Seguimento - Brasil 2015

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
Os modelos estão bem instáveis sobre o que de fato vai acontecer, mesmo a menos de 24h do evento. Algumas rodadas sugerem neve somente durante à madrugada, outras madrugada/manha e outras até o anoitecer do sábado 04/07, alguns modelos apostam que a atmosfera vai secar rápido e nem chegará a nevar.

No momento já chove bastante no estado do Paraná, algumas cidades se aproximam dos 200 mm acumulados desde o dia 02. Estragos estão sendo contabilizados no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com grandes áreas alagadas.

17293.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Tstorm


OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
Tempestade provoca destruição de dois mil hectares de milho em Naviraí, MS

Uma forte tempestade de granizo e ventos intensos atingiu o interior do município de Naviraí, no sudeste de Mato Grosso do Sul, na madrugada de sexta-feira (03).
A tormenta atingiu diversas fazendas, algumas com plantações de milho, que estavam na fase final de secagem para a colheita mecanizada.
De acordo com a Cooperativa Agrícola de Mato Grosso do Sul, com filial em Naviraí, ao todo, dois mil hectares de milho foram destruição pela tormenta.
Construções em fazendas próximas também ficaram destruídas, com telhas que foram arremessadas para mais de 300 metros de distância, além de árvores e postes que caíram ou foram arrancados com o vento intenso. Não houve registro de feridos.

Navira%C3%AD-MS_03-07-15_WhatsApp_2.jpg


Navira%C3%AD-MS_03-07-15_WhatsApp_3.jpg


http://deolhonotempo.com.br/index.p...o-de-dois-mil-hectares-de-milho-em-navirai-ms
 

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
RISCO DE CHUVA EXTREMA NO SUL DO BRASIL

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de grave risco por excesso de chuva no Sul do Brasil nos próximos 10 dias e que desde já exige atenção das autoridades de Defesa Civil dos três estados. Os principais modelos numéricos projetam volumes excessivos a extraordinários de chuva nos próximos 10 dias para o PR, SC e o Extremo Norte do RS. O pior se concentraria no Oeste e Meio-Oeste de SC, Médio e Alto Uruguai do RS e no Centro-Oeste do PR, atingindo bacias como dos rios Uruguai e Iguaçu.

Dados chegam a indicar entre 250 mm e 450 mm para estas regiões no período, caso do modelo europeu, sendo que choveu 200 mm em parte do Oeste do PR no final da última semana, ou seja, algumas áreas poderiam receber mais de 500 mm em apenas 15 dias, confirmados os indicativos das simulações computadorizados. Sob este cenário, a probabilidade de alagamentos, inundações, quedas de barreiras e enchentes é elevada.

A chuva que já afeta hoje o Sul do Brasil vai persistir ainda amanhã e na maior parte do restante desta semana em algumas destas áreas, e no começo da semana que vem poderia se produzir um evento de chuva ainda mais expressivo. Entre quarta (8) e quinta (9/7) um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera (baixa fria ou segregada) deve cruzar de Oeste para Leste entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acentuando ainda mais a instabilidade com possibilidade de raios e granizo isolado.
Neste momento está se propagando a mais intensa Oscilação de Madden-Julian (área de maior instabilidade que circunda o globo nos trópicos entre 30 e 60 dias) já vista até hoje pela Meteorologia. Nos próximos 10 dias a chamada OMJ estará atuando nas longitudes da America do Sul. A superposição de El Niño moderado a forte com a mais intensa OMJ já vista criará um cenário de alto risco e propício à chuva extrema. Esta é uma projeção de 10 dias e sofrerá as devidas atualizações, conforme os dados foram ingressando

Fonte: https://www.facebook.com/metsulmeteorologia
 

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
Conforme os modelos indicavam o potencial para o desenvolvimento de tornados nos três estados do Sul e principalmente RS nesta noite, um tornado acaba de atingir a cidade de Francisco Beltrão/PR, deixando inicialmente 20 feridos, alguns em estado grave. Além do tornado, uma chuva de granizo com pedras de gelo do tamanho de uma mão atingiu a cidade momentos antes do ocorrido.

eu42aosh71.png


9bs46wf499.jpg


z2rs9h1ua1.jpg
 
Última edição:

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
Situação crítica no Sul com volumes extremos de chuva nas últimas horas.

Chapecó/SC ontem à tarde.

ueczkh41ha.jpg


Desde ontem a chuva já se aproxima de 200 mm na cidade.

mwlpshsz5r.jpg


lt5vm44q8w.jpg


Maravilha/SC após chuva de 198 mm até às 13h de hoje.
igv5ovo19a.jpg


Coronel Freitas/SC. Casas estão sendo arrastadas (literalmente) pela água em meio as ruas da cidade. 1 pessoa está desaparecida.
j9jcrtwob2.jpg
 
Última edição:

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
Tornado confirmado também em Mariópolis/PR, com três feridos. Além disso, subiu para 51 o número de feridos no tornado de Francisco Beltrão. Felizmente, nos dois casos, o tornado atingiu áreas mais afastadas das zonas mais populosas.

11694978_738009886326476_3470373827785481359_n.jpg


a6yfz3r8t4.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Tstorm

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
O nível dos rios continuam a subir no Sul. Para hoje a previsão é que chova entorno de 50 mm nas áreas já atingidas, a defesa civil está realizando a evacuação de áreas que devem ser alagadas nas próximas horas.

Resgate em Saudades/SC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Tstorm

OhTheJhonny

Cirrus
Registo
5 Fev 2015
Mensagens
84
Local
RN/PR
Após trégua de 1 dia nos temporais, voltou a chover neste início de madrugada sobre o RS.

Porto Alegre registra chuva forte e granizo no momento.

CKP5Q84WgAAHx_A.jpg


CKQAPouWEAAGrUj.jpg


Para amanhã, novamente há previsão de valores extremos no RS graças a uma frente quente, principalmente no centro-sul do do estado, região que não foi tão atingida pelos últimos temporais.

Na segunda e terça é a vez de uma frente fria dar sequência a chuva.
 
Última edição: