Seguimento de Cabo Verde

Tópico em 'Brasil e outros países de expressão portuguesa' iniciado por psm 8 Set 2009 às 14:08.

  1. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    Tal como eu tinha referido a chuva que caiu em Cabo Verde não foi muito intensa felizmente, e aqui fica o relato do semanário on line ASemana.


    Núcleos convectivos trazem mais chuva a Cabo Verde
    25 Setembro 2009
    Vários núcleos convectivos - áreas de instabilidade que provocam a subida do ar húmido e criam possibilidade de ocorrência de chuvas, trovoadas, aguaceiros e relâmpago -, associados a uma onda do Leste, estão a provocar chuvas em quase todas as ilhas do arquipélago. Mas é uma chuva fraca ou moderada (caso da ilha de São Nicolau), portanto nada que preocupa em demasia.
    O Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica explica que devido a esses núcleos poderá chover em todo Cabo Verde nas próximas 24 horas, com especial relevância nas ilhas de barlavento. “São Nicolau está a chover moderadamente e vai continuar assim nas próximas horas. Vai chover também em São Vicente e Santo Antão. Na tarde de ontem também choveu nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava”.

    Daniel Graça, especialista de serviço no SNMG, garantiu ao “asemanaonline” que até às 24 horas de hoje, 25, o céu vai estar muito nublado, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuvisco, podendo ser local e temporariamente moderada. Também deverão correr trovoadas, principalmente durante a madrugada.

    A visibilidade é moderada (igual ou inferior a 08 km) a boa (10 km), vento moderado (11-17 nós) de NE a SE, mar de pequena vaga, ondulação do NE com 1,5 a 3,0 metros. “A temperatura mínima prevista é 24/25 ºC e a máxima de 29/31 ºC”.

    E diante da possibilidade de ocorrência de chuva, a direcção-geral da agricultura já prevê um bom ano agrícola em quase todo o país, mesmo nas zonas onde só choveu no mês de Setembro.


    Neste momento sai mais onda tropical do Senegal e vamos ver se atinge novamente Cabo Verde.



    ps: pena minha não poder visitar Cabo Verde nesta ocasião em especial as ilhas de Santo Antão e Brava que são as mais bonitas ao nivel paisagem.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    Bem maravilhosa chuva que deverá ter caido nesta terça feira em Cabo Verde!


    Meteorologia prevê chuva em todo o país
    20 Outubro 2009
    Após longo período sem chover - desde Setembro - e com os agricultores a clamarem por mais gotas do céu para assegurarem a colheita, sobretudo nas ilhas de vocação agrária, o Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de chuva em todas as ilhas do arquipélago até as 24 horas desta terça-feira, 20.
    De acordo com o INMG, há muita nebulosidade e permanece a previsão de chuva fraca ou moderada em todas as ilhas. “Choveu nesta segunda-feira na Praia, no Fogo e também na ilha do Sal. E o tempo indica que pode ocorrer chuva fraca nas restantes ilhas. Existe também a possibilidade de ocorrência de alguma trovoadas nas ilhas de Santiago, São Nicolau, São Vicente e Santo Antão”, explica a meteorologista de serviço, Raquel Gonçalves.

    Essa previsão de chuva anima os agricultores, principalmente das ilhas do norte do país, que desde o início de mês esperam mais precipitação para salvar as culturas já sedentas de água.

    No entanto, e apesar da possibilidade de ocorrência de chuvas, a visibilidade continuará boa, embora possa ficar moderada ao longo do dia. O vento soprará moderado (11-16 Nós) a fresco (17-21 Nós). O mar apresentar-se de pequena vaga a cavado, com ondulação variável de 1,0 a 2,5 metros de altura.


    Mais uma vez retirado de diario on line ASemana.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    CABO VERDE: Chuvas torrenciais abalam o país

    O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maira Neves, admitiu quinta-feira a possibilidade de decretar o estado de "catástrofe" na ilha de São Nicolau, a mais afectada pelas chuvas torrenciais que nos últimos dias causaram o desalojamento de várias famílias e a destruição de estradas e linhas de telecomunicações, soube a PANA na Praia de fonte oficial. O chefe do governo cabo-verdiano explicou que esta seria a via para o executivo mobilizar, com o apoio da comunidade internacional, os meios financeiros que serão necessários para reparar os avultados estragos causados pelas chuvas torrenciais, as piores em mais de 20 anos.
    Na terça-feira e durante seis horas consecutivas, chuvas torrenciais caíram nas ilhas do norte do arquipélago (Santo Antão, São Vicente e São Nicolau), que já tinham sido atingidas duramente pelo mau tempo em Setembro. A ilha de São Nicolau, principalmente a sua capital, a vila da Ribeira Brava, voltou a ser a mais duramente atingida pela intempérie, que causou a destruição de habitações e viaturas. Além disso, a vila ficou isolada das outras localidades da ilha, uma vez que todas as ligações terrestres (estradas e caminhos vicinais) foram danificadas pelas enxurradas. Por isso, a situação no interior dessa ilha continua a ser desconhecida, uma vez que é impossível qualquer deslocação via terrestre e muitas populações estão isoladas.
    O ministro cabo-verdiano das Infraestruturas e Transportes, Manuel Inocêncio, que efectuou uma visita à ilha para se inteirar dos danos provocados pelas chuvas de Setembro, afirmou que os prejuízos provocados pelas chuvas de terça-feira são "superiores" às ocorridas no mês passado. "O Instituto de Estradas já tinha vindo aqui com uma comissão técnica para avaliar os estragos e intervenções em termos de reconstrução das estradas, mas o que eu verifico é que vamos ter de aumentar as nossas previsões de investimento porque com as chuvas de terça-feira há mais danos", explicou.
    O ministro precisou que o Governo vai ter de redobrar esforços nos próximos dias para intervenções imediatas de socorro de pessoas e para reposição da circulação. "Temos também de conseguir mais recursos para reconstrução das estradas", avançou.
    As chuvas de terça-feira provocaram também danos nas ilhas de Santo Antão e São Vicente, também no norte. No concelho de Ribeira Grande (Santo Antão), o presidente da Câmara Municipal local, Orlando Delgado, anunciou novos estragos nas estradas que estavam em reconstrução na sequência das chuvas de Setembro.
    Orlando Delgado queixou-se da falta de recursos, apelando, mais uma vez, à ajuda do Governo, uma vez que os recursos da Câmara são insuficientes. "Já enviamos o plano de urgência às instituições e esperamos uma resposta", sublinhou o edil, precisando que a prioridade da Câmara Municipal da Ribeira Grande vai a desobstrução dos acessos. Na ilha de São Vicente, a chuva intensa alagou o centro da cidade do Mindelo, provocando inundações em várias habitações e danificando viaturas.
    O Governo tinha estimado que o plano de emergência para fazer face à situação nas ilhas do norte do arquipélago, baseado nos relatórios já enviados pelas câmaras municipais, ultrapassava dois mil e 500 milhões de escudos (cerca de 22,6 milhões de euros). No entanto, os novos danos provocados pelas chuvas desta semana vão obrigar o executivo cabo-verdiano a mobilizar meios financeiros muito mais avultados para socorrer os municípios mais afectados pelo mau tempo.

    AngolaPress
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    Mais uma noticia de chuva em Cabo Verde, algo de suprendente!


    Meteo prevê chuva moderada para todo o país
    28 Outubro 2009
    O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê chuva moderada nas próximas 24 horas em todo o arquipélago, com predominância para as ilhas de Santiago, Fogo e Maio. O INMG adianta que o país está sob influência de uma onda tropical, que provoca queda de precipitação de forma dispersa.
    Os meteorologistas prevêem uma chuva mansa ou chuviscos em todas as ilhas do arquipélago, não havendo nenhum dado a apontar para o mau tempo. “O céu manter-se-á nublado ou muito nublado, por vezes encoberto, mas a visibilidade será boa (igual ou superior a 10 km), podendo apresentar-se temporariamente moderada. O vento soprará fraco a moderado”, disse ao asemanaonline Eufémia Brito, do INMG no Sal.

    Desta vez, a chuva deve cair sobretudo na região do sul, mas há possibilidade de precipitação moderada na ilha da Boa Vista. Para a zona norte do arquipélago, fustigada pelas enxurradas das últimas semanas, o INMG prevê chuva fraca e dispersa.
    Em Santiago, choveu durante a madrugada de ontem e deve continuar a chover durante toda esta quarta-feira.


    Mais uma vez retirado do diario online ASemana
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    [​IMG]
    08.09.2010_01h20_UTC

    A TROPICAL WAVE NEAR THE SOUTHEASTERN CAPE VERDE ISLANDS IS PRODUCING A LARGE AREA OF CLOUDINESS AND SHOWERS. EVELOPMENT...IF ANY... OF THIS SYSTEM IS EXPECTED TO BE SLOW TO OCCUR AS IT MOVES WESTWARD AT 10 TO 15 MPH DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS. THERE IS
    A LOW CHANCE...20 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    [​IMG][/
    08.09.2010_12h00UTC

    SHOWER AND THUNDERSTORM ACTIVITY IS CONTINUING TO ORGANIZE NEAR A
    WELL-DEFINED LOW PRESSURE AREA LOCATED JUST SOUTH OF THE
    SOUTHERNMOST CAPE VERDE ISLANDS. STRONG UPPER-LEVEL WINDS OVER
    THIS SYSTEM ARE EXPECTED TO DECREASE OVER THE NEXT COUPLE OF
    DAYS...AND THIS LOW HAS THE POTENTIAL TO BECOME A TROPICAL
    DEPRESSION OVER THE NEXT DAY OR SO. THERE IS A HIGH CHANCE...70
    PERCENT
    ...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING THE
    NEXT 48 HOURS AS IT MOVES WESTWARD AT 10 TO 15 MPH.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. adiabático

    adiabático
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    19 Nov 2007
    Mensagens:
    315
    Local:
    Lumiar
    Será que se vai formar uma tempestade tropical ainda antes de este sistema passar por Cabo Verde? :eek:
     
  8. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    [​IMG]
    (13.09.2010_00h00)

    A LAS 2:00 PM AST...1800 UTC...EL CENTRO DE LA DEPRESION TROPICAL DOCE ESTABA EN LA LATITUD 13.1 NORTE...LONGITUD 22.2 OESTE. LA DEPRESION SE MUEVE HACIA EL OESTE NOROESTE CERCA DE 14 MPH...22 KILOMETROS POR HORA. SE ESPERA UN MOVIMIENTO HACIA EL OESTE A OESTE NOROESTE QUE CONTINUE POR LOS PROXIMOS DIAS. EN LA TRAYECTORIA PRONOSTICADA...EL CENTRO DE LA DEPRESION SE ESPERA QUE PASE CERCA DE LAS ISLAS MAS AL SUR DE CABO VERDE ESTA NOCHE Y EL LUNES.
    LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN CERCA DE 35 MPH...55 KILOMETROS POR HORA...CON RAFAGAS MAS ALTAS. ALGUN FORTALECIMIENTO SE PRONOSTICA DURANTE LOS PROXIMOS DIAS...Y SE ESPERA QUE LA DEPRESION SE CONVIERTA EN TORMENTA TROPICAL ESTA NOCHE O EL LUNES. LA PRESION MINIMA CENTRAL ESTIMADA ES DE 1006 MILIBARAS...29.71 PULGADAS.
    PELIGROS AFECTANDO TIERRA - VENTOS...CONDICIONES DE TORMENTA TROPICAL SE ESPERAN QUE ALCANCEN EL AREA BAJO AVISO ESTA NOCHE. LLUVIA...LA DEPRESION SE ESPERA QUE PRODUZCA ACUMULACIONES TOTALES DE LLUVIA DE 3 A 5 PULGADAS SOBRE GRAN PARTE DE LAS ISLAS DE CABO VERDE...CON TOTALES AISLADOS POSIBLES DE 8 PULGADAS. ESTAS LLUVIAS PUEDEN CAUSAR INUNDACIONES REPENTINAS Y DESLIZAMIENTOS DE LODO QUE AMENAZEN VIDA.

    NHC
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,739
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Fonte: SIC
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,739
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    O arquipélago de Cabo Verde está sobre a influência da onda tropical que saiu do continente africano e se desloca para leste.
    Como consequência disso, o arquipélago, e em especial a região sul, tem sido afectada por aguaceiros e trovoadas fortes.

    A estação em Praia, segundo a ogimet, acumulou 205mm entre as 12h utc de ontem e as 12h utc de hoje.

    [​IMG]

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    CABO VERDE: Image of Day

    [​IMG]
    Earth Observatory

    The Cape Verde Archipelago lies some 650 kilometers (400 miles) off the coast of Senegal. Clear skies allowed the Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) on NASA’s Terra satellite to acquire this natural-color image of the island chain on November 23, 2010. Against a navy background, the brown and green islands roughly form the shape of a giant V turned on its side.
    The island chain includes a variety of terrain and vegetation. On islands in the east—Boa Vista and its neighbors—earth tones predominate. These islands are generally flat with little fresh water. In the west, more mountainous islands boast more abundant greenery. The highest point in Cape Verde is in the southwest: the volcanic summit of Fogo at 2,829 meters (9,281 feet).
    Despite the islands’ varied appearances, geologists surmise that all of the islands are volcanic in origin, sitting over a hotspot where magma pushes up through the Earth’s crust and erupts on the sea floor.
    Probably the best-known example of a hotspot is Hawaii. On a fast-moving plate, the Hawaiian Islands show a clear linear progression in age, with old Kauai in the northwest and young Hawaii (Big Island) in the southeast. Cape Verde, however, is roughly stationary with respect to the mantle plume responsible for its growth. As a result, the ages of the islands lack the same clarity as in Hawaii. In general, Cape Verde islands appear oldest in the east (Boa Vista and its neighbors) and youngest in the northwest and southwest.
    Volcanic activity is not the only force shaping Cape Verde. Just as magma elevates landmasses, relentless winds grind them down. Winds blow often over Cape Verde, and the winds frequently carry heavy loads of Saharan dust. Wind erosion may be more apparent along the islands from Boa Vista to Santo Antão, which bear the brunt of Saharan winds.

    Earth Observatory
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    será que a 2829 metros de altitude na ilha do Fogo possam surgir episodios de frio?? tendo em conta apesar do clima arido e semi-arido do arquipelago será possivel que a 2829 metros possam surgir episodios de temperaturas mais frias ou frescas qual será a minima registada no topo da montanha??
    considerando que a temperatura desce em Media 6º por cada 1000 metros de altitude acho possivel que se ao nivel do mar as temperaturas na epoca mais fresca chegarem aos 16º,17º graus é bem possivel que no topo da montanha em teoria haja condições para que haja um fenomeno de frio interessante....
    se alguem que ja lá esteve ou conhece seria interessante dar o seu testemunho ou opinião... por vezes podem existir episodios de frio onde menos esperamos....como por exemplo na Florida ou em Cuba....

    cumprs
     
  14. meteocanarias

    meteocanarias
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Abr 2011
    Mensagens:
    2
    Local:
    Gran Canaria
    Oi, alguém pode fornecer um link ou site onde os mapas de chuva para ser exibido ou isoietas Cabo Verde ou na falta de dados de precipitação a partir de diferentes estações meteorológicas em Cabo Verde? Agradecemos antecipadamente. ;)
     
  15. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página