Seguimento - Brasil 2014



Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Chuva, ventania, granizo e enchentes afetam mais de 10 mil pessoas no Paraná

596-Francisco-Beltr%C3%A3o-PR-30-09-14-ASCOM-960x630.jpg

A Defesa Civil do Paraná informou nesta quarta-feira (01), que 10.794 pessoas foram afetadas pela onda de mau tempo que atingiu o estado nos últimos dias.
Além de chuvas fortes, vendavais, granizo e enchentes encabeçaram a lista de fenômenos que provocaram algum tipo de dano.
Até às 9 horas (Brasília), 37 municípios do estado haviam contabilizado algum tipo de dano, com 282 casas danificadas.
Do total de atingidos, apenas 48 precisaram deixar suas casas, número considerado baixo.


Crédito da imagem: ASCOM/Francisco Beltrão
Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Além do Paraná, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram estragos devido as fortes chuvas, vendavais e granizo. Houve deslizamentos de terra, inundações e transbordamentos de alguns rios. Os acumulados de chuva ultrapassaram os 200 mm em vários locais. Temporais também foram registrados em outros estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Uma onda de frio deve provocar forte queda das temperaturas nesta quinta no sul e sudeste do país, podendo ocorrer recordes de menores temperaturas para outubro em alguns locais.


Irani-SC-30-09-14-ASCOM-3.jpg


Santo-Cristo-RS-30-09-14-Marcos-Bueno.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
A onda de calor que já afeta parte do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste brasileiro, deve se intensificar.
Durante toda essa semana, as máximas podem superar os 40ºC em alguns locais dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Piauí.
Em algumas cidades do Centro-Oeste pode ocorrer mínimas de 30°C.
O calor intenso pode causar “colapso” no consumo de água e de energia no país.
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Calor supera 40°C em vários municípios brasileiros

2-Calor-960x630.jpg

A tarde deste domingo (12) foi novamente de calor intenso em boa parte do Brasil, onde valores máximos de temperatura superaram os 40°C.
A “bolha” de ar quente que permanece estacionada entre o Paraguai, Bolívia e parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste contribuiu para a concentração de calor mais intenso sobre o estado de Mato Grosso do Sul, novamente.
No sábado (11), a maior temperatura havia chegado a 41°C em Coxim, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste domingo, a temperatura do ar chegou a 40,1°C em Miranda, 40,5°C em Coxim e 40,7°C em Três Lagoas. Campo Grande também teve muito calor, com máxima de 39°C. Os dados, também foram reportados por estações do Inmet.
Já números de Meteorological Aerodrome Report (METAR) indicaram temperatura máxima de 40°C, no município de Bonito.
Em Mato Grosso, o calor chegou a 40,1°C em Rondonópolis e a 41°C entre Várzea Grande e Cuiabá, no Aeroporto Internacional “Marechal Cândido Rondon”.
Em Tocantins fez 40°C em Paranã, no sul do estado. O mesmo valor foi aferido, também via dados de aeródromo, em Teresina, no Piauí.
E no norte do Paraná, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou temperatura máxima de 40,1°C em Cianorte, a maior desde 2002.
O calor ainda foi muito intenso, com valores entre 37°C e 39°C em várias cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Além de calor intenso, várias cidades destes mesmos estados tiveram uma tarde muito seca, com umidade relativa do ar, em sua grande maioria, oscilando entre 12% e 20%, apenas, o que caracteriza “estágio de alerta”, segundo normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
ONDA DE CALOR:
O calor deve ganhar ainda mais força pelo Brasil. Essa tem tudo, para ser uma das mais intensas ondas de calor desde o começo dos registros.

A temperatura máxima em algumas cidades do centro-oeste chegou a 41ºC nestes últimos dias e nos próximos dias pode beirar os 44ºC. Campo Grande, Goiânia e Cuiabá, podem chegar perto ou quebrar o recorde de maior máxima.

No Sudeste temperaturas acima de 40ºC podem ser registradas no interior de SP, Triângulo Mineiro e no RJ. A temperatura na estação do IAG em SP chegou a 36,7°C, sendo o novo recorde absoluto da estação. No Mirante de Santana, a máxima foi de 36,1ºC, apenas 0,9ºC de bater o recorde absoluto de SP, que é de 37ºC em 1999. No RJ, nos locais mais quentes, a temperatura chegou hoje aos 42ºC.

No Sul, o calor intenso também provocou máximas de 40ºC em algumas cidades paranaenses e catarinenses e deve prosseguir nos próximos dias. Há risco de temporais ao longo da semana, devido ao calor e a alta umidade em SC e RS.
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Com 100 mil pessoas afetadas por temporal com granizo, Lages decreta calamidade pública

16961336.jpg


A chuva de granizo que atingiu a cidade de Lages, na Serra Catarinense, na tarde desta segunda-feira, foi bem mais intensa que o imaginado. O primeiro levantamento oficial aponta que aproximadamente 100 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelo fenômeno, que durou 10 minutos.

O IBGE contabiliza 160 mil moradores em Lages, mas a prefeitura trabalha com o número de 180 mil. Com 60% da cidade destruída e sem serviços essenciais, o prefeito Elizeu Mattos decidiu decretar calamidade pública, o estágio mais grave de uma catástrofe natural.

16962159.jpg

Moradores fazem fila na Defesa Civil para pegar lonas. Foto: PABLO GOMES / Agencia RBS

Os cálculos iniciais indicam que 15 dos 30 abrigos geralmente destinados a vítimas de intempéries estão destruídos em vários bairros. Os hospitais Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos, os dois maiores da região, tiveram problemas.

O Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini precisou ser interditado e os pacientes são transferidos para a enfermaria do 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (10º BEC).

Ginásios de esporte, escolas, creches, depósitos de remédios, órgãos públicos, residências, prédios, lojas e empresas foram atingidas. O número é incerto, mas segundo o prefeito, algumas crianças se feriram com cacos de vidros quebrados nas creches.

As redes municipal e estadual de ensino suspenderam as aulas pelo menos até sexta-feira, bem como a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O serviço de abastecimento de água começou a ficar comprometido no fim da tarde porque alguns equipamentos da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) foram danificados.

http://diariocatarinense.clicrbs.co...lages-decreta-calamidade-publica-4620182.html