de hoje, uma célula de grandes dimensões, cuja base irá passar, de acordo com a última atualização, por cima do grupo central. Devido a esta situação espero chuva pontualmente forte e trovoadas, por vezes intensas junto ao núcleo da depressão.
Quanto ao grupo oriental, também deverá ser afetado por aguaceiros/chuva fortes, com trovoadas pontualmente também, mais para a noite, embora a distância temporal exija esperar por mais atualizações de modelos.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985