Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
32°C, abafado e nebulosidade a Este.
Vista para o vale do Dão, a Este de Alcafache
1000015824.webp

Bem mais seco que em meados de Junho
1000015825.webp

Precisamente no limite do nevoeiro hoje.
Amanheceu com um nevoeiro difuso em que o sol "passava" bem, mínima de 15.5°C
1000015842.jpg

Céu limpo e 17°C por agora.

Última edição:
Eu estou ao tlm e não estou a conseguir criar o tópico de agosto.
É só para dizer que estão a ocorrer alguns aguaceiros no distrito de Viseu.
Ver imagens de radar do IPMA e dados das estações meteorológicas disponíveis na rede wunderground.

Eu estou ao tlm e não estou a conseguir criar o tópico de agosto.
É só para dizer que estão a ocorrer alguns aguaceiros no distrito de Viseu.
Ver imagens de radar do IPMA e dados das estações meteorológicas disponíveis na rede wunderground.
Sim, estavam previstos na previsão descritiva do IPMA. Embora seja difícil distinguir os ecos fracos do ruído no radar, penso que é possível ver alguns na zona entre Canas de Senhorim e Oliveira do Hospital, por exemplo.
No entanto nas imagens de satélite não aparece nebulosidade nessas zonas ou no interior em geral. :unsure:
Consultei as estações WU e os 0,3mm que aparecem em algumas nessa zona correspondem ao nevoeiro matinal, são acumulados registados cerca das 6h e 7h.
Por isso penso que ainda não terá havido aguaceiros, e são ruído do radar.

@Nickname confirmas?

Última edição:
Sim, estavam previstos na previsão descritiva do IPMA. Embora seja difícil distinguir os ecos fracos do ruído no radar, penso que é possível ver alguns na zona entre Canas de Senhorim e Oliveira do Hospital, por exemplo.
No entanto nas imagens de satélite não aparece nebulosidade nessas zonas ou no interior em geral. :unsure:
Consultei as estações WU e os 0,3mm que aparecem em algumas nessa zona correspondem ao nevoeiro matinal, são acumulados registados cerca das 6h e 7h.

@Nickname confirmas?
Sim, não acho que tenha havido aguaceiros, o céu está praticamente limpo para Sul, Sudoeste, Sudeste, etc...
O acumulado foi do nevoeiro matinal como dizes, aquela zona mais próxima à barragem da Aguieira tem fortes e prolongadas nevoeiradas matinais.

25.3ºC, 68%hr por aqui.

Fui induzido em erro desculpem-me.

@Nickname confirmas?

Sim, não acho que tenha havido aguaceiros, o céu está praticamente limpo para Sul, Sudoeste, Sudeste, etc...
O acumulado foi do nevoeiro matinal como dizes, aquela zona mais próxima à barragem da Aguieira tem fortes e prolongadas nevoeiradas matinais.

25.3ºC, 68%hr por aqui.

Primeiro mês completo do meu datalogger em Várzea de Calde e comparação com as mínimas de Couto de Cima, que é tendencialmente a estação com as mínimas mais frias do concelho de Viseu, segue também o meu concurso de terras frias :lol:
frio.jpg

Ainda bem que Lamas de Mouro regressou hoje, ver se aguenta Agosto inteiro, para entrar na tabela.
Quanto a Julho, por ordem inversa da temperatura média mensal
1º Rossão, Castro Daire (wu)
2º Várzea da Serra, Tarouca (wu)
3º Montalegre (ipma)
4º Guarda (ipma)

Resumo na minha estação, comparação com Viseu(cidade e aeródromo do ipma):

viseu.jpg

De notar que Viseu(aeródromo) a +/-630m foi menos quente que a Guarda, 20.9ºC vs 21.4ºC, no Verão os 53km extra de interioridade da Guarda(71km em linha reta do aeródromo de Viseu ao ponto de costa mais próximo vs 124km para a Guarda) a compensarem os 400m de diferença de desnível. Curioso para ver o mês em que o "normal" regressa(Guarda mais fria), aposto apenas em Outubro.

Anomalia em Viseu(cidade) comparando com os normais 81-10
Viseu(cidade): +2.1ºC/+0.8ºC/+0.1ºC

Última edição: