Seguimento Litoral Centro - Agosto 2017

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui o dia de hoje acordou muito nublado, e a Serra D'Aire e Candeeiros estava com um enorme capacete, até parecia que a chuva estava por perto, mas afinal era só falso alarme.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Atualizando o valor da rajada máxima do dia: 80,5 km/h

Nova actualização...rajada máxima de 85 km/h.
Os bombeiros tiveram outra ocorrência.
  • Dano/queda de fornecimento de rede elétrica (Alvide, Alcabideche)


Mais um dia com rajadas de 100 km/h 110km/h no concelho. Máquina de vento incrível. Isto sim é vento, no inverno faz cócegas. :lol:
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas noites,

Nortada de meter respeito por aqui, nem no passado Outono/Inverno tive rajadas deste calibre.

Hoje fui até à Caparica mas era impossível lá estar com tanto vento, era literalmente comer bolos de areia.

Aproveito para deixar umas fotos do miradouro dos Capuchos.



696972f798a9106530ddb88b5bcf9d81.jpg
f7ca725dec074fe2aac155a7180eef9c.jpg
41ba1f180231b60f497c068250bec9f9.jpg


Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Neste momento nortada apenas moderada, um pequeno descanso!
Serra limpa, pois está vento de leste.
Segunda,Terça e Quarta regressa a tareia de vento.

Olhando para os valores de rajada máxima entre Cabo Raso(IPMA -cota 8 mts) vs Pai do Vento, Alcabideche (Estação Amadora de referência-cota 78 mts), ambas estações instaladas no concelho de Cascais. Não é novidade, o padrão é este, o interior do concelho tem ventos muito violentos.
  • 1 de Agosto: Cabo Raso (28 km/h) Pai do Vento (35 km/h)
  • 2 de Agosto: Cabo Raso (46,8 km/h) Pai do Vento (56 km/h)
  • 3 de Agosto: Cabo Raso (45,7 km/h) Pai do Vento (50 km/h)
  • 4 de Agosto: Cabo Raso (58,3 km/h) Pai do Vento (72,4 km/h)
  • 5 de Agosto: Cabo Raso (64,4 km/h) Pai do Vento (85,0 km/h)
Claro que este parametro (rajada máxima) pode ser pouco para uma analise, mas tendo em conta que IPMA baseia-se nas rajadas no aviso que emite é na mesma interessante comparar. Em muitas localidades, como Alcabideche(120mts), Alcoitão (130Mts), Cabreiro (100 mts), Murches(110 mts), Zambujeiro(125 mts), Janes(140mts),Malveira da Serra (140-200mts), Figueira do Guincho (180mts), os valores vão ser bem mais superiores que os registados pela estação do Pai do vento, principalmente as ultimas 3 localidades.
Como vivo cá é mais facil ir conhecendo o padrão do vento ao pormenor, podia não conhecer, mas tenho me interessado por esta temática.
Isto para dizer se o IPMA tivesse outra estação instalada numa das localidades apontada acima, talvez percebesse melhor o que se passa por cá todos os verões, pois os dados de rajada apontados na estação do Cabo Raso são muito curtos, e não representam uma boa parte do concelho.

Desculpem o longo post. lol
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Extremos térmicos: 16,7ºC / 23,9ºC

Esta manhã subi à Peninha, e ainda apanhei vento bem forte, curiosamente estava muito mais vento a uma cota abaixo, no cabeço do Vento, cota 360 mts.
A dinamica daquele vento é por vezes um quebra-cabeças. :wacko:
Fiquei perplexo com o tamanho das poças de água próximo do parque de estacionamento da Peninha, incrível como a precipitação oculta por lá tem acumulado bem.
Cheguei a casa com alguma lama na bike, surreal.
Segundo consta, vão abrir o covento da Peninha ao público, é bom que as pessoas sejam avisadas do clima extremo daquele local, pois embora existam locais como Castelo dos Mouros e Palacio da Pena, a Peninha é incomparavelmente mais extremo, pelo menos tem muito mais nevoeiro e vento.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Segundo consta, vão abrir o covento da Peninha ao público, é bom que as pessoas sejam avisadas do clima extremo daquele local, pois embora existam locais como Castelo dos Mouros e Palacio da Pena, a Peninha é incomparavelmente mais extremo, pelo menos tem muito mais nevoeiro e vento.
Agora lembrei-me do que fiz o ano passado com uns familiares meus. :huhlmao: Nunca mais tento subir a serra desde Sintra ao Palácio da Pena num final de tarde, e a nossa grande sorte foi ter sido na onda de calor que também afetou o litoral em setembro, sempre apanhamos melhor tempo do que talvez num dia de nortada, mas mal o sol se pôs, começou a a arrefecer tão depressa e a ficar nevoeiro que até fiquei com medo de nos perdermos, a sorte é que apareceu o autocarro. É o que dá ir para locais desconhecidos pela primeira vez, sem tempo para nos aventurar e sem saber o clima daquela zona. Meia dúzia de alentejanos habituados só ao calor no verão, dá nisto. :lol: Nesse dia, sai de Sintra com 18ºC e cheguei a Lisboa com 30ºC ao anoitecer, nunca mais me vou esquecer. :D
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Agora lembrei-me do que fiz o ano passado com uns familiares meus. :huhlmao: Nunca mais tento subir a serra desde Sintra ao Palácio da Pena num final de tarde, e a nossa grande sorte foi ter sido na onda de calor que também afetou o litoral em setembro, sempre apanhamos melhor tempo do que talvez num dia de nortada, mas mal o sol se pôs, começou a a arrefecer tão depressa e a ficar nevoeiro que até fiquei com medo de nos perdermos, a sorte é que apareceu o autocarro. É o que dá ir para locais desconhecidos pela primeira vez, sem tempo para nos aventurar e sem saber o clima daquela zona. Meia dúzia de alentejanos habituados só ao calor no verão, dá nisto. :lol: Nesse dia, sai de Sintra com 18ºC e cheguei a Lisboa com 30ºC ao anoitecer, nunca mais me vou esquecer. :D

Sim apesar de ser uma serra de pequenas dimensões, tem um micro-clima rico, facilmente ocorrem mudanças bruscas nomeadamente o aparecimento do nevoeiro,chuvisco e aceleração do vento. :thumbsup:
Já agora ficam duas fotos de hoje de manhã cedo próximo da Peninha.
Cota 420 mts.
15,0ºC




 
Última edição:

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Boa noite

Saí de Coimbra às 14h com 32ºC e chego à Cova Gala, na Figueira da Foz, por volta das 14h30, com o termómetro a marcar 20ºC. No alto da ponte Edgar Cardoso o sensor ainda marcava 28ºC, mas à medida que ia descendo em direcção à Cova, a temperatura baixou 8ºC.
Tarde com nortada em força.
 

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Finalmente ontem consegui ter um dia de praia aqui no oeste. Estava-se muito bem na Foz do Arelho, com uma temperatura muito agradável. No sábado de manha entre as 7h-10h apanhei muita murrinha na estrada, mas era tanta que havia poças de agua por todo o lado.
Agora nas caldas sigo com 19ºC e ceu nublado para variar
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bons dias,

Mínima de 18,0ºC e humidade relativa perto dos 90% sendo que, tive usar os limpa pára-brisas para retirar a humidade do vidro.
A Serra de Sintra seguia com um capacete imponente, nos últimos tempos devem-se estar a registar valores razoáveis de precipitação oculta por lá.