No Zero Hora falam em ciclone extra-tropical... em temperaturas negativas nas serras do Rio Grande do Sul (1000mt).
«Com um frio de inverno, mas céu limpo e ensolarado, os gaúchos começaram o feriado de 20 de setembro se despedindo de cinco dias de intempéries climáticas que espalharam destruição e mortes pelo Rio Grande do Sul.
Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas durante a madrugada em todo o Estado, que teve mínimas na faixa dos 5°C aos 6°C em boa parte das cidades monitoradas por estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da RBS. A temperatura mais baixa foi registrada em São José dos Ausentes, com 2,3°C, mas o vento fez a sensação térmica cair para -7,1°C no município dos Campos de Cima da Serra.
Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos
Vacaria, com -2,4°C, Canguçu, com -1,2°C, e Canela, com -0,1°C, também registraram sensações térmicas negativas. Em Porto Alegre, a sensação chegou a 4°C, para uma temperatura mínima de 11,5°C, até as 7h.
O ciclone extratropical atuando em alto-mar, entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, que na quarta-feira provocou ventos de 120 km/h no Estado (e de até 160 km/h no Uruguai), ainda soprava com intensidade no início da madrugada, quando houve registro de rajadas de 85 km/h em São José dos Ausentes, de 80 km/h, em Canguçu e Rio Grande, e de 75 km/h, em Tramandaí. Nas primeiras horas, no entanto, a força do vento havia caído bastante e a tendência é de que pare até o meio-dia.
Mesmo com sol e o ar seco, a temperatura não deve subir muito à tarde. A máxima ficará na faixa dos 20°C. Depois das 17h, os termômetros voltam a cair rapidamente e a próxima madrugada também deve ser fria, com temperaturas na faixa dos 2°C no oeste do Estado. No sábado, o primeiro dia da primavera, pode ocorrer a formação de geada.»
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/g...-a-7-1c-em-sao-jose-dos-ausentes-3891753.html