Seguimento - Incêndios 2017

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Tendo em conta as perguntas que alguns jornalistas estão a fazer ao IPMA pergunto-me se algum deles estudou o mais básico da Geografia.

É triste e lamentável o Jornalismo Português. Como se fosse possível ter previsto o que aconteceu naquela estrada, naquele determinado momento. Enfim.
 


RickStorm

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
356
Local
Oeiras
Tendo em conta as perguntas que alguns jornalistas estão a fazer ao IPMA pergunto-me se algum deles estudou o mais básico da Geografia.

É triste e lamentável o Jornalismo Português. Como se fosse possível ter previsto o que aconteceu naquela estrada, naquele determinado momento. Enfim.

Estava a pensar precisamente o mesmo. Há coisas que nem se dizem ou se perguntam (é uma questão de bom senso), mas o sensacionalismo e o "emocionalismo" extremo levam a melhor...
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Vítor é a 64º vítima do incêndio em Pedrógão Grande
Vitor, 56 anos, é 12º vítima de Pobrais. Morreu em casa na noite de sábado e foi encontrado por um voluntário de Leiria, que tirou três dias de folga para ajudar nas buscas


Há mais uma vítima das chamas. Vítor, 56 anos, foi encontrado em casa, em Pobrais. Morreu na noite de sábado. Assim, sobe para 64 o número de mortos no incêndio de Pedrógão Grande (12º naquela localidade). Apesar de ainda novo, recebia apoio do lar de Vila Facaia, onde costumava passar o dia. Foram levá-lo a casa no sábado e desde então não era visto.
 
Editado por um moderador:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Tendo em conta as perguntas que alguns jornalistas estão a fazer ao IPMA pergunto-me se algum deles estudou o mais básico da Geografia.

É triste e lamentável o Jornalismo Português. Como se fosse possível ter previsto o que aconteceu naquela estrada, naquele determinado momento. Enfim.

O IPMA esteve longe de ter feito o papel que o uma entidade meteorológica oficial de um país deve ter. Ora se o incêndio teve causas meteorológicas, temos sempre que questionar uma coisa ou outra, dê por onde der, e não estou a falar de prever isto ou aquilo no exacto local como dizem os jornalistas.

Já ontem disse aqui, tenho a certeza que noutro país qualquer, a partir do momento em que se previa vento forte, temperaturas extremas e possibilidade de trovoada seca (sim seca, pois qualquer meteorologista digno deve saber quais as condições ideais para tal), haveria logo uma tentativa por parte dessa entidade de informar fosse quem fosse, população, bombeiros, protecção civil e etc. Isto através de avisos.

Para que serve o aviso de trovoada?? Está lá e não lhe tocam nem numa situação destas? Hoje até o Estofex fala no risco de trovoadas secas e eles nada, parece que não querem saber. E se formos a ver hoje já houve focos de incêndio causados por trovoada.

Mesmo que ninguém ligasse aos avisos, ao menos estavam lá e jogavam com isso. Enfim, um conjunto geral de incompetência por todo o lado.

Dizer que o IPMA está totalmente isento de culpas, para mim está errado.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Dizer que o IPMA está totalmente isento de culpas, para mim está errado.


Ninguém disse que o IPMA está ou não isento de culpas, até porque esta situação pode e vai ter de ser investigada até ás ultimas consequências. O problema, reside no tipo de questões que foram feitas por parte de Jornalistas ao IPMA que revelaram pelo menos e na minha opinião uma total ignorância sobre o que é a Meteorologia ou pelo menos o seu básico. Podemos prever uma Trovoada, não podemos é prever a ocorrência de um Tornado, Downburst ou Saraiva forte, da mesma forma que ninguém poderia ter previsto o que iria acontecer naquela estrada. Quem entrevista tem pelo menos de saber qualquer coisa do assunto em questão.

O IPMA emite avisos, que posteriormente são transmitidos à respectiva Protecção Civil que supostamente actua em conformidade. Não acredito que não tenham existido comunicações por parte dos organismos/autoridades competentes numa situação destas de calor extremo com a possibilidade de ocorrência deste tipo de fenómenos. Talvez tenham subestimado a situação em si, ainda assim não me parece.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
https://sol.sapo.pt/artigo/568514

Pedrógão Grande: 26 mil hectares ardidos no incêndio mais trágico da história do país

Sistema europeu de monitorização dos incêndios divulgou esta tarde informação sobre a extensão do fogo

O sistema europeu de monitorização de incêndios florestais dá conta de 25.969 hectares ardidos no incêndio que lavra desde sábado em Pedrógão Grande.

(...)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
ERC abre processo de averiguações a reportagem da TVI
O Conselho Regulador da ERC decidiu, na manhã desta segunda-feira, “abrir um procedimento de averiguações” à reportagem emitida, no domingo, no Jornal Nacional da TVI. À ERC chegaram mais de 100 participações a contestar o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia de Pedrógão Grande.

“A ERC, consciente do estado de choque em que o País se encontra, sintoniza-se com a sociedade portuguesa e espera que a comunicação social seja de uma sensibilidade profissional a toda a prova, neste momento de luto nacional”, remata a ERC, em comunicado.
 
Editado por um moderador:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Os incêndios florestais consumiram até 15 de junho 15.184 hectares, uma área ardida quase 12 vezes superior ao mesmo período de 2016, revelou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O relatório provisório do ICNF, que não inclui os dados do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrogão Grande, adianta que o ano de 2017 apresenta “o quarto valor mais elevado de área ardida” da última década, por comparação com o mesmo período.

O documento indica que este ano regista “o terceiro valor mais elevado em número de ocorrências” desde 2007.

DN
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A Universidade de Coimbra disponibiliza subsídios de emergência para estudantes cujas famílias foram atingidas pelo incêndio de Pedrógão Grande. A iniciativa foi anunciada na página oficial de Facebook da instituição.
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: DaniFR