Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
7Ta78p4.gif



Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


jonyyy

Cumulus
Registo
22 Fev 2013
Mensagens
273
Local
Aldeia. Bispo 950mtrs- Guarda
Bom dia e Bom Ano a todos!!
Para já aqui ainda só acumulou 1 mm desde as 00:00
Já 2022, foi salvo pelos últimos 4 meses impressionantes aqui pela zona sul da Guarda:
Setembro.-141, 2 mm
Outubro- 172,4mm
Novembro- 205,8mm
E um louco dezembro - 405,2 mm!! (Quase o triplo da média)
Dezembro foi mesmo muito húmido e ameno, 29 dias de nevoeiro( grande parte deles sem dissipar), e temperatura mínima de (-1cº) , e máxima de (13Cº).
2022 teve um total de 1182,0 mm(desde março).
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Apesar dos quase 900mm que caíram por aqui desde Setembro, tinha saudades de umas horas como estas últimas têm sido.
A chuva por aqui foi constantemente fraca a moderada nos últimos meses, quase sem excepção.
Estas últimas 3 horas foram o período mais chuvoso deste Outono/Inverno, 22mm acumulados.

Ainda em relação a 2022, 1233mm em zona de vale(250m de altitude) entre Tondela e Viseu. Média dos últimos dez anos 1229mm.
Não se nota tendência de diminuição de precipitação nas últimas décadas por aqui, não o digo apenas por estes dados, basta ver os normais climatológicos, mas fica mais um registo.
Localização da quinta
 
Última edição:

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
393
Local
Casal Sancho(375 m)
Tem chovido com grande intensidade . Se continua assim, acho que vai dar problemas. No final da minha volta de bike e já com chuva torrencial fui fazer a subida da Pinoca para Cassal Sancho e já existiam "quedas de água" com lama, o que não será grande sinal, pois até aqui era água limpa.
Entretanto enquanto escrevia, já vi um flash e já ouvi um trovão.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Tem chovido com grande intensidade . Se continua assim, acho que vai dar problemas. No final da minha volta de bike e já com chuva torrencial fui fazer a subida da Pinoca para Cassal Sancho e já existiam "quedas de água" com lama, o que não será grande sinal, pois até aqui era água limpa.
Entretanto enquanto escrevia, já vi um flash e já ouvi um trovão.
Pela nacional 231, ou "corta-mato"?
Pela nacional deve ser um perigo, mesmo com tempo seco!!!