Seguimento Litoral Centro - Agosto 2017



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,177
Local
Setúbal
Grandes registos aqui partilhados, excelente acompanhamento como sempre.
Na minha zona, concelho de Cascais, ficou praticamente de fora da convecção, o habitual portanto, já os concelhos vizinhos levaram um bom massacre.
Basicamente só ouvi alguns roncos, eram umas 15 horas talvez.
@miguel podemos competir, acho que ganho em termos de ausência de trovoada, este escudo é fortissimo! :D

Em Outubro faz 1 Ano a ultima que tive mesmo aqui em cima, queres mesmo competir? :p
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

A trovoada ontem foi bem generosa aqui para os lados da Capital, na Margem Sul o AA (Anticiclone de Almada), mostrou que continua a ser um escudo eficaz contra as trovoadas. O sistema anti missil Norte Americano é uma brincadeira comparado com aquilo :D .
A manhã acordou chuvosa e assim se vai mantendo com uma quase total ausência de vento, já tinha saudades destes dias cinzentos.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Já consigo ver algumas torres por detrás desta palha toda, vamos ver se o dia vai ser generoso por Entrecampos como ontem.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Olá,
Ontem aqui na Ericeira um dia de praia bem simpático. De frente para o horizonte, a Oeste, boas abertas, pouco vento e água do mar a excelente temperatura (já mereciamos) e uma ondinha "just for the fun". Virados para terra, a Este, céu antracite e de quando em vez raiado de luminosos relâmpagos. Zero chuva na praia com direito a esplêndido pôr-do-sol com a praia vazia :)
Hoje está totalmente encoberto e deve estar a chover pois tenho terraço, mesa e cadeiras tudo molhado e não me parece ser só humidade. Mas isto das férias é uma canseira e portanto não consigo arrastar-me lá fora para confirmar :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Tyna

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom dia!

Nesta manhã animação tem passado ao lado de Leiria, assim sendo o céu tem variado entre períodos de muito nublado e algumas abertas de Sol e apenas alguns pingos dispersos que se traduziram em 0mm acumulados.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e WHORTAS

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Deixo aqui o conteúdo de ontem (tudo com o telemóvel).


Primeiro este trovão que fez os vidros tremer, a descarga parece ser em Monte Abraão mas pelo tempo que se demora a ouvir o som acho que é no Tejo: (primeira vez que apanho um raio em foto/vídeo :D) Os primeiros segundos são em slow motion. O trovão dura cerca de 20 segundos!



Fotos por ordem cronológica:

15h00 - Sul

E288Iad.jpg


15h08 - Norte

5UMmNIp.jpg


15h30 - Norte

nvtVEJM.jpg


Aqui um cenário comum, depois de uma valente chuvada a ponte da CREL a despejar tudo no vale do Jamor:

ZTK91Bi.jpg


Já de noite, a chuva durante o dia ativou o aquífero debaixo do parque. Esta pequena nascente é um resultado da impermeabilização da vertente oeste da serra da Silveira, sem quase cobertura vegetal para absorver, vai tudo montanha abaixo e a água aparece no ponto mais baixo da urbanização. Normalmente o seu destino seria a ribeira de Belas, mas com esta encanada o único destino deste riacho é a inundação e entupimento de sarjetas :hmm:

vzLQagA.jpg


E com isto estão feitos 26,1 mm só ontem, um dos dias mais chuvosos do ano e mais de 400% do normal mensal :eek:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Choveu bem de manhã, ainda que por muito pouco tempo.
Rendeu 0,4 mm.

Neste momento 20,3ºC e nebulosidade baixa.
____

O sol deve regressar assim como o vento, mas nada de especial.
A epoca da nortada está a finalizar, se o inicio é variavel Maio/Junho, o fim é mais vincado, quase sempre inícios de setembro.
Infelizmente a estação de referência ficou offiline no pico da nortada deste verão, no dia 8 de Agosto, não percebi bem o que se passou com a estação, não sei se foi algum estrago, manutenção, ou ausência dos moradores.
Até ao inicio da tarde de dia 8 de Agostor,rendeu rajada máxima anual de 87 km/h, embora a 2 kms a norte, na minha casa deve ter ido aos 95 kmh/100 km/h, não tenho duvidas disso.
No outro dia reparei que no telhado predio a frente do meu, está uma antena dobrada, foi certamente a nortada de 8,9,10 de Agosto, foi demoníaca.

Espero bem que a estação não desapareça, pois assim voltamos a ter esta zona sem cobertura de vento, o que seria muito mau.
Está visto que tenho mesmo forçar a instalação da estação do meu telhado.