Seguimento América Central, Sul e Caraíbas - 2014

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
O nordeste do Brasil viveu durante 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, enquanto a Argentina teve o segundo ano mais quente desde que as estatísticas começaram a ser recolhidas em 1961, segundo anunciou nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Estes dados surgem da Declaração sobre o Estado do Clima de 2013, elaborada pela OMM, e que contém detalhes sobre precipitações, inundações, secas, ciclones tropicais, coberturas de gelo e o nível do mar em escala regional.

As temperaturas na América do Sul estiveram dominadas pelo calor na maior parte do continente, revela o relatório, que especifica, no entanto, que houve exceções nesta tendência no noroeste do continente, com temperaturas mais baixas do que a média.

O nordeste do Brasil, conhecido por ser um dos lugares mais secos do todo o continente, viu este fenômeno se agravar consideravelmente no ano passado.

Este fenômeno infelizmente foi seguido por uma seca permanente da zona amazônica na década de 2001 a 2010, a pior dos últimos 50 anos, especificou a OMM.

O organismo destaca que o planalto brasileiro sofreu o maior déficit de chuva desde 1979, o que levou a investimentos que superaram os US$ 8 bilhões.

Na Argentina, um período extremamente cálido de outubro a dezembro, incluindo o dezembro mais quente desde que são compiladas estatísticas, contribuiu para que 2013 fora o segundo ano mais caloroso (após 2012) desde que se têm dados.

O centro e o norte da Argentina sofreram com a onda de calor mais intensa desde 1987.

Outro dos fenômenos extremos que a Argentina sofreu em 2013 foram as inundações da cidade de La Plata, que causaram 50 mortes.

Em 2 de abril de 2013, La Plata recebeu 300 milímetros de chuva em apenas três horas, precipitações que inundaram a cidade e se transformaram em um dos piores desastres meteorológicos da história do país.

O relatório lembra que muitos estados do Brasil também sofreram com intensas chuvas durante dezembro e que sete cidades alcançaram recordes.

Por exemplo, a cidade de Aimorés, no sudeste, recebeu quatro vezes a chuva média que é registrada normalmente em dezembro.

Em nível global, o relatório revela que o ano 2013 foi, junto com 2007, o sexto ano mais caloroso desde meados do século XIX, quando começou o registro moderno de temperaturas.

O organismo -que antecipou esta informação em fevereiro- considera que este dado é uma confirmação a mais da mudança climática.

Tanto em 2013 como em 2007, as temperaturas da superfície do oceano e da terra foram superiores em 0,50 graus centígrados à média de 1961 a 1990, e 0,03 graus centígrados mais altas do que a média da década mais recente (2001-2010).

Deixando sem argumentos os que ainda rebatem o fenômeno da mudança climática, a OMM precisou que 13 dos 14 anos mais quentes dos que se têm dados ocorreram no século XXI.

Os anos mais quentes de todos foram 2005 e 2010, com temperaturas mundiais superiores em 0,55 graus centígrados à média a longo prazo.

Em 2013, as temperaturas altas mais extremas foram registradas na Austrália, que viveu o ano mais caloroso que se tem registro.

http://noticias.terra.com.br/cienci...3ccfb5102afe4410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
 


Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Fortes chuvas provocaram inundações em algumas províncias da Argentina.
Autoridades locais informaram que mais de 1.300 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e várias construções foram parcialmente inundadas.
Rodovias que cortam a região também ficaram alagadas impedindo o tráfego de pessoas pela região.
As chuvas fortes afetam também o Uruguai.

Província de Neuquén na Argentina.

FiZUtnw.jpg


qOUOzSt.jpg


o1TYpPz.jpg


(Crédito das imagens: @agustinburgos11 – @RDarioNqn – Reprodução/MinutoUno – Daniel Marquez – Nico Tamborindegui – Diego Carrera)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Tornado provoca destruição em Santa Rita, Paraguai.
EwaOTml.jpg


Algo inesperado atingiu o município de Santa Rita no Paraguai, na tarde desta sexta-feira (11). Um tornado passou pela cidade e destruiu casas e plantações e arrancou árvores.

A área mais atingida foi o bairro Buen Jesus, conhecido como “Curva de la Potencia” e o bairro 14 de Mayo.

A família mais atingida foi a de Arcenio Mderns, de 63 anos de idade, mais conhecido como “Canhoto”. Ele teve sua casa inteiramente destruída. Catarina Da Silva de 57 anos, reside no local há 35 anos e disse que nunca viu algo igual.

Próximo da casa que foi destruída, existem outras duas moradas, onde vivem 16 pessoas, que por sorte não tiveram suas residências afetadas pelo tornado.

Apesar dos estragos, nenhuma pessoa se feriu.

Canhoto disse que não se feriu porque no momento que que o tornado passou por sua casa, ele estava a cerca de 600 metros da residência, recolhendo uma vaca, o que evitou que ele fosse atingido pelos destroços. Ele disse que teve que se segurar em uma árvore para não ser levado pelo vento.

http://www.correiodolago.com.br/noticias.php?id=685598
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Paraguai

Inundações causadas por chuvas torrenciais forçaram a evacuação de 200 mil pessoas que vivem perto dos rios Paraguai e Paraná.
O governador do estado paraguaio de Ñeembucú disse que as chuvas destruíram plantações, inundou casas e bloqueou estradas.

Acumulados de chuva das últimas 24 horas
aIit4bj.jpg
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Enchente deixa mais de 1.200 pessoas desabrigadas em El Soberbio, Misiones, Argentina

A chuva muito volumosa que atingiu o extremo nordeste da Argentina, na fronteira com o Rio Grande do Sul, nas últimas 72 horas, provocou inundações no município argentino de El Soberbio, na província de Misiones.

De acordo com autoridades locais, 400 famílias, cerca de 1.200 pessoas ficaram desabrigadas. A enchente invadiu casas, prédios públicos, templos religiosos e estabelecimentos comerciais provocando grande destruição.

2h7doj4.jpg


2a8ouub.jpg


Crédito da imagem: Reprodução/Misiones Online
Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia