Seguimento Angola 2019

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Forte temporal provoca 13 mortos na província angolana de Benguela

Pelo menos 13 pessoas morreram, entre as quais quatro crianças, e dezenas de residências ficaram danificadas na sequência de um temporal que assolou no sábado o litoral da província angolana de Benguela, noticia hoje a imprensa local.
Segundo um porta-voz da polícia, a intensa chuva atingiu sobretudo vários bairros da vila de Catumbela, destruindo casas, que soterraram várias pessoas, enquanto outras foram arrastadas pelas fortes enxurradas. Citado pelo Jornal de Angola, o administrador municipal da Catumbela, Julião de Almeida, referiu que entre os mortos estão quatro crianças, cujos corpos já foram recuperados pelas autoridades e que se encontram na morgue local. No entanto, as buscas prosseguem em todos os bairros e nas valas de drenagem que se encontram cobertas com lama e lixo.
Na cidade de Benguela, capital da província homónima, o administrador local, Carlos Guardado, indicou ter sido encontrado um corpo numa vala do bairro da Canequetela, adiantando que prosseguem também as operações de busca e salvamento. "Estamos ainda a fazer o balanço dos danos, mas já registámos 18 árvores tombadas devido ao forte vento que se fez sentir durante a noite e seis residências ficaram sem coberturas no bairro do Liro", referiu o administrador.
Carlos Guardado deu ainda conta de inúmeros amontoados de lixo e de outros resíduos depositados nalguns pontos da cidade e na própria baía, após terem sido colhidos pelas enxurradas nas encostas dos morros onde se situam os bairros mais desfavorecidos. A construção anárquica de residências precárias em zonas de risco tem sido apontada pelas autoridades locais como uma das causas para os elevados danos humanos e materiais que se registam na época de chuvas.

Diário de Notícias