Seguimento - Incêndios 2018

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Tópico de seguimento de incêndios em Portugal durante o ano de 2018


Link's úteis

Instituto do Mar e da Atmosfera - Índice Risco de Incêndio

http://www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/index.rcm.jsp?dia=dh

Protecção Civil - Incêndios
http://www.prociv.pt/pt-pt/SITUACAOOPERACIONAL/Paginas/ocorrenciassignificativas.aspx
http://www.prociv.pt/

Fogos.pt (Apps)
https://fogos.pt/

European Forest Fire Information System (EFFIS)
http://forest.jrc.ec.europa.eu/effis/applications/current-situation/

MODIS Rapid Response
http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/realtime/
http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets

FIRE GLOBE: The Global Fire Monitoring Center (GFMC)
http://www.fire.uni-freiburg.de/current/globalfire.htm

CEIF
https://www.facebook.com/CEIF.ADAI

LFF
https://www.facebook.com/Laboratório-de-Fogos-Florestais-UTAD-203244986409477/?fref=nf

PFF
https://www.facebook.com/projPFF



Regras específicas deste tópico:

- Este tópico é apenas para relatar situações de incêndios na vossa região em vez de usarem os tópicos de seguimento meteorológico para esse efeito; ou é para acompanhar eventos significativos noutras regiões.
- Evitem grandes polémicas operacionais ou políticas, deixem isso para os especialistas, em local próprio, que não é este.
- Evitem as fotografias do tipo "pyroespectáculo", relatem e documentem um incêndio na vossa região, fotos são sempre bem vindas, mas apenas nessas circunstancias.
- Se for bombeiro ou outro profissional relacionado com a área com interesse especial em acompanhar permanentemente a situação a nível nacional, pf, identifique-se na assinatura, para todos saberem do seu particular interesse.

Regras gerais:

http://www.meteopt.com/forum/ajuda/condicoes-de-utilizacao
 
  • Gosto
Reactions: JoaoCodeco


Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Pelo menos cinco pessoas morreram e 50 pessoas ficaram feridas este sábado num incêndio numa associação em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.



De acordo com a fonte dos Bombeiros Voluntários de Tondela, o alerta para o fogo foi dado pelas 21h45. Segundo o site da Proteção Civil o incêndio está a mobilizar cerca de 118 operacionais e 41 meios. No entanto, as chamas já se encontram extintas.

O alerta foi dado às 20h51 e pelas 21h50 foi dado como extinto.

O incêndio que deflagrou hoje numa associação em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, provocou "algumas vítimas mortais" e dezenas de feridos, disse à Lusa o comandante dos bombeiros de Tondela.

A mesma fonte não conseguiu especificar o número de mortos, dizendo apenas tratar-se de "algumas vítimas mortais e dezenas de feridos, graves e ligeiros".

De acordo com o oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Paulo Santos, os feridos serão pelo menos 50.

No local, uma associação recreativa onde decorria um jantar, estavam, pelas 21:50, 118 operacionais apoiados por 44 veículos.

O alerta foi dado às 20:51 e pelas 21:50 o fogo foi dado como extinto.

(c/ Lusa)

https://www.rtp.pt/noticias/pais/pe...endio-em-vila-nova-da-rainha-tondela_n1051878

Incrível!!!!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndio em Tondela faz cinco mortos. Estavam num torneio de sueca
13.01.2018
Um incêndio numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, terá provocado cinco mortos e vários feridos. O incêndio terá sido causado por uma explosão de uma botija de gás numa altura em que decorria um torneio de sueca e estariam 70 pessoas no interior do edifício.
AMADEU ARAÚJO

Um incêndio em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, provocou vários feridos. O incêndio terá sido causado por uma explosão. Populares em Vila Nova da Rainha apontam para a existência de quatro mortos, mas o número pode “ser superior”: informações posteriores falam em cinco mortos, ainda sem confirmação oficial. “Há escombros, o reconhecimento ainda não foi completado. O que sabemos é que houve uma explosão de uma botija de gás e várias pessoas ficaram encurraladas no edifício”, adiantaram os bombeiros.

O alerta para os bombeiros foi dado este sábado cerca das 20h51, referindo-se a um "lar de idosos". Contudo, informações posteriores indicam que o incêndio teve lugar numa associação recreativa. Aí decorria um torneio de sueca no edifício de dois andares onde tem sede a Associação Recreativa, Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha.

Hora e meia depois do alerta, o comando da Proteção Civil no distrito de Viseu não confirmava ainda o número exato de vítimas, afirmando ao Expresso: “Estavam 70 pessoas [na associação] e ainda estamos a enviar meios, não conhecemos o número exato de vitimas”. Miguel Ângelo, comandante da Proteção Civil no distrito de Viseu, confirma a gravidade da situação, mas aponta para a necessidade de “uma hora, até que sejam feitos os primeiros reconhecimentos”. Às 21:30 combatiam as chamas 52 bombeiros, auxiliados por 18 viaturas.

António Jesus, presidente da Câmara de Tondela e que estava a caminho do local, confirmava que “a situação é grave” e várias fontes dos bombeiros apontavam para a existência de “vários queimados graves”. “Há dezenas a serem evacuados e ainda não conhecemos o número exato, mas há vários feridos com gravidade”, disse um bombeiro de Vale de Besteiros. A Proteção Civil acionou 20 ambulâncias para o local.

O diretor clinico do Centro Hospitalar de Tondela e Viseu confirma a existência de vários feridos e colocou as urgências de prevenção para “a eventualidade de receber entre 30 a 50 feridos, a grande maioria com problemas respiratórios devido à inalação de fumos”, adiantou Cilio Correia.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2...-cinco-mortos.-Estavam-num-torneio-de-sueca-1
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
Planos Ativados Planos Emergência Hospitalar de Hospital de Viseu, Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, Hospital Stª Maria e Hospital São José.

194 operacionais.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,963
Local
Tondela-290m
Infelizmente desde as 00h30 que já ouvi o heli que presumo ser do INEM a passar varias vezes em direcção a norte e a regressar. Muito provavelmente a transportar feridos do hospital de Viseu para outros hospitais.

Há vários helicópteros no total 5, alguns são do INEM e outros da Força aérea. Os feridos estão a ser transportados para Viseu, Coimbra e Lisboa.

Ambiente caótico e dantesco vivido naquela associação :sad::( Isto ao menos aqui pelo concelho acontecem só desgraças:facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,663
Local
Viseu
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Aumenta os meios na Quinta do Lago, para 42 operacionais e 13 veículos, já arde há mais de 3 horas. :(
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aumenta os meios na Quinta do Lago, para 42 operacionais e 13 veículos, já arde há mais de 3 horas. :(

O ano passado também começou logo mal, com muitos incendios, em pleno Inverno e Primavera, e este ano de 2018, se não chover mesmo a sério, secalhar vamos pelo mesmo caminho.
Aqui pela região centro também tenho visto o registo de várias ocorencias, por queimadas descontroladas, pois basta estar a queimar junto a um terreno abandonado com ervas altas e secas, e pronto já sabemos que não será fácil depois conter o foco de incendio.

Pode ser que agora com a humidade e o frio durante a noite, e já um nº considerável de meios humanos e terrestres, que consigam apagar o incendio.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3