Seguimento Astronomia 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
NASA confirma primeiro planeta em “zona habitável”

A missão Kepler descobriu o primeiro planeta posicionado na chamada “zona habitável” em torno de uma estrela. O Kepler 22b como é conhecido, é uma Super-Terra, ou seja, tem um tamanho 2.4 vezes superior ao da Terra. A 600 anos-luz de distância, este planeta tem uma órbita de 290 dias e é aquecido por uma estrela muito semelhante ao nosso Sol. Os cientistas esperam em breve confirmar a existência de água na sua superfície. A missão Kepler já anteriormente sugeria a existência de 54 candidatos a planetas em “zonas habitáveis”, mas este é o primeiro a ser confirmado. Muito em breve deverão ser anunciados mais alguns planetas e com um diâmetro semelhante ao da Terra.

Fonte : http://pcguia.sapo.pt/2011/12/06/nasa-confirma-primeiro-planeta-em-“zona-habitavel”/
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
"Chuva de estrelas” mais potente do ano alcança esta noite o seu máximo esplendor

A chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, vai alcançar esta madrugada a sua máxima atividade, podendo ser avistada até sexta-feira a partir de quase todos os lugares da Terra.

A chuva de estrelas baseia-se naquilo a que vulgarmente chamamos estrelas cadentes e que são restos deixados pelos cometas na sua órbita em volta do Sol em locais que a Terra atravessa periodicamente.

Mas o espetáculo desta semana é diferente, por as partículas espaciais não serem restos de um cometa, mas de um estranho objeto rochoso designado 3200 Faetón, que liberta escombros empoeirados, as chamadas Gemínidas.

A Agência Espacial norte-americana (NASA) desafia os internautas a assistirem esta noite em direto à "chuva de estrelas" através da Internet, pela página "Up All Night with NASA".

Os especialistas da NASA responderão em direto às dúvidas dos internautas desde o Centro Marshall para Voos Espaciais a partir das 23:00 locais (04:00 em Lisboa).

A lua dificultará a observação da "chuva de estrelas", mas se o céu estiver limpo prevê-se que possam ser observadas cerca de 40 Gemínidas por hora.

Fonte : http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/chuva-de-estrelas-mais-potente-d_1876.html
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Descobertos os dois mais pequenos planetas fora do Sistema Solar

Publicado hoje às 21:39 - TSF

Astrónomos descobriram os dois mais pequenos planetas fora do Sistema Solar, com dimensões semelhantes à Terra e a orbitar uma estrela parecida com o Sol, revela hoje a revista científica Nature, citada pelas agências internacionais.
O método de precisão usado permitiu à sonda norte-americana Kepler, da NASA, detetar os pequenos exoplanetas [planetas fora do sistema solar], que orbitam uma estrela batizada como Kepler 20.

O diâmetro de um dos pequenos planetas ultrapassa pouco mais (três por cento) o da Terra e o do outro é ligeiramente mais pequeno (três por cento) que o do 'planeta azul'.

Bem mais próximos da sua estrela do que a Terra do Sol, os dois novos exoplanetas percorrem a sua órbita em menos de uma semana ou um mês. São rochosos como a Terra, mas as suas temperaturas à superfície são demasiado elevadas para permitir vida.

O sistema extra-solar da estrela Kepler 20, situado a mil anos-luz da Terra, inclui mais três planetas, maiores, com tamanho similar ao de Neptuno.

De acordo com os astrónomos, apenas três exoplanetas se encontram em «zona habitável», onde a água pode ser detetada em estado líquido e, desta forma, a vida ser possível: Kepler 22, a cerca de 600 anos-luz da Terra, e Gliese 581d e HD 85512b, a dezenas de anos-luz do 'planeta azul'.

Lançada em março de 2009, a sonda Kepler tem por missão observar mais de cem mil estrelas semelhantes ao Sol, visando a deteção de planetas-irmãos da Terra suscetíveis de acolher vida.

O aparelho já descobriu 28 exoplanetas e recenseou 3.326 «planetas candidatos», que continuam por confirmar por outros métodos.
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,607
Local
Almada
Bom dia a todos.

Estamos a sensivelmente 17h do comêço do Inverno.O solstício vai ocorrer na próxima madrugada ás 05:30h,a partir de amanhã os dias voltarão a "crescer".:)A palavra solstício,(do latim Solstitium)quer dizer que o Sol devia estar estacionário,ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Espantoso cometa visivel agora no hemisfério Sul.

Duvido que seja visivel de Portugal.
Visivel na constelação de Escorpião, com a cauda a apontar para sul.
Os relatos vêm da Austrália.

Depois do McNaught em 2007, este é outro soberbo cometa, e que ninguém tinha previsto. Só foi descoberto há uns dias atrás!

O nome é LoveJoy e mais informação em www.spaceweather.com

Colin-Legg-Comet-Lovejoy-Reflections_1324535827_med.jpg
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas , como as noites de inverno são das melhores para tirar fotografar astros , hoje aproveitei para tirar algumas fotos que aqui deixo reportadas:
A lua em quarto crescente com uma exposição.


A lua com outra exposição.


Júpiter com algumas luas.


Vénus.


Tentativa de fotografar a grande nuvem de Orion.


As plêiades.
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,607
Local
Almada
Boa noite a todos!

Aqui está a foto possível da Lua e de Vénus, com o equipamento que possuo,tirada à pouco mais de 4h. Parabéns às do Teles!
dscf0595.jpg

Mas como este Natal me ofereceram 1 livro sobre fotografia,espero que daqui a uns tempos as fotos saiam melhores,apesar do equipamento ser o mesmo.eh!eh!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.