Seguimento América do Norte - 2008

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
EUA: Dezenas de milhares de desabrigados por inundações nos estados de Arkansas e Ohio

Dezenas de milhares de pessoas do Arkansas ao Ohio encontram-se em albergues ou lutam para proteger as suas casas das inundações após temporais com fortes chuvas que causaram pelo menos 16 mortos, informaram hoje as autoridades. O Serviço Meteorológico Nacional indica que temporais de Inverno tardios poderão fazer acumular até 37 centímetros de neve em algumas regiões do Médio Oeste, estando hoje a cruzar o vale do rio Ohio.
A previsão meteorológica anuncia mais chuvas e possíveis nevões no Estado de Misuri, onde pelo menos 70 condados registaram inundações esta semana. As autoridades de Misuri esperam que o rio Meramec atinja hoje o nível de 12 metros, isto é, mais de sete metros acima do seu nível habitual, e a população que reside perto do rio esperam que o dique construído recentemente passe com êxito na sua primeira prova.
Os habitantes de vastas regiões no Misuri, Arkansas e Ohio combateram durante quatro dias contra rios que transbordaram e sexta-feira enfrentaram outra arremetida de nevões no Médio Oeste que obrigou ao cancelamento de numerosos voos nos aeroportos de Milwaukee e Madison (as duas cidades do Estado de Wisconsin). A neve também levou à anulação de mais de 450 voos e atrasou outros no Aeroporto Internacional O`Hare, de Chicago, que é um dos de maior tráfego aéreo do mundo.
No Sul de Wisconsin, a acumulação de neve excedeu os 30 centímetros e uma quantidade semelhante cobriu áreas do sudeste de Minnesota. Na região sul de Misuri, a ruptura de vários diques permitiu o transbordo de rios e canais e as autoridades tiveram de resgatar habitantes de mais de 200 casas e de 13 empresas em algumas localidades a leste de Cape Girardeau.
Inúmeros rios ultrapassaram os seus leitos e inundaram residências e centros comerciais desde o norte do Texas até Ohio, em alguns casos após fortes tormentas de neve que já tinham deixado o solo saturado.

© 2008 LUSA
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Tornados matam pelos menos 19 pessoas nos EUA

O Oklahoma e o Missouri, nos EUA, foram violentamente atingidos por uma série de tornados que vitimaram pelos menos 19 pessoas. Há ainda registo de vários feridos.

O cenário é devastador em várias zonas destes Estados norte-americanos. Os tornados tocam o chão e destroem tudo por onde passam.

Dez pessoas morreram de uma só vez quando um “twister” atingiu Seneca, na fronteira do Oklahoma.

As imagens televisivas mostram edifícios completamente destruídos e casas que simplesmente desapareceram.

As tempestades permaneceram activas durante a noite de sábado para domingo, deslocando-se para Este.

A 5 de Fevereiro, no Arkansas, 13 pessoas morreram devido a tornados e outras sete perderam a vida pela mesma razão a 2 de Maio. Desde então o tempo tem estado bastante instável na região, com temperaturas abaixo do normal e chuva persistente.

Fonte: RTP
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Três mortos e centenas evacuados devido a tempestades e inundações

inundacoes.jpg

Video

O centro-oeste dos Estados Unidos foram alvo de tempestades e inundações que causaram pelo menos três mortos, dezenas de feridos, e obrigaram à evacuação de centenas de pessoas. Vinte e nove mil casas ficaram sem luz e pelo menos uma pessoa ficou ferida a sul da cidade de Chicago, no Estado de Illinois, após uma zona de quintas e súburbios ter sido varrida por um tornado que destruiu postes de electricidade, árvores e telhados de edifícios. Outros pontos do Estado de Illinois sofreram a influência de outras tempestades embora de menor intensidade.
Winconsin, Estado vizinho do de Illinois viu um tornado e a queda de granizo causar vários feridos e provocar vários danos materiais. O governo do Indiana viu-se obrigado a declarar o Estado de emergência em 21 condados e a pedir à Guarda Costeira da região dos Grandes Lagos auxílio para as operações de evacuação de várias centenas de pessoas bloqueadas pelas inundações que se fizeram sentir. No Estado do Indiana, as inundações chegaram a ameaçar barragens, alagaram auto-estradas e obrigaram as autoridades a proceder a inúmeras evacuações, nas quais as mais graves foram 250 doentes e pessoal médico do hospital "Columbus", a sul da capital do Estado, Indianapolis. Em Morgan foram também evacuados pelas forças de socorro cerca de 150 residentes de um lar inundado.
O Departamento de Segurança Interna de Indiana informou que uma pessoa morreu afogada numa inundação na estrada inter-estadual 70, na região ocidental do Estado, de que resultou ainda no desaparecimento de uma outra pessoa. A norte, no Michigan, dois paquetes do jornal "The Grand Rapids Press" morreram afogados quando o seu carro caiu a um rio que destruiu a estrada em que circulavam.
Diversas estradas e auto-estradas estão cortadas, e por todo o Estado do Michigan registaram-se evacuações de habitantes, nomeadamente em Seymour, onde cem pessoas tiveram de ser retiradas e levadas para um local seguro devido à subida das águas do rio White, de acordo com a Associated Press. Na zona do lago Prince, as barragens encontram-se ameaçadas devido à subida do nível das águas, ameaçando a cidade de Nineveh. Em Vigo as autoridades retiraram das suas habitações cerca de 200 pessoas e tiveram de as transportar para outros locais.
O mau tempo vai continuar a fazer-se sentir nos Estados Unidos e o Serviço Nacional de Meteorologia colocou zonas dos Estados do Illinois e Wisconsin sob alerta para fortes tempestades.

Eduardo Caetano, RTP
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Rios transbordam e inundam cidade de Iowa causando 15 mortes



A cidade de Cedar Rapids, no estado norte-americano de Iowa, foi inundada nesta sexta-feira devido à cheia do rio, que transbordou com fortes chuvas e tornados, obrigando os moradores dessa localidade a abandonarem suas casas. Quinze pessoas já morreram vítimas das inundações e milhares foram evacuadas, segundo fontes oficiais. Os sacos de areia e os diques não foram suficientes para conter a invasão das águas.
Os prédios públicos de Cedar Rapids, principalmente a prefeitura e a biblioteca, foram invadidos pelas águas, que arrastaram pelas janelas móveis e documentos. O hospital foi evacuado, assim com a penitenciária, onde os presos tiveram tempo apenas para ser transferidos com seus colchões poucas horas antes que a água invadisse as celas. "Estamos lutando contra a inundação há dez dias", disse Bret Voorhees, porta-voz da Administração de Segurança e Emergência de Iowa. Novas tempestades devem acontecer no sábado na região, segundo meteorologistas.
Voorhees falou em 15 mortos e milhares de pessoas desabrigadas desde o início das tempestades. O desastre teve início depois da passagem de um tornado pela cidade no dia 25 de maio. Desde então, não parou de chover na região. Entre as vítimas estão quatro adolescentes, mortos na quarta-feira por um tornado em um acampamento de exploradores no oeste de Iowa. "Nove de nossos principais rios estão em níveis recorde", explicou o porta-voz à AFP.
Além disso, outras duas pessoas morreram nas inundações em Indiana, e dois funcionários morreram afogados no domingo quando seu automóvel caiu em um canal que havia transbordado, informou o Serviço Climático Americano. Outra pessoa morreu na quinta-feira, quando um tornado passou pela cidade de Chapman, no Kansas.
Em dez condados foram dadas ordens de evacuação obrigatória e 83 condados foram declarados áreas de desastre federal. "Estamos presos sem ter para onde ir," afirmou Gloria Hines, que vive a algumas quadras do local onde o rio transbordou em Cedar Rapids.
A maior enchente da história do estado de Iowa ganhou ainda mais volume nesta sexta-feira depois que as chuvas torrenciais atingiram esse estado do meio-oeste na quinta-feira, enquanto cidades localizadas mais abaixo se preparam para o pior. A Guarda Nacional foi mobilizada para auxiliar um exército de voluntários nas tarefas de resgate.

AFP
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os prejuízos das inundações no Midwest, em especial no Iowa, já ascendem quase aos 3 biliões de dólares.
Até ao momento estão já entre as 10 maiores inundações não tropicais nos EUA desde 1980.

E a situação ainda não terminou, esperam-se mais inundações nestes dias:

finalfopqg3.gif


regionalfcstimageyy4.gif

fcstlegendld0.gif
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
800 incêndios na Califórnia só esta terça-feira

Trovoadas secas muito intensas provocaram mais de 800 incêndios florestais, no Norte da Califórnia só durante esta terça-feira. Cerca de 8000 relâmpagos atingiram a vegetação, que já está muito seca, por causa da falta de chuva que se verifica na região há já dois anos.
Como, no fim-de-semana, já tinham deflagrado outros 700 fogos, a situação está num ponto crítico. O Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, reconheceu que os meios de combate estão no limite. Milhares de bombeiros e dezenas de aeronaves, incluindo aviões a jacto com grande capacidade de descarga, estão envolvidos nas operações. Mesmo assim, centenas de pessoas foram obrigadas a fugir de casas. Para piorar ainda mais a situação, prevêem-se mais trovoadas para o final da semana.

TVI
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Rio Mississipi transborda e inunda cidade do Missouri

O aumento do nível das águas do rio Mississipi após as chuvas das últimas semanas no centro dos Estados Unidos causou hoje o transbordamento de vários diques e inundou a localidade de Winfield, no Missouri, informaram as autoridades. Milhares de pessoas continuam evacuadas e dezenas de milhares de hectares de terra de cultivo continuam afetados pelas piores inundações dos últimos 15 anos, que causaram bilhões de perdas e aumentaram os temores de altas ainda mais fortes dos preços dos alimentos no mundo.
Em Winfield, uma localidade de 800 habitantes ao norte de Saint Louis, a crescida que ameaçava inundar a cidade há dias finalmente transbordou os diques e as barreiras erguidas com sacos de terra, para alagar uma área de uma centena de casas. A Guarda Nacional e o Corpo de Engenheiros do Exército abandonou as operações para colocar sacos de terra e se retirou a uma área de maior elevação devido a questões de segurança.
Espera-se que o aumento do nível do rio chegue a Saint Louis, a cidade mais importante do Missouri, na segunda-feira, embora não se acredite que os sistemas de diques e comportas instalados no local corram risco de transbordar. As autoridades indicam, no entanto, que nos últimos dias pararam as fortes tempestades registradas na zona afetada e os níveis da cheia diminuíram.
As tempestades causaram a morte de pelo menos 24 pessoas no último mês, e mais de 38 mil pessoas foram evacuadas, a maioria delas no Estado de Iowa, o mais afetado pelas inundações.

Folha Online
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Mais de 1.450 incêndios permanecem activos na Califórnia

Mais de 1.450 incêndios continuavam hoje activos no Norte e no centro da Califórnia onde 1.540 quilómetros quadrados de florestas e mato arderam em dez dias, segundo os últimos números dos bombeiros. A área ardida desde 20 de Junho equivale a duas vezes a da cidade de Nova Iorque. Não há vítimas a lamentar, mas 29 residências, uma loja e outras 21 estruturas ficaram destruídas.
"Centenas de incêndios continuam activos e fora de qualquer controlo mas centenas de outros foram dominados. Continuamos a trabalhar intensamente (...) e fazemos incontestavelmente progressos", declarou uma porta-voz dos bombeiros da Califórnia, Cheri Patterson. Cerca de 19.200 pessoas, entre bombeiros e militares, contribuem para o esforço de luta contra as chamas, apoiados por 1.400 camiões cisternas e uma centena de helicópteros. "Bombeiros vindos de 41 Estados" norte-americanos participam nas operações, segundo Patterson: "nunca tal se viu".
Na região de Big Sur, a 200 quilómetros a Sul de São Francisco, mais de 1.200 instalações continuavam ameaçadas. Os bombeiros esperavam hoje uma trégua com a entrada de ar marítimo carregado de humidade, segundo os medias locais. Mas a frente de fogo estava hoje a apenas 1,5 quilómetros das casas. Só três por cento deste incêndio estava dominado e a estrada da costa que liga Los Angeles a São Francisco permanecia hoje fechada.
A enfrentar uma seca pelo segundo ano consecutivo, a Califórnia, de clima mediterrânico e semi-desértico, é com frequência devastada por incêndios. Em Outubro de 2007, arderam 2.100 quilómetros quadrados no Sul do Estado: oito pessoas morreram e arderam 2.000 casas.

© 2008 LUSA
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve em Julho não dá jeito, mas é uma benção

Hoje é feriado nos Estados Unidos. Em Montana, uma das tradições é dar uma voltinha pela estrada "Going to the Sun", por meio das Montanhas Rochosas. Tradicionalmente, a estrada está aberta a partir do início de Junho, mas este ano estava coberta de neve um mês depois. Desde que há lembrança, apenas uma vez, durante a segunda Guerra Mundial, a estrada não esteve aberta para o feriado. E nunca desde aí, tão tarde como este ano. Foi preciso abri-la, com os limpa-neve...

Mas o que é uma desgraça para a economia local, por via da estrada fechada, é um maná para os agricultores da região. Está garantida água, do degelo, até seguramente ao final do Verão...

In:EcoTretas

Ihihihihi :p
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Montréal: Trombe d'eau à l'horizon

080723mtl-trombe-eau_n.jpg

Une trombe d'eau s'est formée dans la grande région de Montréal, mercredi après-midi. Le phénomène, observé à Montréal et Lanoraie, indique que la situation météorologique est instable dans la région. La trombe d'eau a provoqué des pluies diluviennes en plus de forcer Environnement Canada à émettre une alerte d'orage violent pour Montréal et Laval. L'alerte, entrée en vigueur à 13 h 25, est maintenue jusqu'à 20 h.
Le ciel s'est dégagé depuis, mais les régions du nord-est de Montréal pourraient recevoir de la grêle, de forts vents, et une tornade pourrait même se former. Un front chaud en provenance du sud apporte ces perturbations météorologiques dans la région de Montréal.

Radio-Canada.ca



This was taken in my back yard today July 23rd. It was the first time that I ever saw a twister in MOntreal, Quebec...Usualy see these in movies or hear about them on the news. All of us at work were freaked out, wondering if it was going to hit our office. At this point it was about 1000 feet from us, standing there...just dazing at it! It was beautiful to see, and also frightnening to watch as it sucked up the water from St. Laurence River. Incredible....

Jenniexotica
 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Incêndios florestais deixam um morto e 1.200 desabrigados em Los Angeles

Uma pessoa morreu em dois fortes incêndios florestais que atingiram o norte de Los Angeles (Califórnia, oeste), forçando a evacuação de 1.200 pessoas e o fechamento de estradas e escolas. O corpo de um homem, aparentemente morador de rua, foi encontrado próximo a uma rua movimentada no noroeste da cidade, indicou o prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa.
Mais de mil bombeiros ainda lutam nesta segunda-feira contra as chamas fora de controle no norte de Los Angeles (Califórnia, oeste) que forçou a evacuação de 1.200 pessoas e o fechamento de estradas e escolas. Porta-vozes dos bombeiros indicaram que o fogo atingiu a Floresta Nacional Angeles e consumiu até as 7H30 (14H30 GMT) 1.295 hectares de vegetação. Algumas rajadas dos fortes ventos de Santa Ana ainda podiam ser sentidas na área.
Uma casa, quatro estruturas e três trailers foram destruídos pelo fogo, que só teve 5% de sua extensão contida até agora, segundo as autoridades do departamento dos Bombeiros do Condado de Los Angeles. Pela manhã, a mesma fonte havia calculado que 20% já estava controlado. Três estradas importantes e quatro escolas tiveram que ser fechadas. O incêndio começou na madrugada de domingo, e sua origem ainda não foi determinada.
O estado da Califórnia (oeste) é freqüentemente cenário de incêndios florestais devido à seca, aos fortes ventos e à rápida urbanização nas zonas rurais. A última temporada dos ventos de Santa Ana, no ano passado, deixou um rastro de destruição, com incêndios que causaram oito mortes, reduziram a cinzas 2.000 casas, provocaram a evacuação de 640.000 pessoas e somou 1 bilhão de dólares em danos materiais, em um dos piores desastres da história da Califórnia.
Em junho e julho deste ano, cerca de 2.000 incêndios foram registrados na Califórnia, destruindo 3.500 km2 de área verde, segundo as autoridades.

AFP
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve no Golfo do México

Está a nevar no Golfo do México. Quem o diz é o cientista texano Bruce Richard que faz parte de um fórum internacional. A queda de neve teve início no dia 10 de Dezembro de 2008, como se observou em Houston, Texas.

Segundo os peritos da região, é um acontecimento muito raro. Realmente, nevar no Texas em Dezembro é um caso raríssimo. Aconteceu nevar com significado apenas três vezes em pouco mais de 100 anos (1895-2004).

Nevar tão cedo, a 10 de Dezembro, no Texas ainda é mais raro. O registo histórico indica outro 10 de Dezembro no ano de 1944. O mais completo registo de recordes do Texas encontra-se no WRC - Weather Research Center (Houston Snow).

Também nevou cedo no dia 13 de Dezembro de 1961. Há 47 anos! Essa queda de neve situou-se no final do Óptimo Climático Contemporâneo de 1930-1960 e no início do curto arrefecimento contemporâneo de 1960-1970.

Além desta última data, nevou em 17 de Dezembro de 1996 e em 22 de Dezembro de 1989. Datas estas um pouco distantes, mas, curiosamente, já dentro do Período Quente Contemporâneo de 1970-1998. Também nevou em 24 de Dezembro de 2004, já fora deste período.

É evidente que nenhum destes acontecimentos é consistente com a ideia – ou, vá lá, a hipótese sem comprovação – do “aquecimento global” provocado pelas emissões antropogénicas de gases com efeito de estufa.

Além do mais, fica mais uma vez demonstrada a não existência real do esquema tricelular da circulação geral da atmosfera que está embebido nos modelos informáticos do clima considerados pelo IPCC.

Um leitor assíduo, astrónomo amador, teve a amabilidade, que se agradece publicamente, de escrever hoje uma mensagem extensa da qual se destaca esta passagem que confirma a notícia obtida através da outra fonte:

«Tenho um amigo a fazer um doutoramento na Universidade de Houston. Falei hoje com ele e relatou-me uma situação invulgar: neve abundante na costa do golfo, do Texas à Louisiana. Neve costeira abaixo do paralelo 30 não deve ser um fenómeno muito frequente!» – Pedro Cotrim.

Fonte do artigo

260xStory.jpg


In: Mitos climáticos

O artigo diz tudo :D :D