Seguimento - Brasil 2013

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Avanço de chuva sobre Maringá/PR às 14h da tarde. Choveu 44mm na cidade.

041sa47acp.jpg

https://www.facebook.com/Stormaringa

Imagem de satélite do Centro-Sul do país.

8bed51kyz5.jpg
 


RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Granizo deixa 500 desalojados em Quatis (RJ)


As áreas de instabilidade que avançaram sobre o estado do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas provocaram tempestades em vários municípios, onde estragos foram contabilizados.
Em Quatis, no oeste do estado, uma forte tempestade de granizo deixou pelo menos 500 desalojados. Segundo dados da Defesa Civil, as pedras de gelo danificaram o telhado de centenas de construções.

A coordenadora da Defesa Civil de Quatis, Roberta Martins, informou que, durante sete horas, choveu cerca de 78 milímetros. Segundo ela, a grande quantidade de chuva e o granizo foram os responsáveis pelos estragos da cidade. Nesta manhã, todos os secretários e funcionários da prefeitura organizaram uma força tarefa para recuperação dos documentos públicos e para o atendimento à população.

Falta de energia

As cidades de Porto Real, Itatiaia, Resende e Quatis ficaram sem energia elétrica devido ao vendaval que atingiu cinco torres de transmissão de 500 quilovolts (kV) de Furnas, localizada a cinco quilômetros (km) da cidade de Resende. Quatro torres chegaram a tombar com a força do vento e uma ficou danificada. O serviço está sendo restabelecido gradualmente.

http://deolhonotempo.com.br/site/granizo-deixa-500-desalojados-quatis-rj/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Temporal provoca estragos em Porto Real (RJ)

408-Porto-Real-RJ-18-10-13-ASCOM.jpg


Temporais voltaram a provocar estragos em parte do município de Porto Real, no oeste do estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento realizado pela Defesa Civil, duas casas desabaram com a chuva e o vento forte. Três pessoas ficaram desabrigadas. Ainda de acordo com o órgão, outras 14 residências apresentaram danos por conta do temporal, a maioria com destelhamentos. Até o teto da prefeitura não suportou as rajadas de vento e desabou.

http://deolhonotempo.com.br/site/temporal-provoca-estragos-porto-real-rj/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Vendaval de 121 km/h destelha construções e derruba árvores em Santa Rosa (RS)

Santa-Rosa-RS-21-10-13-Jardel-Hillesheim-Jornal-Noroeste-2.jpg


O deslocamento de uma intensa linha de instabilidade sobre o noroeste do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (21) resultou na ocorrência de tempestades acompanhadas de ventos muito fortes e raios em vários municípios.
Em Santa Rosa, o Corpo de Bombeiros informou às 8h15min (Brasília-verão), que mais de 300 construções, dentre residências e estabelecimentos comerciais foram destelhadas pelo vento intenso. Os bairros mais atingidos foram Planalto, Auxiliadora e Esplanada
Também há informação de várias árvores que caíram com as rajadas de vento sobre telhados, fiação elétrica e automóveis.
A estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município registrou entre 6 e 7 horas, rajada máxima de vento de 121 km/h, além de precipitação de 20,2 milímetros.

http://deolhonotempo.com.br/site/ve...ha-construcoes-derruba-arvores-santa-rosa-rs/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Vendaval destelha casas em Guarapuava (PR)


Vendaval-%C3%81rvore-ca%C3%ADda-sobre-rua-12.jpg


O município de Guarapuava, localizado no centro-sul do Paraná, também foi atingido por ventos fortes na tarde desta segunda-feira (21). Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil, pelo menos 20 construções foram destelhadas. A rajada máxima de vento aferida na estação meteorológica automática do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) chegou a 115 km/h.

http://deolhonotempo.com.br/site/vendaval-destelha-casas-guarapuava-pr/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Vendaval de 119,2 km/h provoca estragos em Marechal Cândido Rondon (PR)

Vendaval-Casa-destelhada-13.jpg


Um intenso vendaval provocou estragos na tarde desta segunda-feira (21) em vários municípios do oeste do Paraná.
Em Marechal Cândido Rondon, o vento forte destelhou casas e derrubou árvores, segundo levantamento realizado pela Defesa Civil.
A estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município aferiu rajada máxima de vento de 119,2 km/h entre as 15 e 16 horas (Brasília-verão).

http://deolhonotempo.com.br/site/vendaval-1192-kmh-provoca-estragos-marechal-candido-rondon-pr/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Simepar avalia possível tornado em Chopinzinho (PR)

134.png


Durante o deslocamento de uma intensa linha de instabilidade entre a tarde e a noite de ontem (21) sobre o estado do Paraná, em vários municípios, tempestades severas foram observadas, a maioria acompanhada de muitos raios e ventos fortes. Em outros pontos, também foi verificada precipitação de granizo.
No município de Chopinzinho, no sudoeste do estado, moradores relataram que um “funil” atingiu a região provocando muitos destelhamentos e destruição na zona rural.
O meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), junto com a equipe de profissionais do instituto, avaliou tal possibilidade.
“Através da informação gerada pelo nosso radar meteorológico, destaca-se uma formação na forma de gancho que se deslocou no sentido noroeste para sudeste. Este tipo de “assinatura” é normalmente associada a células de nuvens que geram tempestades intensas e, muitas vezes, associadas a tornados.”
Ainda de acordo com o meteorologista, além da imagem de “gancho” mostrada pelo radar, o vento na estação mais próxima também foi bastante intenso.
“A intensidade máxima dos ventos da estação meteorológica mais próxima à Chopinzinho foi de 106,2 km/h em Dois Vizinhos.”
As imagens disponibilizadas pela rádio Chopinzinho AM, contudo, não mostram com clareza a destruição de demais áreas, além de árvores decepadas ou caídas sob diferentes direções e ranchos destruídos, quadro sugestivo para a avaliação de atividade tornádica.

http://deolhonotempo.com.br/site/simepar-avalia-possivel-tornado-chopinzinho-pr/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Simepar confirma tornado em Chopinzinho

Após análise detalhada, o Instituto Meteorológico Simepar confirmou nesta terça-feira (22) a ocorrência de um tornado no município de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, durante o temporal de segunda-feira (21). Os ventos na região chegaram a ultrapassar a velocidade de 100 km/h. A evolução da frente fria que chegava ao estado e a formação de uma célula de tempestade favoreceram o fenômeno climático.

Segundo meteorologista da Simepar, tornados não são considerados raros no Paraná, porém, para que ele aconteça é necessário que exista uma condição climática especial, principalmente, a nuvem espiralada toque o chão. ''Se não houve contato com o solo o fenômeno é conhecido como nuvem-funil'', afirmou.

http://paranahoje.com/ext/19386
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuva intensa voltou a cair sobre o Rio Grande do Sul, segundo o Sistema Meteorológico de Porto Alegre a incidência de raios é de um 1 por segundo na região metropolitana. Um deles atingiu a rede elétrica do metrô que causou a suspensão das atividades.

BXQHhT0CIAAiuOb.jpg:large


Rodovias ficaram alagadas com a chuva torrencial.

BXQe2tmCEAAaSiL.jpg:large


Metsul