Seguimento - Incêndios 2013



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Uma pergunta: Alguém sabe qual o número de efectivos total disponível para a época de incêndios? Suponho que seja limitado por um número máximo. Ontem de acordo com as estatísticas requisitaram-se mais de 4500 operacionais, obviamente não em simultâneo.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
O que vou dizer "incendeia" os BB (alguns):)
Este tipo de fogos (de vento) deve ser combatido "de trás para a frente" e nunca o contrario, senão o fogo esta sempre a ultrapassar quem o combate!
As fotos que postaste Agreste dão para percebermos que o fogo é de vento, mas não da para ver se a cabeça do incendio esta dentro da capacidade de extinção...normalmente não esta, portanto esperar por ela, é andar sempre a reposicionar meios humanos e materiais...mesmo usar contrafogo nestes casos dificilmente resulta...
existem aproximadamente 10000 Homens no dispositivo (contratualizados), ao que se juntam os que aparecem ao "toque de sirene":thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O que vou dizer "incendeia" os BB (alguns):)
Este tipo de fogos (de vento) deve ser combatido "de trás para a frente" e nunca o contrario, senão o fogo esta sempre a ultrapassar quem o combate!
As fotos que postaste Agreste dão para percebermos que o fogo é de vento, mas não da para ver se a cabeça do incendio esta dentro da capacidade de extinção...normalmente não esta, portanto esperar por ela, é andar sempre a reposicionar meios humanos e materiais...mesmo usar contrafogo nestes casos dificilmente resulta...
existem aproximadamente 10000 Homens no dispositivo (contratualizados), ao que se juntam os que aparecem ao "toque de sirene":thumbsup:

Certamente que quem está no terreno tem as ordens correctamente transmitidas e sabe bem o que está a fazer.

Não somos certamente nós com base em fotografias que saberemos avaliar a situação.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ok, se formos ver as estatísticas da protecção civil vemos que o padrão está a alterar-se. Há coisa de 10 dias tínhamos muitas ocorrências e um número simpático de operacionais requisitados, por volta de 2000, por aí...

Agora temos um padrão com menos ocorrências mas com bastante mais gente, acima de 4500. Especulo que quando andarmos com 6-7 mil requisições a coisa pode complicar-se. Não sei bem como funciona o descanso e rotação de pessoal. Entrámos numa vaga de calor.

Estou a olhar pra isto agora, não sei como funcionou no ano passado ou noutros momentos stressantes.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Certamente que quem está no terreno tem as ordens correctamente transmitidas e sabe bem o que está a fazer.

Não somos certamente nós com base em fotografias que saberemos avaliar a situação.

Reafirmo o que disse. Combatem-se muito mal os incendios florestais em Portugal!
Repara: combate se da mesma forma o incendio do Alentejo, como o de Coruche (imagens aqui postadas tambem), como o do Algarve do ano passado! Usa-se exactamente a mesma estratégia (quando a ha) e tácticas então são "copy paste"...e agora pergunto te: achas mesmo que a tupologia destes incendios é a mesma?
Nem pensar!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Reafirmo o que disse. Combatem-se muito mal os incendios florestais em Portugal!
Repara: combate se da mesma forma o incendio do Alentejo, como o de Coruche (imagens aqui postadas tambem), como o do Algarve do ano passado! Usa-se exactamente a mesma estratégia (quando a ha) e tácticas então são "copy paste"...e agora pergunto te: achas mesmo que a tupologia destes incendios é a mesma?
Nem pensar!

Tenho sérias dúvidas que se combatam assim tão mal os incendios em Portugal quando existem trabalhos de cooperação internacional em que muitas vezes Portugal é referenciado como exemplo.

Mais, existe um trabalho notório de melhoria das condições de combate, de parceria do meio científico com as forças de combate e com a protecção civil.

Certamente que há muito a avançar. Agora sem dúvida que muito foi feito nos últimos anos. E com resultados evidentes. Cada vez mens se vêem fogos com durações superiores a 24h como era infelizmente comum há alguns anos.

Por fim e do que tenho visto cada vez há mais consciencialização dos próprios bombeiros (por vezes até mais que as chefias) em aprender, em desenvolver novas tácticas e sobretudo existe uma evolução a nível da coordenação que é notória.

Eu continuo a dizer... Avaliar as coisas sem estar no terreno com observação de fotos de pouco vale. E os balanços fazem-se quando tiverem de ser feitos.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Felizmente...

13:47 - Marmelete, Monchique - Faro - Em Curso - Incêndio em Mato...

Ponto de situação: Incêndio ativo com uma frente . Operações de combate a decorrerem favoravelmente.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,245
Local
Aveiro
Está bastante calor lá fora e ouvem-se canadairs a passar para apagar o fogo em Sever do Vouga que está com proporções enormes... Já caíram cinzas durante a noite que percorreram cerca de 20km... :shocking:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,347
Local
Fajarda - Coruche(57m)
à pouco houve um reacendimento do incendio que houve ontem aqui no concelho de Coruche, porque via daqui fumo a sair do mesmo sitio, mas não era muito, mas agora já não se vê nada
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Tenho sérias dúvidas que se combatam assim tão mal os incendios em Portugal quando existem trabalhos de cooperação internacional em que muitas vezes Portugal é referenciado como exemplo.

Mais, existe um trabalho notório de melhoria das condições de combate, de parceria do meio científico com as forças de combate e com a protecção civil.

Certamente que há muito a avançar. Agora sem dúvida que muito foi feito nos últimos anos. E com resultados evidentes. Cada vez mens se vêem fogos com durações superiores a 24h como era infelizmente comum há alguns anos.

Por fim e do que tenho visto cada vez há mais consciencialização dos próprios bombeiros (por vezes até mais que as chefias) em aprender, em desenvolver novas tácticas e sobretudo existe uma evolução a nível da coordenação que é notória.

Eu continuo a dizer... Avaliar as coisas sem estar no terreno com observação de fotos de pouco vale. E os balanços fazem-se quando tiverem de ser feitos.

Se tiveres algum dia a possibilidade de comparar com a forma como se combate incendios na Galiza, Catalunha, Sardenha...ficas espantado...sei o que digo, não o digo por "fotografias"! Houve bastantes melhorias desde 2003, muitas, sobretudo ao nivel da segurança, gestao de recursos e cadeia de comando! Quanto ao nivel da análise de incendios, estrategias de combate e uso do fogo...estamos tão tão mal...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Está bastante calor lá fora e ouvem-se canadairs a passar para apagar o fogo em Sever do Vouga que está com proporções enormes... Já caíram cinzas durante a noite que percorreram cerca de 20km... :shocking:

Não são canadairs...são os "fire boss"...bem mais pequenos e com menor capacidade...andam sempre em parelhas para maior eficiencia...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Na página da PCivil tinha, agora já está a 0 de aviões, 2 aviões bombardeiros no combate ao incêndio. Diria que os fire boss não se enquadrem nessa classificação, mas sim os Canadair.

Não temos canadair por isso não podiam lá estar...eram os fire boss
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Não temos canadair por isso não podiam lá estar...eram os fire boss

Pois não, o ano passado tivemos 2 canadiers no Algarve quando fui pedida ajuda europeia. E a Espanha disponibilizou 2. Este ano, com o calor previsto nos próximos dias, e a vegetação irá ficar mais seca, os incêndios vão aumentar consideravelmente, a ver se o Verão não torna-se uma tragédia como em 2003. Mato não deve faltar este ano, principalmente a Norte e Centro, no Sul o ponto mais crítico é a Serra de Monchique.