AEROPORTO DE BARAJAS: ENCERRADO DESDE AS 11h30 LOCAIS DEVIDO À FALTA DE VISIBILIDADE
Onda de frio na Europa congela rio e faz 78 vítimas na Polônia; Devido à forte nevasca, o aeroporto de Madri cancelou as operações nesta sexta-feira
As baixas temperaturas na Europa, que já atingiram -20ºC, provocou a morte de 78 pessoas na Polônia. Nesta sexta-feira, o aeroporto de Madri suspendeu suas operações devido à forte nevasca e o rio Oder, na fronteira da Alemanha com a Polônia, congelou. O transporte marítimo está bloqueado entre o mar Báltico e a capital alemã, Berlim.
Segundo dados do Ministério do Interior da Polônia, a onda de frio fez 78 vítimas por hipotermia no país desde novembro. As autoridades voltaram a pedir aos cidadãos que aumentem as precauções perante a atual onda de frio que atinge a Europa. O risco de hipotermia fez com que a polícia reforçasse suas patrulhas pelas ruas, na tentativa de fazer com que mendigos passem a noite em albergues. As baixas temperaturas também provocaram problemas na rede de transportes públicos da Polônia, sobretudo na ferrovia, com atrasos em trens devido a fortes nevascas, que chegaram a gerar o fechamento temporário da Estação Central de Varsóvia, a maior do país.
O serviço de ônibus também foi afetado pelas condições climáticas, que impediram a circulação de alguns veículos perante o desespero de outros motoristas. Segundo o governo, as estradas são, sem dúvida, as que mais sofrem com o rigor do inverno. Dirigir nas circunstâncias se torna difícil e mais de 40 pessoas morreram em acidentes de trânsito na última semana. As baixas temperaturas também provocaram o aumento no consumo de gás, justamente no momento em que a Rússia, de onde vem grande parte do combustível, vive um impasse sobre o assunto com a Ucrânia.
Um forte nevasca que desde a manhã atinge a capital da Espanha levou o aeroporto de Barajas, em Madri, suspender suas operações nesta sexta-feira. A neve, que bloqueou de várias estradas de Madri, está causando também grandes alterações no trânsito em muitas ruas da cidade e dificulta o acesso ao aeroporto.
Segundo a Agência Estatal de Meteorologia espanhola, foi ativado o alerta laranja, devido ao grande risco de nevascas em nove províncias e o perigo de neve e frio em outras 24. A agência meteorológica informou hoje que a onda de frio continuará amanhã, e começará a melhorar a partir do domingo. Na noite passada, as temperaturas ficaram em menos de cinco graus abaixo de zero em nove capitais de província.
ClicRBS