Seguimento - Incêndios 2016



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
um parque de estacionamento coberto é regulamentado pela segurança contra incêndios com centrais de segurança, alarmes e extinção de incêndio.

um parque de estacionamento ao ar livre não tem regulação, não tem corpo de bombeiros próprio nem é obrigatoriamente vigiado por bombeiros, acima de um valor mínimo de viaturas.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
e agora pergunto eu aos mais entendidos...

isto é um incêndio florestal ou um incêndio industrial? arderam 400 automóveis.

Utilizar um espaço em que o solo é maioritariamente coberto por restolho ou erva seca como parque de estacionamento é a receita perfeita para o desastre..:rolleyes:. O incêndio começou numa viatura, claro que com tanta erva seca por baixo de centenas de carros bem juntinhos, e a isso acrescentar o vento e calor, não era difícil o fogo avançar como avançou...felizmente não houve vítimas.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
este festival andanças anda meio azarado... no passado foram afetados por um incêndio em são pedro do sul.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Esse incêndio no Andanças começou por ser muito, muito grave mesmo. Nunca tinha visto o número de meios a aumentar tanto em tão pouco tempo, em menos de 30 minutos havia 150 e 4 meios aéreos. Dada a gravidade da situação, e a velocidade com que foi controlada, tenho que congratular todas as entidades envolvidas. Não havia uma ocorrência desta magnitude há muitos anos por aqui.

Pelos vistos a origem foi em mato, ao lado do parque de estacionamento, o que causou um efeito dominó.

Só não congratulo o site da Proteção Civil, pela classificação de ocorrências importantes ser completamente arbitrária, e por provavelmente propositadamente omitirem dados. Nem me alongo mais sobre o assunto.

Nada é escondido no site da Protecção Civil! As ocorrencias sao sincronizadas directamente da plataforma interna da ANPC, sem possibilidade de intervenção humanano SQL ou algo que o valha! Qual seria a necessidade de esconder ocorrencias? As ocorrencias não são arbitrarias! Tinha mais de 15 veiculos mas nao tinha 3 horas em curso, logo não cumpre os critérios para ser publicada no site na zona de ocorrencias importantes! Esta listada nas restantes ocorrencias que é praticamente o mesmo em termos de informações de meios!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Vista para oeste, grande coluna de fumo do incêndio de Oleiros, Castelo Branco (acho eu) que já se encontra em conclusão.

AFesk39.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O incêndio começou numa viatura, claro que com tanta erva seca por baixo de centenas de carros bem juntinhos, e a isso acrescentar o vento e calor, não era difícil o fogo avançar como avançou...felizmente não houve vítimas.

Alguém já assumiu efectivamente que não possa ter havido nenhuma vítima entre tantos veículos? ... Lembro-me que há alguns meses, num acidente em cadeia, só passado algumas horas se descobriu uma vítima.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso vai ser uma longa batalha jurídica. As companhias de seguros vão já deitar - se fora, com certeza.
Há sempre a possibilidade dos proprietários dos veículos acionar o " Fundo de Garantia Automóvel ", mas não sei se este incidente tem essa possibilidade e, mesmo que tenha, esse fundo cobre, geralmente, apenas pequenos valores.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
um parque de estacionamento coberto é regulamentado pela segurança contra incêndios com centrais de segurança, alarmes e extinção de incêndio.

um parque de estacionamento ao ar livre não tem regulação, não tem corpo de bombeiros próprio nem é obrigatoriamente vigiado por bombeiros, acima de um valor mínimo de viaturas.

A Fatacil tem 2 ou 3 parques de estacionamento destes e nunca vi lá bombeiro nenhum. Aliás, 99% dos estacionamentos destes festivais ou feiras são feitos em terrenos sem as mínimas condições.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
presença obrigatória de bombeiros num parque de viaturas com estas dimensões...
manejo do terreno mais exigente... não é permitido o parqueamento em pasto seco.
 
  • Gosto
Reactions: james