Seguimento Litoral Centro - Abril 2023

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
47iVYGz.gif



Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
Estava a contar só com umas pinguinhas, mas está a chover bem, já vou com 5,6 mm.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia
Por Coimbra vai chovendo com alguma intensidade. O radar engana.

Estava a contar só com umas pinguinhas, mas está a chover bem, já vou com 5,6 mm.

Não é mentira, não, está a chover e a acumular bem na zona de Coimbra, mercê de uma pequena ondulação da frente que acabou por ficar embebida no anticiclone:

y80XtyZ.png


PoJSLHX.gif


De resto, para sul de Alcobaça, embora caia algum chuvisco/chuva fraca ocasional, não há acumulação por enquanto, até às duas da tarde.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois de semanas de tempo estável e anticiclónico, o dia de ontem, 1 de abril, amanheceu com céu muito nublado. Durante a manhã caiu uma trovoada bem grande e que certamente estará a competir com o evento de 21 de julho de 2020 no que toca a eventos memoráveis de trovões e luzes elétricas. :trovao:

O dia também foi bem molhado, acumulando 26,3 mm - mais do que em todo o mês de março passado (20,1 mm) num dia apenas. :rain: A rajada máxima também foi forte, superior a 40 km/h, e as temperaturas geralmente amenas. A máxima foi de 19,4°C mas, no entanto, a temperatura na altura em que entrou a célula de trovoada chegou a baixar até aos 7,1°C e sei de relatos de granizo em certas zonas da região. :surprise:

Entretanto o céu parece que já abriu e estão 15,3°C. Não se espera instabilidade tão cedo assim pois o anticiclone já se instalou e não vai sair daqui pelo menos até à Páscoa... :angry: :facepalm:
 
  • Haha
Reactions: RStorm e StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Praticamente 1 ano depois de ter súbido ao topo da Arrábida, ontem foi dia de subir um dos seus pares, a serra do Risco. O Píncaro está a 380 metros de altitude numa escarpa direta ao mar, algo que é, sem dúvida, único e de tirar o oxigéno.

Dia começou meio nublado, algum sinal de sol nos primeiros kms pela base da montanha até encontrar o trilho da falésia. A partir da tarde começou a ficar praticamente coberto e com ar de chuva a qualquer momento.





Fotos não transmitem a altura real disto ahah. Mar muito calmo em toda a baía.



E as sempre presentes na Arrábida, rosêlha e urzes:





Os trilhos da Arrábida são sempre desafiantes pelo facto da floresta ser quase sempre arbustos. É quase impossível sair-se de lá sem um ou outro arranhão, mesmo com roupa a tapar a pele por completo. O trilho podia estar mais bem sinalizado, muito fácil perder-se do lado nascente onde é tudo mais denso e é quase só túneis de vegetação de um 1-1,5m.