Seguimento Litoral Centro - Abril 2017

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Bem, ontem 28,6ºC na Amadora, quase a igualar a máxima do ano.

Hoje nota-se um bocado menos de calor, mais vento. Mesmo assim, onda de calor continua, 25ºC agora.
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Extremos térmicos: 14,1ºC / 23,2ºC
O valor da rajada da estação de referencia parece-me curto, isto tendo em conta o que presenciei na Aldeia de Juzo e Murches, o registo foi então apenas 47 km/h.
Por exemplo junto ao MiniPreço de Birre, registei uma rajada de 55 km/h a 1,5 metros do solo. A dita estação de referencia está a uns bons 25/30 mts do solo.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui hoje foi mais um dia ameno, tal como os anteriores.
Os trabalhos na agricultura seguem á máxima velocidade, com o inicio das hortas, com os cortes das ervas forrageiras, para enfardamento.
Os campos de trigo aos poucos já estão a começar a "loirar".
As árvores de fruto, como as nogueiras estão agora a começar a despontar, enquanto que outras como os marmeleiros estão bem carregados já de fruta.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem, não sei se reparam na imagem de satelite, por volta das 12/13h, havia uma nevoa/nevoeiro ao largo da costa ocidental. A não entrada de lestada e permanência da névoa não permitiu a subida da temperatura.
Na estrada do Cabo da Roca(estava a cota 245mts, naquele miradouro sobre o vale do rio Touro) a visão era esta, uma especie de ondas no nevoeiro, alguns carros pararam para fotografar, espectacular.
image hosting
No Guincho, perspectiva da nevoa/nevoeiro.
pic host
Da Malveira da Serra até ao Guincho , a temperatura terá dado um tombo de 5ºC/6ºC, traduzindo, dos 20/21ºC n Malveira, caiu para os 15ºC no Cabo Raso.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Estão 18.7°c e é meia noite. Nem sei o que diga mais.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bruta inversão hoje de manhã no Pisão.
Saí de casa com 16,6ºC e 50%HR (lestada!)cheguei ao vale do Pisão, no sector mais frio, registei 7,2ºC e 100% HR
Que choque térmico,fui mal preparado em termos de roupa, que grizo, logo publico as fotos dos registos.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Hoje registei a minima mais alta com 13.6°c, e agora sigo com 17.7°c e 59%HR.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde,

Esta semana têm sido um pouco estranha, quanto a temperaturas mínimas, há dias em que as janelas estão todas embaciadas e há outras em que não se vê nada, o que leva a crer que umas noites têm sido mais frias que outras...

Mínima de 10,2ºC, temperatura actual de 26,2ºC com 34% de humidade, já esteve momentaneamente nos 26,6ºC, Forte com 24,2ºC e Bobadela com 26,3ºC.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas.
Por aqui sigo nos 25.8°c e 39%HR

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Ja atingiu os 28.0°c, agora sigo com 27.2°c e 44%HR.
Desde 2013 o Record para Abril é de 29.5°c registado em 2015, sendo o valor absoluto de Lisboa de 32.2°c.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Termómetros de Lisboa marcam 27°C :calor:

O que nos safa é a brisa fresca e as sombras.

Isto vai ser assim até terça, deve ser das piores ondas de calor de Abril que alguma vez vi. Isto só com uns 10 dias abaixo dos 15°C é que safa a média, mas já está mais que perdida.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bruta inversão hoje de manhã no Pisão.
Saí de casa com 16,6ºC e 50%HR (lestada!)cheguei ao vale do Pisão, no sector mais frio, registei 7,2ºC e 100% HR
Que choque térmico,fui mal preparado em termos de roupa, que grizo, logo publico as fotos dos registos.

Aqui estão os registos, pelas minhas contas a minima terá rondado os 5,5ºC/ 6ºC, enquanto eu no topo do vale tive minima de 14,5ºC!
Não me posso queixar da minha terra, oferece nortada violenta e inversão térmica bem forte. :cool:
Contextualizando cada foto.
16,4ºC: Inicio da Estrada do Pisão em Alcabideche, junto ao viaduto onde passa A16 por cima.
8,5ºC: Na ponte do Pisão, onde costumo tirar a foto da casa com telhado branco em dias de geada.
7,6ºC dentro do vale a caminho da cancela.
7,2ºC Na cancela, o ponto mais frio do vale, e do concelho de Cascais.
@belem não surpreende não é? Frigorífico tramado.
upload img
 
Última edição: