Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2024

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
1682966594059.png

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

• Gosto
Reactions: joselamego
Bela tarde hoje, sol, vento fraco e fresco, por agora 21ºC, 83%hr.
Extremos do dia até ao momento: 25.5ºC/16.6ºC

Hoje chegou o meu meteotracker, 12 dias depois de o encomendar, ainda só o experimentei numa volta de 5km, mas gostei do que vi, fácil de instalar e intuitivo, está aí o resumo da minha volta, coloca-se no tecto do carro, parte exterior, o instrumento tem 3 pequenos imans.
O instrumento que fica no tecto do carro consegue tirar foto e tudo, carregando numa tecla na app no telemóvel, mas esqueci-me de usar essa função hoje.

Última edição:
Nova experiência com o meteotracker, hoje ao início da tarde

Dá para ver uma série de parâmetros, para além das apresentadas abaixo há ainda o gradiente térmico, radiação solar, ponto de orvalho, temperatura aparente, velocidade a que seguia...
Temperatura ao longo da viagem, tons vermelhos mais quentes, azuis os mais frios:
temp.jpg

Pormenor da zona onde registei o máximo, regista a temperatura num ponto a cada 3 segundos.
maximo.jpg

Humidade ao longo da viagem, tons azuis os mais húmidos:
humidade.jpg

Altitude da viagem, tons vermelhos a maior altitude, azuis os de menor:
altitude.jpg

Gráfico de temperatura(verde) e altitude(laranja)
volta.jpg

Fotos tiradas na viagem
66acd900e566e25f3298d4ad.jpg

66acdf9fe566e25f329f01d3.jpg

Resumo da sessão
1000016149.jpg

Última edição:
Hoje chegou o meu meteotracker, 12 dias depois de o encomendar, ainda só o experimentei numa volta de 5km, mas gostei do que vi, fácil de instalar e intuitivo, está aí o resumo da minha volta, coloca-se no tecto do carro, parte exterior, o instrumento tem 3 pequenos imans.
O instrumento que fica no tecto do carro consegue tirar foto e tudo, carregando numa tecla na app no telemóvel, mas esqueci-me de usar essa função hoje.
Esse instrumento não sofre de inflação da temperatura por estar colocado no tecto do carro?

Esse instrumento não sofre de inflação da temperatura por estar colocado no tecto do carro?
Do que vi até agora não, passei perto de estações wunderground ao longo da viagem, e estava sempre parecido, tendencialmente até abaixo da temperatura das mesmas, assim como abaixo da temperatura do termómetro do carro.

Outro dos meus receios era a resposta do mesmo, estando por exemplo 1 minuto parado no trânsito ao sol, num semáforo por exemplo, mas mesmo nessa situação não aumenta a temperatura.

Última edição:
Isso é optimo.
Então toca a viajar muito...e no inverno é que vai ser!;)

Nova experiência com o meteotracker, hoje ao início da tarde

Dá para ver uma série de parâmetros, para além das apresentadas abaixo há ainda o gradiente térmico, radiação solar, ponto de orvalho, temperatura aparente, velocidade a que seguia...
Temperatura ao longo da viagem, tons vermelhos mais quentes, azuis os mais frios:
Muito interessante todas as funções que este dispositivo consegue realizar. As imagens até têm boa qualidade.
Estou a pensar adquirir um também.

Muito interessante todas as funções que este dispositivo consegue realizar. As imagens até têm boa qualidade.
Estou a pensar adquirir um também.
Recomendo!

Hoje já descobri que há uma zona ligeiramente mais fria no vale do Vouga, perto de Bertelhe onde costumo meter os termómetros/dataloggers.
7.1ºC na zona mais fria, 7.4 a 7.6ºC na zona onde tinha o datalogger, isto tudo em andamento, nada me diz que a hora a que passei por lá foi a mais fria da noite/madrugada. Naturalmente não terá sido....
66adbed9c18833616df7f897.jpg

Mais de 9ºC de diferença em poucos km
diff.jpg

1000016198.jpg

Terá baixado dos 7ºC por lá, bem mais frio que Couto de Cima, mínima de 9.2ºC.
Aqui por casa mínima de 13.4ºC.

Última edição:
Regresso das mínimas tropicais ao meu alto, 20.1°C esta noite.

Agora 23.8°C, 58% hr, céu limpo.

Extremos de ontem: 33.3°C/13.4°C, amplitude bem alta para aqui.

Summary
August 4, 2024

HighLowAverage
Temperature30.8 °C16.9 °C20.0 °C
Dew Point24.4 °C16.7 °C18.9 °C
Humidity99 %59 %94 %
Precipitation0.00 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed0.0 km/h0.0 km/h0.0 km/h
Wind Gust0.0 km/h--0.0 km/h
Wind Direction -- -- SW
Pressure1,015.24 hPa1,013.72 hPa --

Mais uma máxima suspeita da estação Viseu-cidade do ipma com 38.2ºC, andei com o meu meteotracker por Viseu na hora de maior calor, e não apanhei mais de 37.5ºC, e estes a menos de 300 metros de altitude.

Aqui por casa máxima de 34.9ºC.
29.6ºC, 50%hr por agora.

Mais uma máxima suspeita da estação Viseu-cidade do ipma com 38.2ºC, andei com o meu meteotracker por Viseu na hora de maior calor, e não apanhei mais de 37.5ºC

Será significativa a diferença de 0,7ºC ? A temperatura em movimento (?) do meteotracker poderá ser sub-avaliada? A situação da EMA de Viseu-cidade pode estar a receber o efeito de bolha de calor urbana. :unsure:

Eu acho significativa porque corri imensos quilómetros a menor altitude que a zona da estação do ipma, e 95% do tempo rondou os 35.5/37ºC. Mas é o que é, a estação está mal colocada, e a envolvente de hoje em dia é mais alcatroada e movimentada que a dos anos 70/80/90, daí chegar a valores que eram recorde até 2000, mais do que uma vez anualmente...
Não andei pela zona da estação, mas penso ter andado em zonas mais quentes até, tenho de fazer a experiência lá junto à estação.

Ainda 21.5ºC na minha estação a esta hora, 74%hr.