Seguimento de Cabo Verde

Tópico em 'Brasil e outros países de expressão portuguesa' iniciado por psm 8 Set 2009 às 14:08.

  1. meteocanarias

    meteocanarias
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Abr 2011
    Mensagens:
    2
    Local:
    Gran Canaria

    Muito obrigado, apesar que seria interessante ter dados das encostas de barlavento e mais de 500 metros, que é o que eu acho, mas um fato que eu encontrei de Monte Velha (Fogo), com 600mm, mas não especificou o quão alto é Monte Velha e mapas não pode localizar a posição exata de Monte Velha. Tudo o que sei é que é no município dos Mosteiros.
     
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Havendo regiões a 2000m de altitude é normal que nas suas vertentes N haja bastante precipitação, estratiforme no inverno e covectiva no verão.

    As ilhas de cabo verde estão no Inverno sob grande influencia da crista anticiclonia em altura...dai não haver precipitação devido á inibição convectiva por subsidencia ( tal como na peninsula no verão)...dai tudo o que houver deva ser estratiforme por acção orografica sobre a Marine boudary layer.

    Nessa epoca tambem podem ocorrer algumas influencias pela chegada de restos de preturbações extratropicais, nomeadamente cavados ou frentes subtropicais...e respondendo ao SocioMeteo...tais preturbações não causam entrada de ar frio ( mesmo as que o fazem no sul dos EUA ou no S do Brasil só o fazem nos niveis baixos em regime de inversão...pelo que as zonas altas não são afectadas).

    Já no verão a formação de ondas tropicais é responsavel por praticamente toda a precipitação....mas tal só acontece no pico do verão quando o SAL exerce pouca inibição convectiva por estar afastado para N.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página