Seguimento Ásia - 2008

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Um Janeiro bem frio no médio oriente.


Também no leste da Ásia


E com bastante precipitação em algumas regiões, principalmente no sul e oeste da China.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
China perdeu 10% de suas florestas devido a onda de frio e neve

Mais de 17,3 milhões de hectares de floresta na China, cerca de 10% do total no país, foram destruídos pela onda de frio e nevascas que levou o caos ao centro e sul do país. Junto com os números, divulgados neste sábado pela agência de notícias estatal "Xinhua", a Administração Estatal de Florestas advertiu que algumas florestas pouco acostumadas a baixas temperaturas, como as de bambu, ficaram "gravemente destroçadas".
Dezoito divisões administrativas do país (de um total de 30) sofreram perdas nas florestas, e nas mais afetadas até 90% das matas ficaram "arruinadas", segundo as informações. Embora a Administração não tenha apresentado números sobre perdas econômicas, relatórios anteriores da instituição estimavam os danos, no final de janeiro, em 2 500 milhões de dólares apenas no setor florestal.

O Globo
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Frio: Agora é a vez do... Vietnam! Pois é amigos, este não é definitivamente um bom ano para a Europa Ocidental.

Coldest Vietnam in 40 years, snow in the towns

(BangkokPost.com) - Ice and snow cover the Hoang Lien Son Mountain and even Sa Pa town in northern Lao Cai province of Vietnam, with outdoor temperatures around 3 degrees below zero (Celsius), local media reported.

News agencies said it was the most severe frost on Hoang Lien Son Mountain in at least 40 years - and the longest cold snap ever recorded in Vietnam.

The reports are complete with photos of snow-covered trees and brush in the northern province.

The severe and chilling cold spell has killed nearly 1,000 cows and buffalo in the province, reports said.

The record month-long cold has killed several thousand cattle across the northern provinces near southern China, particularly in highland areas, with 2,000 animals frozen in Ha Giang, nearly 1,500 in Son La and 1,000 in Lang Son, said Minister of Agriculture and Rural Development Cao Duc Phat.

The ministry’s cultivaion department director Nguyen Tri Ngoc reported that the cold had devastated more than 53,000 ha of rice and 5,000 ha of grain in 16 provinces, including Hai Duong, Thai Binh, Phu Tho, Hung Yen, Ha Nam and Haiphong City.

Mr Ngoc attributed much of the heavy losses to farmers’ negligence of the cold and the ministry’s warnings.

The record 30-day cold spell started on January 14. The previous longest cold spells lasted for 26 days in 1968 and 28 days in 1989.

http://www.bangkokpost.com/breaking_news/breakingnews.php?id=125949
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
China: Começou evacuação de 70.000 sobreviventes da zona do sismo por causa das chuvas torrenciais

Cerca de 70 mil pessoas que vivem na zona do epicentro do sismo que atingiu a China no mês passado começaram as evacuações de emergência devido ao perigo de deslizamentos provocados pelas chuvas fortes, informou hoje a imprensa estatal. Chuvas torrenciais têm atingido grande parte do leste e do sul do país na última semana, lançando um alerta de inundações do Rio das Pérolas e do Rio Yangtze que pode agravar a situação nas zonas que ficaram destruídas depois do forte sismo em Maio.
Os sobreviventes do sismo começaram a abandonar a região de Wenchuan, no sudoeste do país, no Domingo, perante a ameaça de derrocadas de rochas e lama na região montanhosa que pode resultar das chuvas torrenciais que há dez dias não param de cair no sul do país, referiu o jornal oficial Beijing News. "Wenchuan já entrou na estação das chuvas e a chuva vai enfraquecer ainda mais as zonas montanhosas enfraquecidas pelo sismo, tornando a situação ainda pior", indicou o jornal, citando fontes da região.
Wenchuan foi o epicentro do sismo de dia 12 de Maio que devastou totalmente algumas zonas da província de Sichuan, provocando a morte a 87 mil pessoas e deixando cinco milhões de pessoas sem casa. A região ficou seriamente destruída e as operações de resgate e de entrega de bens de auxílio depois do sismo foram dificultadas devido às áreas montanhosas de difícil acesso.
Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, Wenchuan deverá esperar trovoada e chuvas fortes nos próximos três dias, o que vai provocar o aumento do nível das águas dos rios ameaçando as províncias de Jiangxi, Guangxi e Guangdong, fronteira a Macau. As chuvas torrenciais que caem no sul do país há dez dias seguidos já provocaram a morte a 57 pessoas e afectaram 18 milhões de pessoas em nove províncias do sul do país, segundo informou o governo.
Mais de 1,27 milhões de pessoas abandonaram as suas casas nessas províncias, onde mais de 900 hectares de colheitas foram destruídos e os prejuízos económicos já estão avaliados em mais 10 mil milhões de renminbi (mais de 900 mil euros). Mais de 18 milhões de pessoas foram afectadas pelas cheias e mais de 141 mil casas ficaram destruídas ou danificadas, de acordo com o governo que já lançou o estado de emergência para prevenir as cheias junto do Rio das Pérolas e do Rio Yangtze.

LUSA
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Monção mais fora de época em 108 anos chega à Índia

A monção que chega com mais antecipação à Índia nos últimos 108 anos atingiu hoje a capital, umas duas semanas antes do previsto, informou o Serviço Meteorológico da Índia. "A monção chegou a Nova Déli", confirmou à agência PTI o diretor do departamento meteorológico, B.P. Yadav.
Nova Déli amanheceu hoje com a característica chuva espessa e contínua desse tipo de vento, acompanhada de raios e uma grande umidade. A monção, que costuma chegar a Nova Déli no final de junho, avançou neste ano com muito mais velocidade desde o terço meridional do país em direção ao norte.
É no sul e no centro do país onde a monção é muito mais severa, como na cidade ocidental de Mumbai, onde durante a estação de monções são registradas chuvas que inundam as ruas, contribuem para o caos na circulação e inclusive colapsam o aeroporto. Em Nova Déli, as fortes chuvas costumam se prolongar por dois meses (julho e agosto), enquanto em setembro a monção vai diminuindo até chegar outubro, com temperaturas moderadas e fim da umidade.
O mês de junho foi também incomum em Nova Déli, porque, enquanto no ano passado foram registradas temperaturas acima dos 45 graus centígrados, em 2008 o calor foi muito mais moderado, sendo inclusive acompanhado de chuvas intermitentes, algo insólito no seco verão da cidade. A temperatura mínima registrada hoje foi de 27,5 graus, segundo o Serviço Meteorológico.
Após as espessas chuvas, é comum ver pelas ruas da capital indiana as crianças se jogando na água, e inclusive aproveitando os grandes charcos que se formam nos buracos das estradas para nadar neles. Embora a monção costume causar a morte de dezenas de pessoas a cada ano, especialmente nas áreas rurais, também é motivo de alegria, já que dela dependem em boa parte as colheitas do ano.

Folha Online

ÍNDIA: Monções chegam antes da hora

O período anual de chuvas na Índia, resultado das monções, começou com duas semanas de antecedência neste ano, causando a morte de pelo menos 23 pessoas. Centenas de casas foram destruídas e 200.000 pessoas ficaram desabrigadas, segundo informações divulgadas por autoridades locais nesta segunda-feira. A região mais atingida foi o leste do país, onde estão localizados os estados de Arunachal Pradesh e Assam, de onde ao menos 50.000 pessoas foram removidas de barco no final de semana.
O nível da água em um dos maiores rios da Ásia, o Brahmaputra, e em seus afluentes atingiu limites perigosos e as previsões meteorológicas indicam a ocorrência de mais temporais em conseqüência das monções nos próximos dias.

VEJA