Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ao longo das últimas horas têm sido vários os aguaceiros a descarregar bem por aqui. Sigo com 3,6 mm acumulados - nada mau para um dia em que os modelos apenas previam uns 0,5 ou 1 mm! :palmas:

A partir de amanhã é que deverá começar a festa - a Karim, esta sim verdadeiramente nomeada, parece que irá mudar o padrão que tivemos na semana passada e trazer a preciosa chuvinha que o Sul tanto precisa! :rain:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Local
Porto, Campo Alegre (50m)
Bom, acabei de regressar do meu curto passeio noturno e presenciei uma coisa tão inesperada e incrível que tenho de partilhar convosco :D

A dada altura estava em frente ao Almansor, no limite urbano poente de Samora, o que significa que para lá do rio é escuro como breu, só se vendo as luzes da margem direita do Tejo ao longe.

Sob um céu bastante carregado, e com silêncio absoluto — não havia ninguém na rua —, começou a ouvir-se um "trovejar" distante, que foi aumentando constantemente, ao ponto de começar a pensar que se aproximava um sismo bem forte tal o barulho! Confesso que comecei a panicar em antecipação ao abanão em aproximação... :D

De repente vi que algo que movia a grande velocidade na margem oposta do rio; uma manada composta maioritariamente por cavalos brancos em debandada! Uma coisa completamente surreal e até fantasmagórica... não estava nada à espera de presenciar algo assim há uma hora e picos atrás :w00t::D

E pronto, continua sem chover, e está uma temperatura perfeita para passeios noturnos: 15,6 ºC ainda e muita humidade: 91%.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom, acabei de regressar do meu curto passeio noturno e presenciei uma coisa tão inesperada e incrível que tenho de partilhar convosco :D

A dada altura estava em frente ao Almansor, no limite urbano poente de Samora, o que significa que para lá do rio é escuro como breu, só se vendo as luzes da margem direita do Tejo ao longe.

Sob um céu bastante carregado, e com silêncio absoluto — não havia ninguém na rua —, começou a ouvir-se um "trovejar" distante, que foi aumentando constantemente, ao ponto de começar a pensar que se aproximava um sismo bem forte tal o barulho! Confesso que comecei a panicar em antecipação ao abanão em aproximação... :D

De repente vi que algo que movia a grande velocidade na margem oposta do rio; uma manada composta maioritariamente por cavalos brancos em debandada! Uma coisa completamente surreal e até fantasmagórica... não estava nada à espera de presenciar algo assim há uma hora e picos atrás :w00t::D

:surprise: Fantástico! E o que teria feito a manada entrar em debandada? Pena não ter sido de dia, teríamos certamente fotos belíssimas daquelas a que nos habituaste! Obrigado pelo relato de partilha, deu "rédeas" à imaginação! :thumbsup:

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Parece que está fechado por hoje, uns inesperados 18.59 mm!
É isto, a sua imprevisibilidade que confere beleza à Meteorologia.

Extremos: 18.9ºC / 13.1ºC

A temperatura mantém-se estável, 14.7ºC.
Vento fraco do quadrante sul.

Mamede

Cirrus
Registo
4 Fev 2009
Local
Lisboa

E pronto, continua sem chover, e está uma temperatura perfeita para passeios noturnos: 15,6 ºC ainda e muita humidade: 91%.
Linda prosa quase poesia que me fez sonhar neste tempo de pandemia e reclusão! Obrigada!

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Local
:surprise: Fantástico! E o que teria feito a manada entrar em debandada? Pena não ter sido de dia, teríamos certamente fotos belíssimas daquelas a que nos habituaste! Obrigado pelo relato de partilha, deu "rédeas" à imaginação! :thumbsup:
Ainda estou a pensar se aquilo não foi tudo um sonho...aqueles cavalos brancos todos :lol: Que coisa mais surreal... não consigo sequer imaginar o que possa ter despoletado a debandada. Nem nunca tinha visto cavalos naquele sítio.

Entretanto, voltou a chover, um curtíssimo aguaceiro. A frente continua estacionária ao longo, principalmente, da margem esquerda do Tejo.
IUpx0CK.png

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Local
Linda prosa quase poesia que me fez sonhar neste tempo de pandemia e reclusão! Obrigada!
De nada! Foi um prazer partilhar a experiência; deixou-me mesmo bem disposto e com um grande sorriso nos lábios, coisa que nestes tempos conturbados não tem acontecido muitas vezes :)

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
De nada! Foi um prazer partilhar a experiência; deixou-me mesmo bem disposto e com um grande sorriso nos lábios, coisa que nestes tempos conturbados não tem acontecido muitas vezes :)

Mas na rua, sem vivalma, sob o breu da noite, com aquele som de fundo, semelhante a um trovão, a aproximar-se, assusta um bocado.
Nem um "goosebumps" ao início? :D Olha só de ler essa descrição fiquei um pouco... :lmao:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Local
Mas na rua, sem vivalma, sob o breu da noite, com aquele som de fundo, semelhante a um trovão, a aproximar-se, assusta um bocado.
Nem um "goosebumps" ao início? :D Olha só de ler essa descrição fiquei um pouco... :lmao:
O sorriso nos lábios só veio depois de perceber o que estava a causar o barulho :D O que estava a sentir antes disso não dá para partilhar aqui... :D
---------------------------
E volta a chover, com muita vontade agora :rain:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Local
Estás exactamente na área pior servida pelos radares disponíveis: a mais afastada equidistante de ambos e zona baixa.

nYJYb60.jpg

Aquela frente vai espremer-se até à última gota...
Estamos... :D
E cai tudo a sul de Vila Franca e a norte/poente de Coruche, num "buraco negro" sem quaisquer estações meteorológicas fiáveis em registos de precipitação :( Continua a chover bem.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
12,6ºC às 21h40 acabou por "destronar" a mínima da madrugada anterior, para o dia 18.

Hoje, 19, um aguaceiro fraco, restos da frente, pouco depois da meia-noite, inaugurou o acumulado do dia: 0,5 mm.
E a temperatura recuperou, esteve 13,9ºC, massa de ar húmida e relativamente quente começa a ser "bombeada" à frente da frente fria que aí vem.

84% estáveis

Vento Sul estável, a aumentar depois de ter passado por um período de fraco entre as 20h e a meia-noite.
Entre 15 e 20 Km/h, rajadas até 34 Km/h.

Pressão com ligeira tendência descendente.

FdnepdV.jpg

Ficam aqui os registos de anteontem, dia 17:

Mínimas que chegaram aos 9ºC
hI0CiUM.jpg

Máximas aos 21ºC
1pu0sla.jpg

Acumulados com algum significado só para norte de Coimbra:
g6ff1MX.jpg

Estado
Fechado para novas mensagens.