Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2019

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
TIWDtTw.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Boas

Por aqui o fim de semana foi de ceu limpo com neblina ate ao meio da manha de sábado.
Atualmente esta o céu limpo e estao uns agradáveis 20.7°C e 69%HR
 

Amedeo

Cirrus
Registo
2 Set 2019
Mensagens
1
Local
Tomar
Bom dia. Sou italiano e, a partir de quarta-feira, estarei em Tomar por 6 meses em Erasmus, porque sou estudante de engenharia civil. Eu amo meteorologia. Gostaria de ter algumas informações sobre o clima de Tomar e de toda a região central do norte de Portugal. Atualmente, acompanho todas as estações meteorológicas de Portugal e algumas temperaturas mínimas são realmente muito baixas. Gosto muito da neve, mas sei que é muito raro em Portugal em baixas altitudes.Eu também segui o verão e você tem um clima de sonho, sou do sul da Itália e aqui o verão foi muito quente, com temperaturas próximas a 40 acima de tudo em julho, porque houve depressões nas ilhas dos Açores. Na próxima semana estará muito quente, o GFS espera temperaturas de 850 hpa de 20 a 22 graus. Espero que você possa me dar informações sobre o clima. Desculpe pelo meu português, estou usando o google tradutor. obrigado
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia. Sou italiano e, a partir de quarta-feira, estarei em Tomar por 6 meses em Erasmus, porque sou estudante de engenharia civil. Eu amo meteorologia. Gostaria de ter algumas informações sobre o clima de Tomar e de toda a região central do norte de Portugal. Atualmente, acompanho todas as estações meteorológicas de Portugal e algumas temperaturas mínimas são realmente muito baixas. Gosto muito da neve, mas sei que é muito raro em Portugal em baixas altitudes.Eu também segui o verão e você tem um clima de sonho, sou do sul da Itália e aqui o verão foi muito quente, com temperaturas próximas a 40 acima de tudo em julho, porque houve depressões nas ilhas dos Açores. Na próxima semana estará muito quente, o GFS espera temperaturas de 850 hpa de 20 a 22 graus. Espero que você possa me dar informações sobre o clima. Desculpe pelo meu português, estou usando o google tradutor. obrigado
Boa noite,
O Vale do Tejo é das regiões mais quentes do país, e Tomar pertence a essa região. Aliás, Tomar registou temperaturas bem altas este ano, como 40°C ou próximo de 40. :calor: Felizmente, este ano esteve nos valores normais, mas outros anos (como 2016 ou 2017) foram bem quentes e muito pouco chuvosos.

Não tenho dados de Tomar, mas tenho de Santarém:

Temperaturas (máxima/média/mínima) - em graus Celsius:
Janeiro - 14/10/5
Fevereiro - 16/11/6
Março - 18/13/7
Abril - 20/14/9
Maio - 22/17/11
Junho - 27/20/13
Julho - 30/23/15
Agosto - 30/23/15
Setembro - 28/21/14
Outubro - 23/17/12
Novembro - 18/13/8
Dezembro - 15/11/7

Precipitação média (mm):
Janeiro - 93
Fevereiro - 79
Março - 50
Abril - 66
Maio - 56
Junho - 23
Julho - 7
Agosto - 6
Setembro - 36
Outubro - 84
Novembro - 92
Dezembro - 104

Os dados estão aproximados às unidades.

Mais dados sobre as capitais de distrito/Região Autónoma podem ser consultados aqui:
https://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/

Outros dados pormenorizados, mas em mapa:
http://portaldoclima.pt/pt/

Espero ter ajudado! ;)
 
Última edição: