Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Sigo com 26,8°C e o vento está quase nulo. A máxima foi, só, de 28°C. Acho que vivo num local mesmo perfeito porque podem estar 40°C nos arredores, que aqui está quase sempre mais fresco. No inverno não se pode dizer o mesmo porque não se aguenta com o frio. Apesar de a temperatura ter subido na madrugada, a mínima foi de 18,3°C.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Foto da praxe, vale do Marmeleiro, felizmente esta vertente brutal e grande parte do vale escapou ao incendio.
Junto á ponte, na base da vertente da penha dos Marmeleiros ainda corre um fio de água, impressionante aquela nascente, estamos em Agosto, e com a seca que é conhecida. Neste troço da ribeira, água já não corre ha muitos muitos meses.

Pelas fotos da tua reportagem do incêndio vejo que a zona ardida situa-se principalmente no cotovelo do vale quando este vira para sul, mas que também era uma zona muito preciosa.
O leito da ribeira mal se distingue do caminho poeirento. É preciso notar que a secagem total deste curso de água se deve ao fecho da barragem da Mula. Antes de existir a albufeira ou quando era deixada aberta penso que a ribeira não secaria completamente, mas não tenho a certeza. Seria muito interessante conhecer registos ou testemunhos do regime da ribeira antes de existir a barragem. A água dessa nascente corre em que extensão? Deve infiltrar-se ou secar relativamente perto da origem. As ribeiras maiores, Lajes, Barcarena e Jamor, ainda mantêm um pequeno fio de água, embora tenham captações à nascente, não têm represamento como na Mula; Sassoeiros é uma ribeira menor, secou logo em Maio.

:thumbsup: o Abano está mesmo espectacular, apesar de no momento da foto (meio da manhã?) estar uma maré vazia de Lua cheia, 0,54m às 10:32 em Cascais. Mesmo assim tem mais areia, talvez seja este ano que a Grota receba uma recarga, quando isso acontece torna-se um pequeno paraíso bem escondido.

Mar lindo, turquesa, belas fotos!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
De volta à capital, reparei logo no céu esbranquiçado assim que entrei na A1. Grande cenário com a Serra de Montejunto no horizonte e a vertente este à sombra. Na A23 em Constância toda a cobertura vegetal à volta do rio Zêzere está ardida. Agora pergunto o que vai acontecer a essa área...

Temp. Atual: 24,1ºC
Daqui a pouco faço um resumo da semana
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Espero que não se importem que meta aqui os dias de Julho. Ordem: Máxima, Mínima, Rajada Máxima

Dia 26 Julho - Domingo
32,4ºC
17,8ºC
62,8 km/h


Dia 27 Julho - Segunda
30,6ºC
19,5ºC
61,1 km/h


Dia 28 Julho - Terça
29,8ºC
19,1ºC
69,2 km/h


Dia 29 Julho - Quarta
30,6ºC
20,4ºC
69,2 km/h
(outra vez)

Dia 30 Julho - Quinta
29,9ºC
22,1ºC
37 km/h


Dia 31 Julho - Sexta
28,3ºC
19,7ºC
59,5 km/h


Dia 01 Agosto - Sábado

31,3ºC
18,3ºC
49,9 km/h


Dia 02 Agosto - Hoje
32,1ºC
17,3ºC
46,7 km/h
(e continua a intensificar-se)

Dias 26, 27, 28 e 29 foram bem ventosos com a Nortada. Dia 30 dia pouco ventoso e com uma mínima recorde de 22,1ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
dias de Julho. Ordem: Máxima, Mínima, Rajada Máxima

Interessante observar a evolução e a correlação dos três parâmetros, nomeadamente as maiores amplitudes térmicas no ínicio e no fim do período, as menores correspondendo logicamente ao período intermédio da passagem do vale depressionário e ao aumento da nebulosidade. O vento mais forte nos dias que antecederam a chegada dessa perturbação, pelo deslocamento forçado da crista anticiclónica.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui o interior das casas parece um autentico forno, mesmo com as janelas abertas, mas como nao á vento, sente-se mesmo muito calor, ainda estao cerca de 28ºC
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pelas fotos da tua reportagem do incêndio vejo que a zona ardida situa-se principalmente no cotovelo do vale quando este vira para sul, mas que também era uma zona muito preciosa.
O leito da ribeira mal se distingue do caminho poeirento. É preciso notar que a secagem total deste curso de água se deve ao fecho da barragem da Mula. Antes de existir a albufeira ou quando era deixada aberta penso que a ribeira não secaria completamente, mas não tenho a certeza. Seria muito interessante conhecer registos ou testemunhos do regime da ribeira antes de existir a barragem. A água dessa nascente corre em que extensão? Deve infiltrar-se ou secar relativamente perto da origem. As ribeiras maiores, Lajes, Barcarena e Jamor, ainda mantêm um pequeno fio de água, embora tenham captações à nascente, não têm represamento como na Mula; Sassoeiros é uma ribeira menor, secou logo em Maio.

:thumbsup: o Abano está mesmo espectacular, apesar de no momento da foto (meio da manhã?) estar uma maré vazia de Lua cheia, 0,54m às 10:32 em Cascais. Mesmo assim tem mais areia, talvez seja este ano que a Grota receba uma recarga, quando isso acontece torna-se um pequeno paraíso bem escondido.

Mar lindo, turquesa, belas fotos!

Boas StormRic,

Caso não houvesse a barragem acredito que a ribeira tinha água, dado que o rio da mula não seca, alias o proprietario do terreno do pisão onde faço registos.relatou-me uma vez em conversa, que quando era criança, banhava-se no verão mais os irmãos na ribeira, portanto isso já é uma informação interessante. O ano de conclusão da barragem foi em 1969.
A nascente localiza-se naquele quadrado,o dito fio de água segue para sul, a extensão deve ser algures entre aquele ponto e a zona do Cobre/Alvide, entre esses dois pontos a linha de água passa por varias quintas e terrenos agrícolas, a água é certamente aproveitada para esses fins.
7EC94Gb.jpg

Posso tambem adiantar que por baixo do viaduto da A5 , existe uma mina de água,que por sinal tem bastante água o ano inteiro e está aproveitada para fins agricolas nos terrenos no fundo de vale.
______________________

Belo dia ontem (Domingo), não esperava uma maxima a ultrapassar os 26,0ºC, registei 28,3ºC.
Neste momento sigo com 18,8ºC
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Fábrica a meio gás? :lol:

Temos que arranjar maneira de pôr lá uma estação outra vez. A Peninha já teve uma no telhado, mas... voou, claro, tem que ser uma daquelas especiais para furacões. :hehe:

Que pacífica a vista, e com essa "brisa" até se estava bem, piquenique claro, não fosse o detalhe dos 12,5ºC de windchill! :p
Só faltou a Lua... :unsure:

Aquela segunda vista foi muito bem apanhada, gosto imenso quando uma foto me faz logo pensar onde é que é isto, onde é que é isto? :w00t:

Muito bonita a composição do Guincho a partir das lajes do hotel. Quase seco o capacete, apesar de se notar certa humidade no ar, especialmente na vista da Peninha.

Por acaso reparei numas antenas possivelmente de UHF multidireccionais,
novamente este registo de vento foi na traseira do edifício, já vi que é bem "acelerado" tenho de bater o meu record dos quase 106 km/h :w00t:,

onde é ? é no Raso claro, e tem de ser na maré baixa, mas tenho de fotografar com a DSLR para ficar mais de jeito,

quando estive na Peninha ainda surgiu um rápido nevoeiro ( fotografei claro, hehehe ) de notar que havia agua nas covas das rochas, não sei se choveu recentemente.

Ainda bem que aderiste ao não cumprimento destas promessas! :thumbsup::lol:

Vamos, ver, vamos ver, mas vai ser cumprida a 2/3 :lol:, dos três forums de todo terreno que participo/ava, dois deles só falta passar a certidão de óbito ( parados ) e um outro onde ainda participava, fechei a "loja" tal era o feedback que tinha e aqui ..... pois,
é que isto é muito trabalhoso para o retorno que se tem, eu nas voltas que faço são sempre a tarde/fim do dia e chego sempre tarde, fazer todo o trabalho inerente até colocar os post´s vai muito tempo, para quem chega cansado, e na minha opinião não faz sentido colocar o post um ou dois dias depois.

-----------------------///----------------------

E para completar o post, da voltinha desta vez a pé no trajecto do costume, temperatura quase constante desde as 19:00 h até as 21:40 h nuns possiveis 24º - 25º, algum vento a reduzir ao chegar ao carro, em Carcavelos um pouco mais forte e ligeiramente mais fresco,
destaco apenas :D estas duas, porque o resto é igual a voltas anteriores, o "anemómetro e cata vento" de Paço de Arcos,

20239466795_eba81a6688_o.jpg
20213207496_63033f9ac3_o.jpg


portanto, um bom indicador do estado do vento, no regresso já caía mais na vertical.