Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2016



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje foi mais um dia igual a tanto outros, durante este mês, que está quase a chegar ao fim.
Sigo já com 9.3ºC

Já vi que o GFS voltou a "brilhar" já com previsão de chuva a partir de segunda, dia 2, e que pode ser uma semana bem regada.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 tens ai uma bike á maneira ;), realmente é uma inversão notável, aqui em Almada o micro clima criado pelo lago do Parque da Paz faz com que por vezes na zona alta da cidade a temperatura ande a volta dos 14ºC e na Cova da Piedade bem mais abaixo chegue a ter 4ºC ou 5ºC. Se hoje tiver tempo e o vento não pregar partidas levo o termómetro digital da Auriol até lá e reporto a mínima.

Pois e o interessante é que são inversões onde os desníveis são modestos, no caso do vale das fotos são apenas 60 metros, embora extremamente encaixado ao ponto de não receber sol na base da vertente norte, logo aí facilita e muito a formação de geada.
Em relação à bike, obrigado.
Fica uma foto da dita cuja ontem com alguma geada.

hosting images
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas!
Por Carnaxide a máxima foi de 15,3°C e a mínima de 9,0°C.
Hoje, por Sintra, para não variar, a humidade é que dominava aqueles ares e terras. Todos os trilhos tinham poças e as pedras estavam molhadas. Sabe sempre bem abstrairmo-nos um bocado do ambiente pesado da cidade. :D
Aqui ficam algumas fotos:
TFYr0lg.jpg

W0I1iFY.jpg

hF2XbgQ.jpg

@jonas_87 não sei se conheces o museu Anjos Teixeira, mas o vale em que está inserido é propício a inversão forte. Vi geada ao final do dia nas zonas ao pé do curso de água que por ali passava. Estranhei imenso a diferença de temperaturas entre esse local e a vila de Sintra, por exemplo.
Amanhã publico mais fotos (se tiver tempo e se me apetecer :p), com mais detalhes desta caminhada. :thumbsup:

Boas fotos. Não conheço esse museu, tenho que pesquisar para ver o local exacto.
Acho estranho teres visto geada por lá ao final do dia.:intrigante:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.


Um vale bem encaixado, onde o gelo deve permanecer na estrada até bem tarde.


Boas,

Como tinha dito aqui ha uns tempos e afirmo, a protecção civil de Ourem é um exemplo nacional !
Sempre pro-activos nas acções de prevenção de riscos para as populações, claro que todas deviam funcionar assim, mas infelizmente não acontece isso.
No meu trabalho operamos no concelho de Ourem, essa estrada é de longe o ponto negro em termos de sinistralidade do municipio.
No outono Inverno de 2014/2015 houve varios despistes devido ao gelo formada nessa estrada, na altura a estação de Seiça teve registos de minimas de -5ºC e -6ºC.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas fotos. Não conheço esse museu, tenho que pesquisar para ver o local exacto.
Acho estranho teres visto geada por lá ao final do dia.:intrigante:
É simples o caminho, é bastante perto da vila. Identifiquei o vale com as setas azuis:
QDiDCmj.jpg

Foi aqui que supostamente vi geada, perto de uma mini-cascata:
CT4wpYI.jpg

Havia bocados de relva e folhas que estavam brancas, mas como estava com pressa não consegui tocar para ver se era mesmo geada. A falta de iluminação também não ajudou. Brevemente volto lá e não me esquecerei de levar o sensor. :hehe:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia, mínima de 8,7ºC, exactamente igual á de ontem.
Perspectiva-se mais um dia monótono porém muito agradável, Entrecampos segue com céu limpo e vento fraco.
A partir do fim da tarde de hoje estarei a reportar a partir da cidade Invicta até Domingo! :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)