Mandei vir 5 data loggers da elitech pela amazon, coloquei um junto à minha estação, e a diferença de temperatura entre as duas nunca excede os 0.2ºC.
No dia 28, quando chegaram, deixou logo um na zona de Várzea de Calde(10km a Norte de Viseu, na zona onde o vale de um ribeiro se une ao vale do Vouga, a 440m de altitude) para testar, ver se se aguenta, se não saía do sítio, se os valores parecem plausíveis, e estou satisfeito.
Agora só tenho de pensar onde meter os outros 4.
Coloquei-o dia 28 perto da ribeira que vem da barragem, ficou a uma altura de quase 2.5m e apenas registava a temperatura a cada meia-hora, entretanto já alterei os parâmetros para registar a todos os 30 segundos, e meti a 1.6m de altura.
Nesta primeira noite mais seca e própria a inversões, já teve a mínima mais baixa do distrito, mesmo não tendo deixado o data logger na zona mais fria do vale, foi propositado porque quero que fiquem perto de aldeias, para saber que estou a registar temperaturas de locais habitados, neste caso ficou a menos de 100 metros das primeiras casas.
Fiz uma tabela rápida, para comparar com outras estações do concelho, e duas estações do distrito com mínimas bem baixas.
A máxima em Várzea de Calde não é a definitiva(fui tirar os valores às 16h).
Agora tenho de expandir a tabela, com outros data loggers meus, e outras estações do país que registem mínimas bem baixas por inversão.
Neste vale em particular talvez deixe um outro data logger na zona onde penso que regista as mínimas mais baixas, mesmo que seja a mais de 1km de qualquer habitação.
Forcalhos, Sabugal aproximou-se do valor de Várzea de Calde, teve mínima de 8.1ºC.
Mais frias e a uma altitude inferior a 1000m, penso que é preciso ir a Espanha, perto da fronteira, Puebla de Sanabria, Zamora com 7.4ºC, e Villablino, Leon com 7.1ºC. Ambas acima de 900m de altitude.