Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
7Ta78p4.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Bom dia e Bom Ano a todos!!
Para já aqui ainda só acumulou 1 mm desde as 00:00
Já 2022, foi salvo pelos últimos 4 meses impressionantes aqui pela zona sul da Guarda:
Setembro.-141, 2 mm
Outubro- 172,4mm
Novembro- 205,8mm
E um louco dezembro - 405,2 mm!! (Quase o triplo da média)
Dezembro foi mesmo muito húmido e ameno, 29 dias de nevoeiro( grande parte deles sem dissipar), e temperatura mínima de (-1cº) , e máxima de (13Cº).
2022 teve um total de 1182,0 mm(desde março).

Apesar dos quase 900mm que caíram por aqui desde Setembro, tinha saudades de umas horas como estas últimas têm sido.
A chuva por aqui foi constantemente fraca a moderada nos últimos meses, quase sem excepção.
Estas últimas 3 horas foram o período mais chuvoso deste Outono/Inverno, 22mm acumulados.

Ainda em relação a 2022, 1233mm em zona de vale(250m de altitude) entre Tondela e Viseu. Média dos últimos dez anos 1229mm.
Não se nota tendência de diminuição de precipitação nas últimas décadas por aqui, não o digo apenas por estes dados, basta ver os normais climatológicos, mas fica mais um registo.
Localização da quinta

Última edição:
Chuva torrencial, finalmente :D
26mm

15:30
Chuva ainda muito forte, mas o pior parece ter passado, 31.8mm.

Período mais intenso em x minutos:
5: 2.3mm
10: 4.1mm
20: 7.9mm

Primeiro trovão do dia agora mesmo!

Última edição:
Tem chovido com grande intensidade . Se continua assim, acho que vai dar problemas. No final da minha volta de bike e já com chuva torrencial fui fazer a subida da Pinoca para Cassal Sancho e já existiam "quedas de água" com lama, o que não será grande sinal, pois até aqui era água limpa.
Entretanto enquanto escrevia, já vi um flash e já ouvi um trovão.

Tem chovido com grande intensidade . Se continua assim, acho que vai dar problemas. No final da minha volta de bike e já com chuva torrencial fui fazer a subida da Pinoca para Cassal Sancho e já existiam "quedas de água" com lama, o que não será grande sinal, pois até aqui era água limpa.
Entretanto enquanto escrevia, já vi um flash e já ouvi um trovão.
Pela nacional 231, ou "corta-mato"?
Pela nacional deve ser um perigo, mesmo com tempo seco!!!