Seguimento Litoral Centro - Agosto 2024

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
1722538159823.png

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Hoje está um dia maravilha para mim temperatura não chegou aos +30°C, e está algum vento fraco, para mim está um dia agradável de verão. ;)

Porque o festival de descargas eléctricas da noite/madrugada de 28 para 29 do mês anterior foi algo incomum para Julho aqui pelos arredores de Lisboa (e não só), fica aqui um registo de telemóvel em condições difíceis de visibilidade e de segurança do dispositivo (à janela com chuva de lama) durante períodos estendendo-se por pouco mais de uma hora, na Póvoa de Santa Iria nas direcções ENE, WSW e WNW. Mais de uma centena de relâmpagos/raios, numa amostra condensada de 99 segmentos de vídeo, de um total de DEA's que deve ter superado as duas centenas.

Recolha de imagem de Cristina Bastos

Última edição:
Boa madrugada,
Entrou agosto e o disco continua o mesmo. Céu limpo durante o dia, temperaturas quentes (o normal para esta altura do ano), alguma nortada durante a tarde e noites relativamente amenas (ainda que não são tropicais na sua maioria). Hoje por acaso está a ser tropical, com uma temperatura atual de ainda 20,6ºC, com vento fraco a moderado de nordeste. :unsure:

Bom dia,
Por Lisboa o dia de hoje começa com nortada e algumas nuvens baixas que neste persistem no horizonte para oeste. Grande contraste em relação ao interior que se encontra em aviso amarelo devido ao calor.

Só para se ter uma ideia, ontem Arronches chegou quase aos 38ºC. Lisboa hoje não deve passar dos 29ºC, os típicos contrastes! :D

Bom dia,

A manhã tem estado fresca e encoberta aqui na zona de Mafra, mas o Sol parece estar agora a querer aparecer. No caminho para cá ainda apanhei algum chuvisco. Para mim que não gosto de calores extremos e vou ter que trabalhar o Verão todo pode continuar assim. :D

Boa noite,

Dia típico de Verão com céu limpo, algum calor, mas nortada fez-se sentir, sobretudo para o final da tarde e assim se tem mantido noite adentro, mas nada de muito intenso, o normal para estas bandas, rajada máxima 33,2 km/h. Isto não é o Pai do Vento, ou coisa que o valha. :lol:

Extremos do dia:

Máx: 31.1ºC / Mín: 20.3ºC (mínima tropical)

Deixo três fotografias que tirei na direcção da Serra de Sintra, a partir do Barreiro. Lamento, mas tive que fazer edição nas fotografias, colocar zoom, e por essa razão perderam alguma qualidade.

17:09 - alguns fractus

020240806-170949.jpg

17:14 - um ligeiro aumento

020240806-171453.jpg

18:10 (pouco menos de 1h) - "capacete" completamente formado :D

020240806-181058.jpg

Sigo com 21.9ºC, vento fraco a moderado de Norte.

Veremos se haverá mínima tropical ou se fica pelo limiar. A temperatura tem se mantido estável, na casa dos 22ºC, desde as 23h.

Última edição:
Bom dia,

A mínima acabou por ser tropical, 20.1ºC.

Algum calor por esta hora, sigo com 26.3ºC, vento fraco a moderado de NE.

Nos próximos dias estarei de férias pelos Algarves e como tal a minha actividade no fórum será nula. Vou me "desligar" do mundo. :cool:
:D

Bom dia!

Início de manhã com nevoeiro nos pontos altos aqui na zona de Mafra, nevoeiro esse que está agora a dissipar. Os calores previstos para o Interior não têm querido nada com a faixa costeira Oeste.