Seguimento Litoral Centro - Agosto 2017

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Segundo a previsão, espero nortada bem forte em certos dias, principalmente Amanhã e para dia 8.
O Arpege ja modela para dia 8 rajadas de 85 km/h para cá, o que equivale a 100 km/h nos sitios mais ventosos do concelho, uns com tareia de calor, outros com tareia de vento. :cool:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Mínima de 15ºC por aqui outra vez, já ando a desconfiar se o Auriol não está a trollar-me... apesar desta zona ser sempre fresca.

Máxima de 33ºC na Amadora, na ilha de calor da capital facilmente chegou aos 35ºC em alguns locais sem vento.

Aqui fica um exemplo comum em Lisboa, quem costuma passar na Praça do Império frequentemente no Verão sabe que não se escapa de uma molha (nortada) :D



Com o calor que está acho que todos agradecem este chuveiro público :p
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Grande surpresa, vendaval por Alcabideche. No último post encontrava m em Cascais e por lá não estava nada do outro mundo.
Sigo então com forte nortada e 19,9 graus. Capacete gigante na serra, saindo alguns restos do capacete a grande velocidade em direção a sul. Sinais de trânsito , árvores e poste de iluminação do costume, tudo a balouçar com força.Rajadas certamente nos 70/75 km/h na boinha mesmo.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Chuvisco na Barosa.
T actual nos 21.7 graus c
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Neste momento caiem pingos minúsculos arrastados pela velocidade brutal do vento. A humidade do capacete da serra chegou até cá, tenho já os parapeitos da janela e vidros molhados, microclima incrível.
19,1 graus
Forte nortada
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Mais impressionante ainda, é o facto de eu conseguir ver o mega capacete aqui da Cova da Piedade.
Seguimos, com uma noite mista, quando o vento pára instala-se uma caloraça, quando a nortada sopra é um grande alívio! 23,0ºC actuais e máxima de 34,6ºC :calor:.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
yOQE4Xi.jpg
[/IMG] Bom dia, boa noite...

Por Peniche estamos assim há horas!!! Talvez desde a hora de jantar!

Cheguei há pouco da urgência... gripalhada da molha da noite passada e da anterior... há vários dias que seguimos com nevoeiro cerrado durante a noite e manhã. Desde ontem piorou e esta noite engrossou ao ponto de fazer poças na rua.

Quem precisar de fresquinho venha pra cá! É semana da festa da cidade e tudo! Hehe...

Então... registoàs 4 da manhã, no centro de Peniche

yOQE4Xi.jpg



Enviado do meu G620S-L01 através de Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem a estação de referencia registou os seguintes valores de vento.
Velocidade máxima de vento: 40 km/h
Rajada máxima: 74 km/h
Venham outras rondas de vendaval, não há como fugir.
Este final de tarde pode muito bem bater os dois valores acima.

Entretanto já começaram as festas da Malveira da Serra, aquelas festividades com nortada violenta e tudo encasacado são imagem de marca, faço ideia logo por lá.

Desde o verão passado que o IPMA já emite avisos amarelos devido a nortada no verão, foi um bom passo, ainda assim há que limar as arestas nos valores previstos das rajadas...
As rajadas nas "terras altas" cota 150-200 mts aqui do concelho,relativamente perto da faixa costeira, apresentam ventos muito mais violentos, falo em rajadas.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde,

É sempre a somar, 20,6 graus de mínima e actuais 24,4. Nortada a soprar moderada a forte por aqui.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Boas

Mais uma mínima tropical 21,1ºC

Agora céu limpo como todo o dia alias, estão 28,2ºC bem menos que ontem graças a deus e vento fraco, ainda não passou os 37km/h
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vento a 47 km/h.
Rajada de 76 km/h.
Já bati os valores de ontem. lol

Vamos la ver se até 8/9 de Agosto,chego aos 90 km/h na estação de referência.
Actual rajada máxima está nos 87 km/h, dia 24 de Julho.