Seguimento - Incêndios 2017



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Desabafo do comandante de bombeiros voluntários de Castro Daire, sobre o elevado número de ocorrências que tem ocorrido nos últimos dias no concelho.

"A PROBLEMÁTICA DOS INCÊNDIOS: algumas considerações

Nas redes sociais proliferam opiniões sobre o tema. Todos são especialistas, todos têm opiniões, certezas, ideias, ... até parece que a resolução deste flagelo é simples, mas muito simples não deve ser, pois é um problema Nacional e acima de tudo cultural, político e judicial, senão vejamos:
Se estou chateado com alguém ... meto o fogo no seu terreno, se estou bêbedo ... meto o fogo no seu terreno, se não concordo com as partilhas ... meto o fogo no seu terreno, se não concordo com as reservas de caça ... meto o fogo nesses terrenos, se não me agrada os outros também terem reservas de caça ... meto o fogo nesses terrenos ... Se se provar que fui eu ... os juízes vão acreditar na minha redenção colocando-me em liberdade, acreditando que de repente vou passar a ser boa pessoa, como aconteceu recentemente ... e assim instala-se o sentimento de impunidade !!!
Não interessa se esta atitude negligente resulta na perca de vidas humanas, de bens, ou quais os resultados ambientais. Por outro lado existe um alheamento, seja das pessoas ou dos políticos, para que se encontrem soluções para este problema concreto. Assim, para que a culpa não morra solteira, atira-se poeira para os olhos da opinião pública e assim, parece que tudo estará resolvido. Não custa nada, fala-se mal ou criticam-se os bombeiros !!! Será que os Bombeiros são perfeitos ? Claro que não. São seres humanos, homens e mulheres como quaisquer outros. Claro que também erram, no entanto, assim que chover já ninguém se lembrará de mais nada até ao próximo ano e repetir-se-há o ciclo sem que nada de concreto se faça para em concreto se resolverem estes problemas.
Enquanto comandante dos bombeiros Voluntários de Castro Daire, não poderia assistir a uma barbaridade destas e ficar impávido perante tal desplante. É necessário contextualizar o que se ouve da boca de um bombeiro. O ato decisório depende de muitos fatores e de muitas variáveis, ... Assim, gostava de vos alertar para alguns aspetos: a) Se não tivessem posto o fogo nada teria ardido; b) Se não tivéssemos mais uma série de incêndios em simultâneo, aí sim poderíamos ter atuado como desejaríamos, mas quando assim é temos que definir prioridades | 1- vidas, 2- bens, 3- o resto |; c) As acessibilidades não são aquilo que se pretende fazer acreditar. Sim, existe um caminho ... e quantos mais existem e seriam necessários ? d) Se o local não fosse deixado ao abandono durante todo o ano e tivessem efetuado a respetiva manutenção e limpeza, nada disto se teria passado e pelo menos esse local teria escapado ...; e) Se era assim tão fácil extinguir ali o incêndio, por que motivo os principais interessados não o fizeram ? Por onde andavam ? A apagar não andaram ... Têm 2 braços e 2 pernas como qualquer bombeiro. Dava mais jeito tirar fotografias ? Eu próprio já apaguei muitos com uma giesta nas mãos, o que acontece frequentemente noutras zonas do nosso Concelho !!! por fim ... f) Se os senhores das reservas de caça não andassem chateados uns com os outros, certamente não arderia tanto e de forma tão violenta. No nosso Concelho, apenas por coincidência, só começamos a ter grandes incêndios em reservas e a partir do primeiro dia de caça ... Na minha opinião nas áreas ardidas não se deveria poder caçar durante pelo menos 5 anos !!! MAS OK, O PROBLEMA SÃO SEMPRE OS BOMBEIROS ... Desta forma já nem se fala nem ninguém se lamenta dos criminosos prevaricadores incendiários.
Aproveito para através desta ferramenta LOUVAR todos os Bombeiros e em especial os Meus Bombeiros pelo enorme esforço pessoal e notável empenhamento coletivo no combate aos incêndios neste ano especialmente difícil, realçando, para aqueles distraídos que não sabem nem se interessam, que o nosso Corpo de Bombeiros efetua uma média de oito mil serviços por ano, no auxílio à população.
Paulo Almeida - Comandante do CB"



Bem falando na problemática acerca dos caçadores, do meu ponto de vista se eles pegam fogo a uma reserva propositadamente, estão a ser burros, pois vai arder tudo, e as suas peças de caça, irão ficar sem alimento, e sem abrigos.
Sei que existe caçadores muito desleixados, até porque por lei eles são obrigados a apanhar os cartuxos do chão, mas na prática, deixam-nos simplesmente pelo chão, isto tudo para dar o exemplo dos cigarros que muitos deles fumam durante a caça, será que os deixam bem apagados, por vezes dentro de matos altos, não é tarefa fácil, e já agora acho que seria uma excelente ideia que eles respeitassem mais os períodos críticos, bem como as condições climatéricas adversas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Off Topic: Eu estou atónito com a tragégia que está a ocorrer na Califórnia. Mais de 20 mortos confirmados, 670 desaparecidos e mais de 3500 estruturas ardidas!



Antes e Depois
TELEMMGLPICT000143266404_1_trans_NvBQzQNjv4Bqtt-PMhmmlxqdgRPvuJG6C_36TkPi4jZ3eU8IBZq6ki0.jpeg

http://www.telegraph.co.uk/news/201...-shows-devastating-wildfires-swept-acrossthe/
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Off Topic: Eu estou atónito com a tragégia que está a ocorrer na Califórnia. Mais de 20 mortos confirmados, 670 desaparecidos e mais de 3500 estruturas ardidas!


Como é possivel? :o
Pode ser um acaso da natureza, mas parece que muito falhou no combate a esse fogo... nao se evacuam populações? Não se fez a defesa perimetrica das localidades?
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Como é possivel? :o
Pode ser um acaso da natureza, mas parece que muito falhou no combate a esse fogo... nao se evacuam populações? Não se fez a defesa perimetrica das localidades?
É verdadeiramente impressionante! Eu li que já são 23 mortos, os fogos são tão grandes que não há bombeiros em muitos locais que estão a arder. As populações tentam fazer o que podem mas é impossível. Estão a ser emitidos avisos de evacuação imediata para várias cidades. Esta zona é muito vasta, com cidades ricas ligadas à produção dos mais afamados vinhos da Califórnia. O vento está a aumentar e os fogos estão a juntar-se! :eek:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego