Seguimento Litoral Centro - Abril 2013



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
De momento chove com bastante intensidade.
Continua a relampejar e a ouvir-se trovoada à distância.

Há meia hora, da minha janela:

semttulo5w.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Primeira trovoada aqui por Setúbal foi um valente fiasco vinha ativa até aqui perto depois ao chegar em cima morreu e ficou apenas a chuva com algum granizo... acumulados 3,0mm

Vem agora ai a segunda trovoada da noite a ver se com esta tenho mais sorte...

A temperatura é que baixou bastante estando apenas 11,1ºC
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Será que poderá surgir um tornado, pois o estofex lançou o aviso de 5% de tempo severo para essas bandas, quando há trovoada é bem possível surgir um tornado, eu não gosto de ser alarmista mas é mesmo o que eu acho, podem dar a vossa opinião.
Obrigado

1) Quando há trovoada não tem nada que haver tornados, e podem haver tornados em células que nem teem muita trovoada, ou mesmo muita reflectividade.

2) A reflectividade, por estar alta (vermelha), não significa mais do que a ocorrencia de precipitação muito forte, ou granizo.

3) É verdade que as condições para haver tornados estão um pouco melhores que hoje durante o dia, mas são ainda assim baixas, e não faz sentido falar em tornados assim á toa, ainda para mais apenas olhando á reflectividade.
Para detectar tornados é preciso utilizar outras tecnicas que o IPMA não disponibiliza, por exemplo a BRV.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Consegui fotografar 3 raios, mas todos eles praticamente invisíveis e fraquinhos... :(

Entre os timings de mudança de ficheiro na máquina era quando aconteciam os maiores e assim não apanhei muita coisa. :(

De qualquer forma ainda vi 3 que fizeram da noite o dia e fizeram também estremecer tudo. Finalmente células sem nuvens baixas e com raios nítidos...

Melhor do que nada...